Mês de Maio no Ettore Cucina Italiana

Em maio, o Ettore Cucina Italiana, na Barra, traz para o cardápio duas delícias das alegres festas da grande família do chef Ettore Siniscalchi, oriunda de Benevento, na Itália. A primeira é o “Fusilli per la Mamma”, receita de família que, além de marcar as comemorações familiares, também encantava os elegantes clientes da Cantina Castelões, antigo restaurante dos avós, em São Paulo. A outra novidade é a Sacrapantina com Morango, sobremesa que reinava nas comemorações especiais. Tudo feito em casa. As lembranças vêm das férias escolares de Ettore, quando tios, primos e avós se reuniam num belo casarão no Brás, reduto de imigrantes italianos na época.

Elaborado com massa artesanal, o “Fusilli per la Mamma” é inspirado em uma das receitas mais leves e saborosas que a avó de Ettore preparava para a família. A iguaria era servida pela “nonna” com um molho de alcaparras, tomate em cubos, cebola em gomos, cebolinha e pimenta dedo-de-moça, tudo isso finalizado com uma porção de ricota defumada por cima. Com uma proposta simples e certeira, o molho da “nonna” é sucesso até hoje no cardápio do antigo restaurante da família em São Paulo, a Cantina Castelões. Este ano, o chef Ettore decidiu compartilhar o segredo. “No mês de maio, os clientes que visitarem o restaurante ou pedirem o ‘Fusilli per la Mamma’ por delivery receberão uma cópia da receita, que também será divulgada nas nossas redes sociais”, explica ele. 

Outra novidade do Mês das Mães é a torta Sacrapantina, sobremesa da família que percorreu gerações até chegar ao Ettore, na Barra. A preparação era por si só uma festa e podia durar uma tarde inteira. A “nonna” reunia as mulheres e crianças na cozinha para fazer o pão de ló, que depois era cortado em camadas e intercalado com creme Pâtissière. Na hora de servir, a torta era coberta com o farelo do próprio pão de ló, que deixava a sobremesa com uma textura levemente crocante e uma aparência bem rústica. De lá para cá, Ettore já visitou e revisitou a receita da Sacrapantina algumas vezes, até encontrar um ingrediente ideal para dar a sua cara à tradicional receita familiar: morangos. Hoje, a “Sacrapantina com Morangos” é preparada com pão de ló, intercalado com recheio de creme patisserie com morangos, cobertura de morangos e farelo de pão de ló. No mês de maio, a torta estará disponível sob encomenda, em dois tamanhos (médio e grande).

SOBRE O ETTORE

O Ettore Cucina Italiana traz em seu DNA o amor à culinária de uma tradicional família napolitana. Os Sinischalchi assinaram ícones da gastronomia em São Paulo – como a Confeitaria Guarany e a Cantina Castelões – e no Rio ­– como a Cantina Sorrento, antigo ponto de encontro de artistas e intelectuais no Leme, e o famoso Tarantella, na Barra. Aberto em 1981, o Ettore nasceu com a responsabilidade de honrar o nome da família. Primeiro era apenas um pequeno pastifício, no Condado de Cascais, na Barra da Tijuca, destinado a vender a autêntica massa artesanal italiana. Em pouco tempo, a lojinha ganhou uma mesa para servir massas prontas aos clientes mais chegados. Daí para virar um restaurante foi um pulo. A loja ao lado acabou incorporada ao pastifício, ganhando ares de cantina italiana – ambientação que se mantém até hoje. Em 2014, o restaurante inaugurou uma segunda unidade, no Cidade Jardim.

Uma refeição no Ettore é uma viagem no tempo, onde se experimentam sabores e atributos cada vez mais difíceis de encontrar. A qualidade da comida, a generosidade das porções, a variedade do cardápio e o atendimento são pontos de honra. A renovação constante também faz parte do menu. Hoje, cerca de 20% do cardápio do Ettore são de pratos vegetarianos, e há também espaguete sem glúten. Identificado com o renomado selo “Ospitalità Italiana”, certificação de qualidade e reconhecimento dos melhores restaurantes italianos no mundo, o Ettore distingue-se também pela constante presença do dono e chef na casa, Ettore Siniscalchi, e pelo serviço dos garçons, alguns em atividade no local desde a inauguração, e amigos de longa data dos clientes.

SERVIÇO

Ettore Barra
End: Av. Armando Lombardi, 800 Lojas C/D/E – Barra da Tijuca – RJ
Restaurante: domingo a quinta-feira, das 10h às 22h; sexta e sábado, das 10h às 23h
Tel: (21) 2495-3316
Lotação: 121 lugares
Comodidades: Wi-fi – Acesso para cadeirantes – Ar-condicionado – Cardápio executivo – Cartões (Visa, Master e Amex)
Entregas: (21) 2493-5611 / 2493-8939
Lojinha: diariamente, das 10h às 22h
Tel: (21) 2493-5611 / 2493-8939

Ettore Cidade Jardim
Funcionamento normal do restaurante: terça a sexta-feira, das 15h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 20h
Tel: (21) 2431-4756 / 2431-2395 / 99813-7190
Comodidades: Acesso para cadeirantes – Ar-condicionado – Cartões (Visa, Master e Amex)
Lotação: 46 lugares
End: Av. Vice Presidente José Alencar, 1350 – Loja F – Cidade Jardim – Barra da Tijuca – RJ

Delivery pelo IFood ou pelos telefones:
– Jardim Oceânico: 2493 5611 • 2493 8939
– Cidade Jardim: 2431 4756 • 2431 2395 • 9 9813 7190
Entregas diariamente na Barra, Jacarepaguá, São Conrado e adjacências. Aos fins de semana, também no Leblon e Gávea.

www.ettore.com.br
clientes@ettore.com.br