João Uchôa conta em livro 30 anos de arquitetura, arte e ‘ralação’

Nos últimos 30 anos, a arquitetura autoral tem sido a grande companheira de vida de João Uchôa. À frente da CICLO Arquitetura, ele assina projetos singulares, como os principais palcos e estruturas do Rock in Rio, a Cidade do Samba, o BioParque do Rio (antigo RioZoo), o Bar do Zeca, Centro de Treinamento do Flamengo, Hotel Le Canton e muitos outros. São cenários e edificações que ajudaram a mudar a paisagem urbana em diferentes cidades e espaços públicos. Essa trajetória profissional agora é contada em livro, reunindo trechos autobiográficos e dicas para jovens arquitetos.

 P.A. 11 – Arquitetura, arte e ralação mostra a dor e a delícia da profissão. Os capítulos podem ser lidos fora de ordem, sem prejuízo do conteúdo. A obra estará disponível a partir do dia 16 de junho em formato e-book nas plataformas da Amazon, com patrocínio da Estácio e do Rock in Rio e apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura.

Os múltiplos talentos de Uchôa revelaram-se desde cedo. Aos 5 anos, pintava quadros, aos nove fez uma exposição com 45 telas a óleo, na juventude dedicou-se ao surfe, à moda e ao teatro. Durante seis anos, foi diretor artístico da TV Búzios e da Rádio Búzios FM. De volta ao Rio no início dos anos 90, o sobrinho do fundador da Estácio – uma das maiores Instituições de Ensino Superior do País – se uniu à tradição familiar na educação, deixando seu legado também na companhia, onde criou o Núcleo de Comunicação e a Faculdade de Cinema da Estácio, no Rio de Janeiro.

“No novo departamento de Comunicação, os alunos começaram a produzir programas para o circuito interno de TV e a participar de produções externas. As atividades funcionavam como trabalho extracurricular e não geravam qualquer pontuação ou crédito acadêmico. Mesmo assim, os laboratórios viraram uma febre na universidade. Os estudantes que participaram desse projeto, quando saíram do curso, estavam capacitados, seguros e confiantes”, lembra o autor.

O título faz referência a Projeto de Arquitetura (P.A.), uma disciplina do currículo universitário. O curso tem 10 períodos consecutivos. Assim, 11 é o período seguinte ao da formação acadêmica. O livro é rico em imagens que ilustram projetos e empreendimentos inovadores. Uchôa conta histórias saborosas do seu ofício e relembra passagens marcantes pela moda e o jornalismo, que lhe deram uma visão mais abrangente da arquitetura. Mas o foco principal é o desenvolvimento de projetos em que a criatividade, a ousadia e o respeito ao meio ambiente – além da busca por excelência – formam as bases de cada nova realização.

“Não é um livro de mesa para ver figurinha. Apresento conteúdo prático e histórias reais que considero fundamentais para a formação de um profissional do mercado”, explica Uchôa. 

P.A. 11 tem apresentação de Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, e de Fernando Wrobel,  presidente da Wrobel Construtora. Ambos mantêm parceria de mais de 20 anos com Uchôa. Ao lado de Medina, ele assinou os projetos do Palco Mundo, Palco Sunset, da Rock Street, do Rock District e do Palco Favela. Em 2016, a pedido do empresário, projetou uma folha gigante que flutuou sobre o Rio Negro durante o Amazônia Live, como palco para Ivete Sangalo e Placido Domingo.

“O João alia a visão do arquiteto com a imaginação do desenhista e criador. As ruas do Rock in Rio são um retrato da nossa parceria. Ele não é somente um criativo que presta serviços para o Rock in Rio, é parte importante do negócio”, diz Medina no texto de apresentação.

Nos projetos que levam a assinatura de Uchôa, a arquitetura e a cenografia não são apenas parte da infraestrutura de atendimento de uma empresa. Elas agregam conteúdo e reputação ao próprio negócio, trazendo uma experiência única de identidade visual. O livro se destina tanto a estudantes e arquitetos em início de carreira, como também empreendedores e pessoas ligadas em urbanismo, design, História da Arte, sustentabilidade, rock e cultura em geral.

“É um livro fácil e de muito conteúdo para os que gostam de trabalhar, e também para os que ainda não descobriram esse prazer”, resume o autor.

Em tempos de quarentena, o trabalho de João Uchôa na CICLO Arquitetura segue a todo vapor. Ele e sua equipe têm se dedicado a diversos projetos simultaneamente. “A crise é a oportunidade dos fortes e dos otimistas. Não guardo espaço para lamentações. As dificuldades servem para testar nossa capacidade de buscar soluções melhores e mais criativas”, ensina.

FICHA TÉCNICA

P.A. 11 – Arquitetura, arte e ralação
Instagram: @pa11.arq

Autor e editor: João Uchôa

Revisão: Adalberto Neto

Edição independente

Formato: 23 cm x 23 cm

Páginas: 229

ISBN: 978-65-00-00849-4

Produtora Executiva: Juliana Andrade

Projeto Gráfico e Capa: Victor Jobim

Ilustração: Joana Uchôa

Diagramação: Cheyenne Sydenstricker