LER@web do Festival do Leitor aborda Novas Tecnologias na Educação com foco no Ensino Médio

Para ampliar a discussão sobre o tema Novas tecnologias na educação com foco no Ensino Médio, a LER – Salão Carioca do Livro, em parceria com a Estácio e FGV (Fundação Getúlio Vargas), estará promovendo um webinar no dia 28 de maio, às 18h30, com transmissão ao vivo pelas redes da LER no Facebook e Youtube. A serie LER@web do Festival do Leitor começou no dia 7 de maio e já contou com a participação de um time de primeira grandeza da cena literária e cultural como: os autores de literatura infanto-juvenil Flavia Lins e Silva e Pedro Bandeira, o baiano Itamar Vieira Jr, o angolano Ondjaki, os escritores Kiusam de Oliveira e Henrique Rodrigues, a poeta Elisa Lucinda, a romancista Eliana Alves Cruz, Danielle Barros, atual Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

“O objetivo desses encontros é oferecer companhia neste momento tão difícil aos nossos leitores, levando a LER para suas casas com interessantes conversas sobre literatura, histórias, encontros, educação e poesia. É só um aquecimento do que estamos preparando para a 4a edição da LER!” conta Jerônimo Vargas, diretor da LER.

O encontro do dia 28 vai tratar de soluções pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas por grandes instituições educacionais para promover melhoras na educação básica. As instituições participantes do debate contam com plataformas que podem contribuir com conteúdo para melhora do preparo e desempenho de estudantes no ENEM. Na ocasião será relatado o surgimento das iniciativas, aperfeiçoamentos e principalmente como elas se tornaram aliadas ao ensino público, apoiando alunos, professores e pais. Durante a discussão, serão também apresentadas possibilidades dos próximos caminhos para a educação.

Os participantes do webinar (28/5), às 18h30

Carla Branco (Moderadora) É professora, tradutora e curadora do Encontro LER do Educador. Tem graduação e mestrado em Administração, licenciatura em Letras e hoje está estudando Psicologia. Esteve à frente do NAVE, iniciativa público-privada, considerada uma das iniciativas mais inovadoras em educação no mundo.

Aroldo Alves (Vice-Presidente de Operação Digital da Estácio) ingressou na Estácio há dez anos. Em sua trajetória, ocupou diversos cargos, entre eles os de gerente de Planejamento e Performance Operacional, diretor de Núcleo e diretor de Planejamento Estratégico. Em outubro de 2016, tornou-se vice-presidente da companhia, primeiro na antiga área de EaD, em seguida na VP de Mercado. Em novembro de 2019, recebeu e aceitou o convite para conduzir a expansão digital, na então criada VP de Operação Digital da Estácio. É engenheiro civil, com formações no exterior e um MBA em Finanças pelo Ibmec.

Recentemente, a Estácio se uniu ao Grupo Eleva para criar a plataforma Resolve Sim com o objetivo de apoiar os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, que se preparam para o Enem e vestibulares em meio ao conturbado e delicado cenário provocado pela pandemia da Covid 19. O serviço, que é gratuito e sem qualquer limitação de conteúdo, tem a expectativa de receber mais de um milhão de estudantes. O portal www.resolvesim.com.br pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet. Além de quatro áreas do conhecimento, a plataforma também apresenta uma seção especial de provas de preparação, o Simuladão. Elaborado com metodologia e objetos de aprendizagem voltados aos estudantes, o conteúdo apresenta e-books, temas ilustrados e infográficos, games, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores estão entre eles.

Marieta de Moraes Ferreira (Diretora da FGV Editora e do FGV Ensino Médio)

Possui doutorado em História pela UFF, Pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales e pós-doutorado pela USP. Professora titular do Instituto de História da UFRJ. Foi coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Ensino de História, de 2013 a 2017. Atualmente é também diretora executiva da FGV Editora, do Sistema de Bibliotecas FGV e do FGV Ensino Médio. É autora de diversos livros, entre eles do Aprender História: reflexão e ensino, coautoria com Renato Franco (Editora do Brasil-FGV) e do livro didático para Ensino Médio História em Curso (Editora do Brasil, 2016) e organizadora dos livros Os desafios do Ensino Médio, FGV Editora, 2018, em parceria com José Henrique Paim e também com Joana Soares no título mais recente “O novo Ensino Médio e os itinerários formativos”, FGV Editora, 2020.

Mais sobre a LER

Depois de passar pela Região Portuária e o Centro (reabrindo a Biblioteca Parque Estadual), a LER este ano pousa na Zona Sul, ocupando todo o Jockey Club da Lagoa – desde as tribunas até o Peão do Prado

(meio da pista de corrida dos cavalos) de 25 e 29 de novembro de 2020. “Em 2021 estaremos talvez em outro lugar, sempre procurando novos caminhos até os leitores”, explica o diretor Jerônimo Vargas: “a LER não é um evento, é um movimento, queremos abraçar todo o Estado do Rio”.

Os planos iniciais foram, logicamente, desfeitos pela pandemia, que tornou ainda mais difícil a realização de eventos culturais, mas a LER, que teve sua primeira edição em 2016 quando o mercado já estava em crise, e mesmo assim conseguiu crescer e se firmar. Sua quarta edição tem tudo para ser, mais uma vez, uma injeção de ânimo e uma reafirmação da força do livro, dos editores, dos livreiros e dos autores.

A quarta edição será também a mais ambiciosa. Depois de encher a Biblioteca Parque e o Campo de Santana com 150 mil pessoas, em 2019, o projeto foi dimensionado para uma área maior ainda e para pelo menos 200 mil participantes, ao longo de 5 dias, com atrações dirigidas para cada público, dos estudantes aos literatos. Um dos trunfos é a ampliação de uma ideia que começou em 2019: a parceria com editoras. A proposta é que cada editora traga, para a festa, um presente para o leitor: pode ser uma “experiência” nova ou atrações de peso, como a participação e lançamentos de alguns dos autores mais queridos e admirados. As parcerias já estão a caminho e alguns convites a escritores, quase fechados, tiveram que ser reagendados, mas o público já pode esperar por grandes nomes, incluindo para a grande abertura que, no ano passado, contou com Yuval Noah (“Sapiens”) Harari.

facebook LER – https://www.facebook.com/lersalaocarioca/

youtube LER – https://www.youtube.com/channel/UCoBLTGq1gjSgxKhkVNtT3ag

instagram LER – https://www.instagram.com/lersalaocarioca/

#vempraLER #LERjuntos #amoLER https://www.lersalaocarioca.com.br