O Carnaval do Monobloco

Esse ano não vai ser igual aquele que passou. A frase da tradicional marchinha carnavalesca nunca soou tão atual. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o Carnaval de rua vai ter que esperar – afinal, é tempo de redobrar os cuidados e protocolos de segurança. Mas se os foliões não podem ir às ruas, o Monobloco resolveu levar a alegria de seus desfiles para dentro de suas casas, para que todos brinquem de forma segura no Carnaval 2021. Vai ser um arrastão de alegria, com direito a muitos repetecos.

O Carnaval do Monobloco começa dia 9 e se despede no dia 13 de fevereiro, com um desfile virtual que acontecerá na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA.

Terça-feira, dia 9, 10 vídeos inéditos estreiam no canal do Monobloco no YouTube, gravados de forma remota. Diretores e integrantes das baterias do Monobloco, além de convidados que participaram do Japão e de Portugal, gravaram temas que vinham sendo ensaiados nas oficinas de percussão do bloco, que seguiram acontecendo de forma remota durante a pandemia.

“Até para mantermos a conexão com os nossos batuqueiros e com o fazer musical, a gente adaptou emergencialmente as nossas oficinas para o formato online, pensando em construir alguns arranjos que desembocassem no carnaval virtual’, conta Celso Alvim, maestro das baterias e um dos fundadores do Monobloco. Não foi um processo fácil, mas Celso aplaude o desempenho dos alunos: “O presencial é uma parte muito forte do nosso trabalho, mas a galera se adaptou bem à distância. Escolhemos músicas para cima, otimistas, que façam a gente olhar para o futuro com otimismo, com uma energia bacana, que é o que a gente precisa neste momento”, conclui Alvim.

Um time poderoso de canários – apelido que se dá aos cantores do bloco – se reveza nos vocais dos videoclipes. São eles: Pedro Luis, Renato Biguli, Pedro Quental, João Biano, Mariá Pinkusfeld, Igor, Thais Macedo e Gui Valença, além de Cachaça na guitarra, Carlos Chaves nos cavacos e os batuqueiros de ouro do Monobloco, é claro.

E para ficar ainda melhor,no próximo dia 13, a partir das 20h30, o Monobloco vai animar foliões de todo o Brasil no primeiro carnaval gamer brasileiro. O evento acontecerá na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA, que permite aos gamers interpretar personagens e vivenciar experiências sociais em diferentes ambientes virtuais. A plataforma contará ainda com trio elétrico, abadás, um circuito virtual de OOH, festa de abertura e encerramento, eventos, além da participação de 100 influenciadores que farão livestreaming nas principais plataformas de streaming para milhares de seguidores. A iniciativa do projeto é da Druid e da Outplay e conta com patrocínio de Trident e Engov.

A transmissão do desfile virtual do Monobloco também acontecerá nas mídias sociais do bloco, dando a chance para que gamers e não gamers possam aproveitar a festa, ao mesmo tempo.

Já os 10 vídeoclipes foram integralmente concebidos, produzidos e editados pela equipe do Monobloco. Confira o repertório:

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER

SAMBA DE ARERÊ

MUITO OBRIGADO AXÉ

TÁ ESCRITO

TODA FORMA DE AMOR

DO SEU LADO

FESTA NO MORRÃO

PESCADOR DE ILUSÕES

FAVELA CHEGOU/EVOLUIU

SAIDEIRA