Adaptação de ‘Hamlet’ para o teatro de objetos tem exibição on-line nesta quinta pelo Sesc RJ

O Sesc RJ exibe nesta quinta-feira (11/3), em seu canal do YouTube e no perfil do Facebook, “Hamlet à Mesa”, adaptação do clássico de William Shakespeare para o teatro de objetos. A sessão é gratuita e começa às 19h, integrando a programação do Arte em Cena, projeto pelo qual a instituição transmite apresentações artísticas em suas redes sociais.

O espetáculo foi elaborado em 2020 por meia de ferramentas digitais e colaboração a distância em razão da pandemia. Symone Strobel, que assina a direção e a adaptação, conduziu todo o processo criativo por meio de videoconferências no espaço/cenário localizado na casa dos idealizadores e produtores Bruno Paiva e Thiago Monte, responsáveis por toda a parte técnica e montagem. A ação teatral acontece sobre um pequeno teatro construído com a mesa de jantar e ressignifica objetos do domicílio dos artistas.

A adaptação de Symone é marcada por uma linguagem poética narrativa de fácil compreensão, ampliando a identificação do texto para os diferentes públicos, inclusive o infantil. O espetáculo dá destaque aos principais conflitos presentes de “Hamlet”, como a perda do pai; a descoberta de um universo controverso dentro de seu próprio lar; a corrupção que lhe atravessa todos os âmbitos da vida, até mesmo o amor por Ofélia; a sensação de solidão e isolamento diante dos conflitos existenciais; mas também a amizade por Horácio.

Pretende-se dar ênfase à trajetória de um homem despido de todas as facetas heroicas clássicas, apesar da época em que o texto foi escrito, mas que contém em si conflitos profundamente humanos, marcados pela fragilidade, efemeridade e, portanto, beleza do ser diante do mundo e da vida.

“Hamlet à Mesa” teve sua estreia no dia 12 de setembro de 2020, no formato virtual, através do apoio do Edital Emergencial Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

“Hamlet à Mesa”

Projeto Arte em Cena do Sesc RJ

Dia 11/03/2021 (quinta-feira) – 19h

Transmissão

YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ)

Ficha Técnica

Adaptação, Concepção e Direção: Symone Strobel

Elenco: Bruno Paiva e Thiago Monte

Iluminação: Thiago Monte

Trilha pesquisada: Symone Strobel

Idealização: Bruno Paiva

Produção: Bruno Paiva e Thiago Monte

Edição: Thiago Monte e Symone Strobel

Gênero: Teatro de bonecos

Classificação: Livre

Duração: 45 minutos

Realização: Pita Produções