‘MACACO – Relatório a uma academia’

‘MACACO – Relatório a uma Academia’ é uma adaptação do diretor Beto Brown, a partir do conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia”, publicado em seu primeiro livro, em 1917, e interpretada pelo ator Eduardo Andrade. 

O espetáculo com 50 minutos de duração, gravado no Teatro Gláucio Gill,celebra 25 anos de parceria entre o ator e diretor. Criado como montagem teatral, passou a ser pensado como audiovisual, buscando com a nova linguagem, a intensidade do encontro presencial. 

Franz Kafka é um dos nomes importantes na literatura moderna, autor de, entre outros, ‘Metamorfose’ e ‘O Processo’. Mesmo passados cem anos, Kafka escreveu uma história, moderna, contemporânea, com ficção e ironia.

O ator Eduardo Andrade, que levará essa adaptação para a cena, carrega uma vivência de mais de trinta anos como palhaço. Eduardo é ator, cenógrafo, artista plástico e palhaço profissional desde 1988. Membro da primeira formação da Intrépida Trupe e do grupo Irmãos Brothers, ficou conhecido como o palhaço Dudu. Além de formado em Desenho Industrial pela UERJ e mestre e doutor em design pela PUC do Rio de Janeiro, onde atualmente é pesquisador.

“Essa fábula genial e intrigante: publicada em 1917, é hoje revista e montada num cenário caótico e pandêmico, onde a sobrevivência está cada vez mais relacionada a nossa capacidade de adaptação aos novos tempos” explica Eduardo.

O texto conta a história de um macaco que é capturado na África, no começo do século passado, e levado para Hamburgo, a fim de ser exibido num zoológico. Durante sua viagem, dentro de uma pequena jaula num navio a vapor, percebe que, pela primeira vez em sua vida, não tem saída e morrerá se não encontrar uma. Observando os marujos do navio consegue desenhar e construir uma virada que o transformará totalmente. Através de muito esforço consegue uma façanha de que não se tem notícia de outro caso parecido: chega à formação média de um europeu intelectual. 

O diretor Beto Brown contextualiza: “Eu já trabalho com Dudu há 25 anos. Essa peça é então a comemoração bodas de prata da parceria que iniciamos no primeiro espetáculo dos Irmãos Brothers, que eu dirigi. Dudu foi um dos fundadores dos Brothers. Li o conto e resolvi conta-lo com minhas palavras, sem fugir da história original, que foi aos poucos se entranhando em mim e avançando sob meus dedos no teclado e revelando aspectos interessantíssimos e ultra atuais.”

O macaco se viu sem saída e sem saber o que pensar, não pensou, não planejou. Apenas se acalmou o quanto pode e observou o máximo possível. E qual um sapien, sem saber, acumulou e organizou observações e pensamentos. Virou outra coisa jamais antes desejada ou sonhada por ele, que provavelmente nem sabia o que era sonhar. Mas ele foi além. Chegou onde precisava e até mais longe. Uma transição muito bem sucedida”.

“O projeto, que antes se tratava de uma montagem teatral, sofreu mudanças pela pandemia e passou a ser pensado como um produto audiovisual. Esse desafio mobilizou novas formas de pensar e de buscar saídas que mantivessem, nessa nova linguagem, a intensidade do texto presencial”, arremata Eduardo.

 Ficha Técnica –

Texto: Franz Kafka

Adaptação e direção: Beto Brown

Atuação: Eduardo Andrade

Iluminação: Djalma Amaral

Cenário e Figurino: Teca Fichinski

Trilha Sonora: Marcos Kuzka

Direção e preparação corporal: Tatiana France

Visagismo/maquiagem: Rose Verçosa

Direção de produção e Produção executiva: Rosane Cartier – Lumen Produções

Programação visual/Designer: Danielle Martins

Direção de imagens e vídeo: Alonso Martinez

Administração financeira: Marcela Sá – Lumen Produções

Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto (21) 99872-5534

Assessoria em Redes Sociais: Flavia Brasil

Assistente de direção: Tatiana France

Assistente de figurino: Bella Cardoso

Assistente de maquiagem: Flavia Brasil

Contrarregra: João Elias

Operação de Som: Marcos Paulo do Couto Valle

Assistente e operação de luz: Jorge Raibott

Câmeras: Ulysses Elmer da Costa Moraes e Maurício Cardoso

Fotografia: Alonso Martinez

Montagem:  Sidney da Silva Corrêa e Jorge Raibott

Costureira: Francisca Lima Gomes

Intérprete de Libras: Juliete Viana

Administração Arte5 Produções: Joana Damazio

Realização: Arte Cinco Produções – www.arte5.com.br

A Arte Cinco é uma empresa voltada a arte, educação e cultura.
Criada em 1997 por Eduardo Andrade, atua há mais de vinte anos em diferentes frentes da produção artística. Na área de teatro destaque para os espetáculos:

2012 – Espetáculo Contagem Progressiva (Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo).
O projeto O Palhaço Cientista, em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Monte/MG, compreendendo 03 etapas: Espetáculo Clowne o Palhaço Cientista; Oficina e divulgação da Cartilha de Educação Ambiental; e Exposição.

2013 – Realização e produção do espetáculo O Esquecimento Global, com o Palhaço Dudu, no Teatro Dulcina.

2003 a 2014 – Agenciamento dos shows do Palhaço Dudu em eventos como: evento anual Fiocruz Para Você; Projeto Conexões Itinerantes SESC Rio.

Realização de 06 apresentações do espetáculo teatral “Dudu, o Palhaço Cientista em O Esquecimento Global”, para o projeto Teatro Escola do SESC em diversas unidades do estado do Rio, o mesmo espetáculo foi contemplado com o edital Circuito SESI Cultural, apresentando-se em 8 unidades.

Nos últimos anos apresentamos duas parcerias, voltadas para a educação, com a PUC-Rio. Uma dentro do programa de pós-graduação em Design no qual confeccionamos bonecos Toy Art com o tema Bate Bolas para o 8° Congresso Internacional de Diseño, na Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

2019 – Em parceria com o NEAM, no projeto do almanaque “Tamo Junto Rocinha”.

Original Franz Kafka

Com Eduardo Andrade

Direção e adaptação Beto Brown

temporada gratuita no Canal Dudu Arte5 do youtube

Estreia dia 26 (quarta-feira) às 20h.

Apresentações dos dias 26 a 30 de maio/2021, (de quarta a domingo), às 17h e 20h.

Às 17h. sempre com tradução em libras. 

Link 1min.  https://youtu.be/JNnKx-mzvlI 

E mais:

DEBATE GRATUITO Online – Dia 27 (quinta-feira às 20:50h) – intitulado “A PEÇA E O PERSONAGEM” com convidados após o espetáculo. O debate é composto pelo diretor Beto Brown, o ator Eduardo Andrade e os convidados são Evelin Dizitzer (psicóloga) e César Augusto (ator e diretor).

OFICINA GRATUITA Online – Dia 30 (domingo às 16h.) intitulada MONÓLOGOS A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS, com o diretor Beto Brown. A inspiração para essa oficina foi a sua pratica na montagem do espetáculo. Beto ministrará um workshop online, voltado para atores e atrizes, que constitui de conversa e pratica sobre monólogos a partir de literatura.