Websérie “Rádio Acordar o Tempo”

A websérie musical Rádio Acordar o Tempo, estrelada pela atriz e cantora Luísa Vianna, estreia dia 12 de junho no canal do Sesc Rio no Youtubee segue disponível gratuitamente até o dia 12 de setembroCom criação, direção e roteiro dos poetas cariocas Caio Riscado e Maria Isabel Iorio, a websérie de cinco episódios acompanha as transmissões do programa Rádio Acordar o Tempo, conduzido pela carismática personagem Ernúbia, da sala de sua casa, onde está isolada desde o início da pandemia.

Criado inicialmente para o teatro, o texto ganhou novo formato e foi adaptado especialmente para o Sesc de modo a alcançar seu público em meio à crise sanitária do Covid-19. Trata-se de um lembrete de esperança, conduzido com delicadeza, humor e emoção: “Nossa intenção é prestar uma homenagem às nossas avós, bisavós, mães e madrinhas, parte expressiva e querida do público de teatro que se viu afastada das plateias nos últimos tempos”, afirma Caio. “Ao mesmo tempo”, completa, “Rádio Acordar o Tempo se vale de uma plataforma on-line e converte sua personagem da terceira idade em uma Youtuber, pronta para se comunicar com todas as gerações”.

Ernúbia fala de amor e solidão, interpretando canções da Era de Ouro do rádio brasileiro, como Linda Flor e Que será, de Dalva de Oliveira, e Meu Mundo Caiu, de Maysa.

“A personagem é uma alegoria, um encontro de idades num corpo vivo, querendo continuar. Uma afirmação de que, a qualquer tempo, é hora de estar viva, perto do que nos emociona. A personagem reúne seus pensamentos para dividir suas tardes com seus ouvintes, falando das coisas menos importantes, das coisas que valem ser divididas. É a festa da memória. Sem nostalgia. O tempo é acordado para ser feito agora. Na coragem de tentar estar junto mesmo quando se vive sozinha. Ernúbia faz da sua vida um teatro, dedicado a um público que sonha”, afirma Maria Isabel.

Sinopse:

Ernúbia não pode sair de casa devido a uma crise mundial. Para fugir da tristeza, ela inventa seu próprio programa de rádio transmitido da sala de sua casa. Com isso, ela divide com seus ouvintes seus pensamentos sobre a vida e suas canções favoritas, da Era de Ouro do rádio brasileiro. Ela compartilha um pedacinho do seu coração em cada um dos cinco episódios da websérie original Rádio Acordar o Tempo. Assim, Ernúbia reencontra o mundo a partir da interação com interfaces tecnológicas e, para sua surpresa, se descobre cheia de vida em uma sociedade doente.

 Serviço:

Rádio Acordar o Tempo

Quando: 12 de junho a 12 de setembro

Onde: https://www.youtube.com/portalsescrio

Sesc RJ – YouTubeCom 21 unidades no estado, somos referência nas áreas de Cultura, Educação Social, Saúde, Esporte, Lazer e Turismo. Nossa missão é promover atividades que contribuam para a qualidade de …www.youtube.com

Horário: 24 horas

Faixa etária: 12 anos

Valor: gratuito

Ficha Técnica:

Elenco: Luísa Vianna

Idealização, direção e roteiro: Caio Riscado e Maria Isabel Iorio

Direção de fotografia: André Hawk

Direção musical e arranjos originais: Guilherme Borges 

Direção de arte, cenário e figurino: Julia Deccache

Still, Backstage, Gifs e Ensaio Fotográfico: Bléia Campos

Voz em off e canções: Luísa Vianna

 Edição de som e mixagem: Mari Blue

Edição e montagem: Carinna Arantes 

Finalização e correção de cor: Tuany Rocha

Técnica de Som: Yasmin Lima

Direção de produção: Luísa Vianna

Produção de set: Maíra Garrido 

CAIO RISCADO – diretor, idealizador e roteirista

É professor substituto do curso de Direção Teatral da UFRJ, pós-doutorando em Artes da Cena pelo PPGAC da UFRJ, artista pesquisador, diretor e performer. É membro fundador de MIÚDA, núcleo de pesquisa continuada em artes, e autor das publicações: UMA BICHA (Pipoca Press, 2018) e Com as costas cheias de futuro (Urutau, 2020).

MARIA ISABEL IORIO – diretora, idealizadora e roteirista

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É poeta e artista visual. Publicou “Em que pensaria quando estivesse fugindo” (Urutau, 2016) e “AOS OUTROS SÓ ATIRO O MEU CORPO” (Urutau, 2019). Participa com poemas na antologia “As 29 poetas hoje” (Companhia das Letras, 2021), entre outras.

LUÍSA VIANNA – atriz

É atriz, cantora, produtora e jornalista formada pela UFF. Seu último trabalho no teatro foi O Pescador e a Estrela, no CCBB –RJ, com direção de Karen Acioly. Em 2019, produziu e atuou em sua primeira peça independente, Fonte Ovejuna, com sua companhia Fricta Cia. Esteve no elenco de “Bibi – Um Vida em Musical”, direção Tadeu Aguiar.