Sala Carlos Couto abre sua programação 2020

A Sala Carlos Couto abre a sua programação de 2020, no dia 11 de fevereiro, com a exposição de Máscaras de Carnaval “Quem é você?”, composta por 28 máscaras, que foram cedidas pelos curadores , cenógrafos e colecionadores Jorge Mendes e Jorge Guedes. Quem assina a curadoria é Teca Nicolau.

Na noite da abertura, o grupo Choro Malandro fará uma apresentação, tocando marchinhas de carnaval no pátio do Teatro Municipal. No repertório Abre Alas( Chiquinha Gonzaga 1899), Mamãe eu quero (Jararaca e Vicente Paiva 1936), O Balancê ( Braguinha e Alberto Ribeiro 1936), entre outras.

Os colecionadores contam que, no carnaval de 2008, estavam caminhando em direção ao sambódromo e, chegando em frente à estação da central do Brasil, se depararam com um vendedor de máscaras de carnaval.

Admirados pelo trabalho, pararam para conversar com o senhor, que os informou ser o responsável por fazer as máscaras, utilizando papel de saco de cimento, que recolhia das obras em que trabalhava e que produzia durante o ano para vender no carnaval.

Na conversa com o artista autodidata, se interessaram pelas máscaras e decidiram comprar todas, pois não havia uma igual a outra.

O senhor de nome Manoel, ficou surpreso e assustado, pois até aquele momento não tinha vendido nada e estava desanimado, acreditando que as pessoas tinham perdido o interesse nesse tipo de arte.

A inspiração para o nome da exposição se deu, não só como uma homenagem à música de Chico Buarque “noite dos mascarados”, como também pela temática carnavalesca, e principalmente, devido às várias tentativas dos colecionadores, nos anos seguintes, pela localização do artista até então anônimo, Manoel.

Relato dos Colecionadores: Jorge Mendes e Jorge Guedes.

Exposição: Mascarás de Carnaval “ Quem é você?” – Dos Colecionadores : Jorge Mendes e Jorge Guedes

Abertura: 11 de fevereiro, às 19h

Visitação: de 12 de fevereiro a 19 de março de 2020

Horário: Terças, das 10h às 14h | de quarta a sexta, das 10h às 18h

ENTRADA FRANCA

Local: Sala Carlos Couto (ao lado do Teatro Municipal de Niterói)

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624