Focus Cia de Dança lança “Corações em Espera.doc”

Em CORAÇÕES EM ESPERA.doc, documentário da Focus Cia de Dança, o público poderá conferir todo processo de ensaios e bastidores vivenciados pela companhia durante as 17 semanas da temporada do espetáculo “CORAÇÕES EM ESPERA”, a mais nova criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, entre 05 de julho a 25 de outubro. Na ocasião, o público comprava seus ingressos e recebiam um link personalizado. O documentário, que traz ainda importantes depoimentos de muitos dos participantes do projeto, será disponibilizado de forma aberta e gratuita, através do canal no YouTube (www.youtube.com/focusciadedanca), a partir do dia 06 de março, às 18h.

Em meio à pandemia, a Focus Cia de Dança buscou modos de dar continuidade ao seu trabalho, adequando-se e utilizando-se do formato virtual de reuniões, onde aconteceram encontros diários de aulas, conversas e ensaios. Pouco a pouco, os bailarinos foram se familiarizando com a possibilidade de uma nova criação artística nesta configuração virtual, se adaptando e aproveitando do novo que aparecia, lidando com limites e ainda rasos conhecimentos das ferramentas disponíveis no momento. A ideia de documentar este intenso processo surge da vontade de perpetuar esse momento singular do mundo, das artes e da dança, que mesmo sendo feita virtualmente, aconteceu em tempo real e com características totalmente efêmeras como: elenco se apresentado simultaneamente (mesmo cada um em suas casas e muitos em cidades distintas), edição em tempo real, dificuldades com qualidade de internet, música chegando na casa dos intérpretes com delay, acidentes ou intervenção espontâneas de familiares, bebês, animais de estimação e inúmeras pessoas que habitavam as casas naquele momento, que também pertenciam a vida e ao espaço de cada integrante, que se tornaram parte da obra. A cada dia era um novo passeio real através do veículo virtual do streaming.

Durante o espetáculo, o público entra em contato com uma inventividade baseada na readaptação do espaço/tempo, e na valorização de algo que é efêmero, um momento presente, que se torna especial e único por estar acontecendo no “agora”. É através das janelas dos celulares, computadores e smart tvs, que o espectador encontra o cenário principal da encenação: o lar, que guarda as memórias e intimidades, ali também ressignificado, e que abriga o corpo, que é uma verdadeira casa. As portas, embora podendo ser abertas, ainda estão fechadas e, pelas janelas, vemos ruas vazias. Vemos um mundo realmente em espera, reconstrução e ressignificação.

O público também se depara e se identifica com questões literais como ausência e solidão; alegria e esperança; e a oportunidade do autoconhecimento.

“CORAÇÕES EM ESPERA significou um respiro quando não parecia se ter ar, a resiliência se concretizou e pudemos transformar um momento tão árido em uma obra tão fértil, que não só emocionou quem a fez, mas quem a assistiu. Afinal a arte alimenta o público e o artista. Certamente sairemos desse momento mais fortes e certos de que a união faz a diferença e que a arte é essencial para a saúde do mundo”, afirma Alex Neoral.

Serviço

Data de lançamento: 06 de março, às 18h

Local: canal da Focus Cia de Dança no YouTube

www.youtube.com/focusciadedanca 

Duração: 70 minutos

Acesso gratuito

Equipe CORAÇÕES EM ESPERA.doc

Direção artística e coreografia ALEX NEORAL

Direção de produção TATIANA GARCIAS

Roteiro ALEX NEORAL, JOSÉ VILLAÇA e MARINA TEIXEIRA

Edição JOSÉ VILLAÇA

Criado e dançado originalmente com CAROLINA DE SÁ, COSME GREGORY, JOSÉ VILLAÇA, MARCIO JAHÚ, MARINA TEIXEIRA, MONISE MARQUES e ROBERTA BUSSONI, com participações especiais de companhias, diretores e bailarinos convidados

Equipe espetáculo CORAÇÕES EM ESPERA

Direção artística e coreografia ALEX NEORAL

Direção de produção TATIANA GARCIAS

Pesquisa e execução de streaming JOSÉ VILLAÇA

Figurino ROBERTA BUSSONI

Criado e dançado com CAROLINA DE SÁ, COSME GREGORY, JOSÉ VILLAÇA, MARCIO JAHÚ, MARINA TEIXEIRA, MONISE MARQUES e ROBERTA BUSSONI

Link teaser: https://vimeo.com/511957051/7ca78f7cd3

Link Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/17P0UR7nYuPtmCqItKtB0Db6n8pYvY3QU?usp=sharing