As Canções que Você Dançou para Mim

Focus Cia. de Dança por meio do patrocínio da Estácio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, A Focus Cia. de Dança por meio do patrocínio da Estácio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz uma temporada comemorativa de 10 anos do espetáculo “AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM”, no teatro Firjan Sesi Centro, de 27 a 30 de janeiro, somente 4 apresentações (quinta e sexta às 19h e sábado e domingo às 18h). Para essa edição comemorativa desse emocionante espetáculo, a companhia traz algumas novidades, como cenas inéditas que o público poderá escolher através das redes sociais da Focus.

Sucesso de público, a montagem está há dez anos em cartaz e foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal carioca O Globo, e de 2012, na opinião dos críticos da Folha de São Paulo. Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral.

As canções que você dançou pra mim 

Iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia “As canções que você dançou pra mim”.  Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar um espetáculo que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu em brincadeiras do próprio elenco. Durante as viagens da companhia era comum ouvir os bailarinos cantando as músicas do rei, interrompendo um ao outro a partir de uma palavra comum nas letras”, lembra Neoral.  Da mesma forma, em cena, “uma canção puxa a que vem sem sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa o diretor e coreógrafo, Alex Neoral.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1980, compõem “As canções que você dançou pra mim”. Para Alex, o desafio é duplo: além de mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, foi preciso colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.

“O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.  O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. 

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou pra mim” traz figurinos em tons de azul, aludindo aos modelos e cortes da época retratada, com toques contemporâneos.  

Sobre a Companhia    

Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2021, estreou o espetáculo VINTE e to seu primeiro infantil BICHOS DANÇANTES. Em 2020 lançou CORAÇÕES EM ESPERA, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo STILL REICH e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailaria Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Com o espetáculo As canções que você dançou pra mim, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Ficha Técnica

Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral

Direção de Produção: Tatiana Garcias

Produção Executiva: Gisele Ribeiro

Iluminação: Binho Schaefer

Técnico de Iluminação: Anderson Ratto

Direção de Palco: Thiago Merij

Ambientação Cênica:  Marcio Jahú

Visagismo e Figurinos: André Vital

Confecção de Figurinos: Jacira Garcias

Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Clipping: Supernova

Fotos:  Fernanda Bulgarelli e Manu Tasca

Programação Visual: Barbara Lana

Elenco: Carolina de Sá, Cosme Gregory, Isaias Estevam, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni e Vitor Hamamoto

Serviço

AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM

Local: Teatro Firjan SESI Centro (Avenida Graça Aranha, 1 – Centro)

Telefone: 2563-4163 / 2563-4168

Horário: quinta e sexta, às 19h | sábado e domingos, às 18h

Ingressos: R$40,00 (inteira) | R$20,00 (meia)

Capacidade: 338 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação: LIVRE

Bilheteria: segunda a sexta, das 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados, duas horas antes

Vendas online: www.sympla.com.br

Temporada: 13 de julho a 16 de janeiro de 2022