“o que só passarinho entende” no Teatro Cesgranrio

o que só passarinho entende é um espetáculo teatral da Cia CobaiaCênica de Rio do Sul/SC, onde o ator pernambucano Samuel Paes de Lunaconta a história de uma personagem que vive no Vale do Jequitinhonha, nointerior do estado de Minas Gerais, mesclando com memórias de sua própriahistória em sua terra natal: Limoeiro. O espetáculo apresenta, de maneiralúdica e poética, a singularidade de uma mulher que, apesar de marcada pelasintempéries da vida, carrega a convicção de que o real valor e beleza de suaexistência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.Baseado no conto Totonha, do livro Contos Negreiros do autor tambémpernambucano Marcelino Freire, e inspirado na obra de Manoel de Barros, otexto de Agatha Duarte questiona os reais valores do ser humano, aquilo querealmente é necessário para estarmos em harmonia onde e com quemvivemos, e faz um contraponto necessário ao comportamento do homemcontemporâneo.A peça ​o que só passarinho entende​, dirigida pelo ator e diretorriosulense Thiago Becker, transpõe para a cena um cotidiano simples,explorando a poesia de uma maneira singela de se viver, sem deixar demergulhar fundo numa realidade que diz respeito a toda sociedade, abordandoquestões como a solidão, o abandono, a seca e o conhecimento popular emcontraponto ao erudito.

A peça estreou em outubro de 2018, encerrando a Feira do Livro de Riodo Sul e contou com a presença dos autores Marcelino Freire e Agatha Duartepara um bate-papo no final.Este trabalho, que já passou pelo 20° Festival Recife do Teatro Nacionalem novembro de 2018, foi selecionado para o Circuito Sesc EmCenaCatarina2019 onde passou por 24 cidades do estado de Santa Catarina de setembro anovembro de 2019.Serviço:Espetáculo: O que só passarinho entendeData: 06 a 29 de marçoDia/Horário: Sexta e Sábado 20h / Domingo 19hLocal: Teatro CesgranrioEndereço: Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido, Rio de Janeiro – RJTel.: (21) 2103-9682Ingressos: R$40,00 / R$20,00

Ficha Técnica:Dramaturgia: Agatha DuarteConto Totonha: Marcelino FreireDireção: Thiago BeckerAtuação: Samuel Paes de LunaCenografia: Thiago BeckerCenotécnico: Edolino Neza SabinoFigurino: Cissa GuerraTrilha: Rodrigo FronzaProdução: Cia Cobaia CênicaDuração: 70 minutosClassificação Indicativa: 10 anosContatos: 21 979616647 / 47 996011115Sinopse:“​Oquesópassarinhoentende”éumespetáculoqueapresentademaneiralúdicaepoéticaasingularidadedeumamulherque,apesardemarcadapelasintempériesdavida,carregaaconvicçãodequeorealvalorebelezadesuaexistência estão no conhecimento empírico, diretamente ligado à natureza.

Samuel Paes de Luna (ator)Samuel Paes de Luna, pernambucano, é ator, bailarino e produtor cultural.Formado na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena/RJ, em 2012.Atualmente reside em Rio do Sul, onde participa da Cia Artística Cobaia Cênicade Teatro e trabalha como professor de teatro na Fundação Cultural da cidade.Neste ano de 2019, estreou a contação de histórias Miguel, o cavalivreiro doPaís Sem Nome contra o dragão Ignorâncio na Feira do Livro de Rio do Sul, naqual também lançou o livro A Lenda do Rio Bernunça, ambos de sua autoria epara o público infantil; Em um lugar chamado Lugar Nenhum em parceria entreCobaia Cênica e Grupo Raiz e; a peça Romã. Circulou 24 cidades de SantaCatarina pelo EmCenaCatarina 2019 do SESC com o espetáculo o que sópassarinho entende. Com esse mesmo trabalho participouda mostra de teatro Cena Rio do Sul Embaixo da Ponte; em Pernambuco nosSESC’s LER São Lourenço da Mata e Surubim; Teatro Hermilo Borba Filho noRecife; no Rio de Janeiro SESC’s Quitandinha e Niterói; Teatro SESI Firjan emJacarepaguá; Teatro Armando Costa da Escola Técnica Estadual de TeatroMartins Pena; em 2018 Festival Recife do Teatro Nacional e encerrando aFeira do Livro de Rio do Sul que contou com a participação do autor MarcelinoFreire(SP) e Agatha Duarte(RJ). Com a versão leitura encenada do trabalhocirculou quatro cidades do interior de Pernambuco (Vitória, Bezerros, Goiana,Escada e Bonito), além de diversas apresentações em unidades do InstitutoFederal Catarinense, Biblioteca Nereu Ramos, feiras literárias de PresidenteGetúlio/SC e Pouso Redondo/SC. Participa como ator convidado da Cia deTeatro da Fundação Cultural de Rio do Sul no espetáculo O Auto daCompadecida.

Ministra a contação-oficina Conta pra mim? Por onde a criatividadeescapa baseado no texto A Lenda do Rio Bernunça de sua autoria e oficina deteatro Brincantes. Participou do espetáculo Balé Ralé da Cia Teatro deExtremos/RJ, texto de Marcelino Freire e direção de Fabiano Freitas, queesteve em cartaz no ano de 2018 no SESC Copacabana/RJ e SESCIpiranga/SP. Participou ainda de diversas montagens como Maia – A Lenda daMenina Água (Trupe do Experimento); Cidade das Donzelas (Troupp PasD’Argent); Sopro e Nossos Espaços Vazios (Núcleo de Pesquisa Corporal emDança para Atores); dentre outros. Em cinema, participou dos curtas AquiDentro dirigido por Gabriel Garcia (SC) e da websérie policial Sob Evidênciasdo Coletivo Alô Produção(SC). Também foi elenco do curta Mais Uma Noite, daUFF e Rei de Mim da produtora Melé. Fez parte do elenco da websérie BemAventurados da Fundação Cesgranrio, disponível no canal do youtube. Na TV,participou das novelas Além do Horizonte, Salve Jorge, Velho Chico, A Lei doAmor, Malhação, Rock Story, Segundo Sol e da série Justiça da Rede Globo; ORico e Lázaro, Belaventura e Jesus da Rede Record.Compôs o elenco da 2a Oficina de Atores para TV e Cinema da FundaçãoCesgranrio.