Mostra de filmes celebra a francofonia

Março é mês de festa na Aliança Francesa. No dia 20 é celebrado em todo mundo a francofonia. Momento de festejar e refletir sobre as muitas culturas unidas pela língua francesa. De acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF), que completa meio século em 2020, estima-se que há 200 milhões de francófonos no mundo, espalhados pelos cinco continentes.

A Aliança Francesa Niterói preparou uma mostra gratuita de filmes: Les mardis de la Francophonie. As sessões serão às terças-feiras, às 19h. Todos os filmes são legendados em português e cada projeção será seguida de bate-papo. Haverá também exibição no Ciné Club, no dia 27 de março, em homenagem à franco-belga Agnès Varda, uma das maiores diretoras de todos os tempos. Ela faleceu aos 90 anos, em 29 de março de 2019.

Confira a programação completa:

No dia 17 de março será exibido o drama HOPE “Esperança (França – 2013). De Boris Lojkine, com Justin Wang, Endurance Newton, Nabyl Fally Koivogui e Abdessalam Hessoun.

Sinopse: Enquanto atravessa o Saara em direção à Europa, Léonard, um jovem camaronês, encontra a nigeriana Hope. Unidos pelo acaso, em um mundo hostil, onde cada um deve ficar com os seus, eles vão tentar avançar juntos em uma trajetória repleta de injustiça, racismo e violência.

No dia 24 de março é a vez da animação COULEUR DE PEAU: MIEL “Cor de pele: Mel” (França/Bélgica -2011). De Laurent Boileau, Jung Henin e Jung Sik-Jun.

Sinopse: Após a guerra da Coréia, 200 mil crianças coreanas foram espalhadas pelo mundo. Nascido em Seul, e adotado por uma família belga, Jung é uma delas. Aos 42 anos, ele decide revisitar Seul. O filme relembra alguns momentos importantes da vida de Jung: o orfanato, chegada à Bélgica, a adolescência difícil e sua condição de estrangeiro em uma família e um país que não o pertencem.

Já em 31 de março será apresentado LA MISÉRICORDE DE LA JUNGLE “A misericórdia da selva” (França/Ruanda – 2018). Drama de Joël Karekezi, com Marc Zinga, Stéphane Bak.

Sinopse: Região de Kivu, na fronteira entre o Congo (ex-Zaire) e Ruanda, em 1998. Enquanto a Segunda Guerra do Congo se enfurece, o sargento Xavier, um herói de guerra de Ruanda, e o jovem soldado Faustin se perdem da sua unidade militar e se veem isolados e desamparados na maior e mais densa selva do continente. Acometidos pela fome, sede e doença, eles enfrentarão seus próprios tormentos numa luta pela sobrevivência, em um território devastado pela violência, em meio a intenso conflito armado.

Serviço: A Aliança Francesa Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52, 3º andar, Icaraí. Mais informações: 2610-3966