‘Diário de Pilar na Grécia’ pela primeira vez em Niterói

Há mais de um ano em cartaz e visto por cerca de 30 mil pessoas, o espetáculo infantil “Diário de Pilar na Grécia”, adaptação do livro homônimo de Flavia Lins e Silva (autora da série “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”), terá duas únicas apresentações na cidade de Niterói dias 15 e 16 de fevereiro, às 16h, no projeto “Verão no Popular”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. É a primeira vez que o espetáculo se apresenta fora da cidade do Rio de Janeiro, devido a inúmeros pedidos.

 

A peça recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude). E de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator do Botequim Cultural, além de diversas outras indicações. “Diário de Pilar na Grécia” também marca a comemoração dos 25 anos de carreira da atriz Miriam Freeland, protagonista da delicada e divertida história que fascina crianças, adolescentes e adultos, com um passeio pela mitologia grega.

 

–  É a primeira vez que nos apresentamos em Niterói. Nas outras temporadas, recebemos um grande público niteroiense e estamos muito felizes por levar o espetáculo à cidade – diz Miriam Freeland.

 

Com ares de superprodução, “Diário de Pilar na Grécia” é a primeira realização de um projeto infanto-juvenil da Movimento Carioca, produtora do casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo e tem co-produção da Constelar, produtora de Tatianna Trinxet.

 

O espetáculo conta a história de Pilar, uma menina muito esperta e bem-humorada, que ao lado do seu gato Samba e do grande amigo Breno, embarca numa incrível aventura em busca do seu avô na Grécia. Pelo caminho, eles descobrem alguns dos maiores mistérios da vida e do fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis, fazem vários novos amigos e vivem aventuras imperdíveis.

 

Diversas temáticas do mundo infanto-juvenil são abordadas de forma sensível e divertida na adaptação de Symone Strobel, que também dirige a peça.

 

– O objetivo é incentivar o encontro da família! Queremos que os pais voltem a usufruir do ato de ir ao teatro ao lado de seus filhos e que o espetáculo seja desfrutado com humor e emoção por todas as gerações – afirma Miriam.

 

O elenco conta com o ator e diretor Roberto Bomtempo interpretando o avô da Pilar e com nomes conhecidos do Teatro Infantil carioca, crias da tradicional escola O Tablado, fundada por Maria Clara Machado e celeiro de premiadas montagens do gênero: Viviana Rocha, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Ana Amélia Vieira, Pedro Monteiro e Symone Strobel, que também atua como a mãe da protagonista.

 

– Escolher fazer uma adaptação dessa obra de Flavia Lins e Silva é acreditar que estamos contribuindo para o crescimento de uma personagem literária infantil no imaginário de uma geração que já consome o D.P.A. É colocar o livro no palco, no foco, dando ainda mais brilho à obra – diz Roberto Bomtempo.

Livro já vendeu mais de 600 mil cópias pelo mundo

 

Lido e recomendado em diversas escolas do Brasil, o selo literário “DIÁRIO DE PILAR”, da autora Flavia Lins e Silva, já atingiu a marca de 600 mil leitores, em nove edições publicadas, sendo traduzido para países como Alemanha, França, México, Argentina, Polônia e China. A autora também é responsável pelo maior sucesso infantil brasileiro dos últimos anos, “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, que arrastou para o cinema mais de 2,5 milhões de espectadores e está na sua 14ª temporada, no canal Gloob.

 

A série “Diário de Pilar” também se tornou desenho animado, que será lançado em fevereiro de 2020 com as vozes de Danielle Suzuki, Thiago Lacerda e Mel Lisboa, em toda a América Latina pelo canal Nat Geo Kids.

 

– “Diário de Pilar na Grécia” é uma comédia infanto-juvenil feita para toda a família que, de maneira leve e divertida, revela histórias e curiosidades sobre o berço da civilização, a partir da ótica dos deuses, valorizando a amizade, o companheirismo e a coragem. Com texto ágil, inteligente e delicado, a história narra as peripécias de nossa protagonista com seus amigos numa viagem inesquecível – ressalta Tatianna Trinxet, co-produtora da montagem.

 

SINOPSE:

Pilar é uma menina muito esperta e bem-humorada. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu o próprio pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida, antes mesmo dela nascer. Um dia seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela morrendo de saudades, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia de que seu avô não voltará mais de lá… Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Junto com o gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca em busca do avô, e descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis.

 

FICHA TÉCNICA:

Baseado no livro de: Flavia Lins e Silva

Idealização: Miriam Freeland

Direção e Adaptação: Symone Strobel

Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Viviana Rocha, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Ana Amélia Vieira, Pedro Monteiro e Symone Strobel.

Direção de movimento: Paula Águas

Direção musical e Canções originais: Kleiton & Kledir

Desenho de Luz: Felipe Lourenço

Cenário: Natália Lana

Figurino: Bruno Perlatto

Adereços: Alexandre Guimarães

Adereços especiais (Asa do Pégaso e Peixes): Ricardo Denyz

Visagismo: Sid Andrade

Produção: Miriam Freeland e Tatianna Trinxet

Redes sociais: Prisma

Co-Produção: Constelar, Arte, Diversão e Cultura

Realização: Movimento Carioca Produções Artísticas

 

SERVIÇO:

“Diário de Pilar na Grécia”

Únicas apresentações

Data: 15 e 16 de fevereiro de 2020

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ.

Telefone: (21) 2620-6101

Horário: 16h – Sábado e domingo

Preços: R$20, (inteira) R$10, (meia)

Classificação Indicativa: Livre