Centro Cultural Light recebe exposição ‘CTRL+ALT+DEL’, individual do artista Ian Sant’anna

O Centro Cultural Light, recebe, a partir do dia 15 de janeiro de 2020, a exposição individual “CTRL + ALT + DEL” do artista Ian Sant’anna. A mostra fica em cartaz até 19 de fevereiro de 2020, com visitação de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h, na Pequena Galeria do espaço.

Com foco em analisar e refletir como o indivíduo se comporta em sociedade, tendo consciência de que existem meios, principalmente políticos e tecnológicos de padronizar e controlar suas condutas e ações.

A exposição será composta por um trabalho de caráter instalativo, ocupando toda a Pequena Galeria. Com uma mesa e duas cadeiras em seu centro, além de um teclado com fios vermelhos em cima da mesa em questão. Também estará exposto um vídeo com uma animação pixelada e uma filmagem do próprio artista mesclada em um looping.

Conceito da exposição

A exposição foca em analisar e refletir como o indivíduo se comporta em sociedade, tendo consciência de que existem meios, principalmente políticos e tecnológicos de padronizar e controlar suas condutas e ações.

A obra utiliza vestígios e um registro de ação para fazer paralelo entre as diferentes temporalidades. Além de demonstrar que a situação em questão não é exclusividade de quem foi filmado. É uma realidade muito pouco futurista, porém distópica do nosso atual momento. Programações que influenciam fluxos de vidas, cotidianos, decisões, comportamentos.

Outro objetivo é evidenciar as relações de poder que se acirram com a evolução tecnológica, além de demonstrar como os seres humanos são mais suscetíveis e passivos diante da tecnologia no geral.

O trabalho questiona o conhecimento sobre dos meios de dominação e controle presentes na sociedade, além das questões éticas que envolvem sua manipulação e monitoramento.

Serviço Exposição CTRL+ALT+DEL’ Centro Cultural Light – Pequena Galeria Av. Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro De 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2020 De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h. Classificação livre.