A maior Feira Pet em espaço público do Rio e de SP chega para agitar o mês de Dezembro

Rio de Janeiro e São Paulo ganham a maior Feira Pet em espaço Público do País. A Rio Parada Pet acontece no dia 1° de dezembro, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema e a SP Parada Pet no dia 15 de dezembro, na Avenida Libero Badaró, em São Paulo. As duas capitais concentram quase 40% do total de pets do país.

A Rio e SP Parada Pet surgiram do desejo da integração dos animais com o espaço urbano, por isso o evento é externo e gratuito. No Rio,  o local será na Praça Nossa Senhora da Paz, no coração da cidade. Em SP, o evento será na Avenida Libero Badaró que corta o Triângulo SP, o centro histórico da cidade que está sendo reativado e qualificado pela Prefeitura de SP com uma grande festa de Natal, durante o mês de dezembro.

O mercado pet está aquecido e cada vez mais fortalecido. No evento, será apresentado o que há de mais novo no setor e os lançamentos que estão chegando ao mercado.

Além de mostrar as novidades, o objetivo é a integração dos pets com suas famílias. E pra começar o dia, vai acontecer uma grande Cãominhada, do Jardim de Alah até a Praça Nossa Senhora da Paz no Rio e em SP na Rua Libero Badaró. Depois será a vez de um aulão de funcional, yoga, agility e adestramento.

Na Rio Parada Pet será lançada uma ação de microchipagem à preços populares, realizada pela Prefeitura do Rio, através do programa SIS bicho que cria cadastro on-line de animais e o bicho sairá de lá com a sua “carteira de identidade”.

Contaremos com a presença de Pet Influencers como Jon Snow que já esteve no programa “Encontro com Fátima Bernardes” e estampou jornais e revistas, além do Golden Bowie que faz parte de várias campanhas publicitárias.

E já para comemorar o natal, haverá uma poltrona de papai noel para fotos, uma árvore e as bolas serão preenchidas na hora com fotos dos cachorros participantes.

O evento vai ser embalado pela trilha sonora feita especialmente pela Radio Ibiza. As músicas seguem as informações de uma pesquisa da organização protetora dos animais SPCA Escocesa e da Universidade de Glasgow, que diz que o reggae e rock leve trazem mudanças positivas e tranquilizam os pets. E claro, estará presente aquela pitada brasileira com um pouco de MPB. Outra novidade: todo o espaço será equipado com diversos potinhos de água para preservar e manter a higiene do local. Serão instalados ainda, por toda a área, diversas lixeiras e puxa-sacos.

Durante a Parada Pet, serão distribuídos brindes e haverá a realização de sorteios de produtos.

Um espaço exclusivo voltado para a adoção de cães e gatos, filhotes e adultos, será um dos ambientes da Feira Pet. Afinal, o fim de ano é o período que aumenta em até 15% o número de animais abandonados, segundo estimativas de entidades que cuidam dos bichinhos rejeitados.

Números:

No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e 17,7% ao menos um gato, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. Foram contabilizados 139,3 milhões de animais de estimação em todo o país. Segundo o Euromonitor, esse número deve crescer ainda mais: a previsão é que em cinco anos a população pet seja de 163,6 milhões, somente no Brasil. Um acréscimo de aproximadamente 17 por cento.

Mercado:

O varejo pet nacional movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, alta de 4,6% frente a 2017, quando o faturamento final foi de R$ 32,9 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Instituto Pet Brasil (IPB). O balanço é positivo, já que a participação do setor representa 0,36% do PIB. Com esses resultados, o Brasil passa a ser o segundo principal mercado pet do planeta, com participação de 5,2%.

Microchipagem:

Sisbicho é uma plataforma digital que cria um cadastro on-line gratuito de cães, gatos e outros animais domésticos com microchip, dando direito à carteira oficial de identificação com foto e tudo. Inédita no estado, a medida permitirá uma série de avanços na prevenção de riscos à saúde pública e viabilizará a implantação do Registro Geral de Animais (RGA). Com o novo programa, a microchipagem passou a ser obrigatória para os casos de comercialização e doação de bichos, e recomendada a todos os proprietários de animais de estimação.

Dados como nome, raça, data de nascimento e o número do chip – que facilita o embarque dos bichos em voos e auxilia a identificação dos que fugirem, estiverem perdidos ou forem roubados – estarão disponíveis no novo sistema. O acesso é pelo portal da Prefeitura ou pelo endereço sisbicho.rio. Entre outras vantagens, o município poderá dimensionar a quantidade de animais existentes em cada região, o que ajudará na definição de ações de saúde pública, como campanhas de vacinação contra raiva em massa e castrações.  O RGA é único e permanente, como a nossa carteira de identidade.

RGA carioca :   

Primeiro dos 92 municípios fluminenses a implantar o Registro Geral de Animais, o Rio está entre as dez capitais brasileiras a ter este serviço. Instituído pelo Decreto Rio  46.485,  publicado no Diário Oficial de 16 de setembro de 2019, o Sisbicho viabiliza o RGA, criado em dezembro de 2018 pela Lei 6.435 que tornou obrigatório a todos os canis e gatis comerciais o licenciamento sanitário anual, exigido também para o acesso ao novo serviço de cadastro de animais da Prefeitura. A chamada Lei do RGA foi regulamentada pelo Decreto Rio 46.237 no último dia 15 de julho, tornando obrigatória a chipagem de animais para a comercialização (clínicas, consultórios, pets, canis, gatis, hotéis para animais de companhia e outros estabelecimentos) e doação.

 

Organizadores:

Gaby de Saboya é apresentadora, repórter, atriz, produtora cultural e mãe do Jon Snow. Juntou a sua experiência de 20 anos em produção de eventos com o amor pelos cachorros e o engajamento na causa animal para criar a Rio e SP Parada Pet pela sua empresa G Entretenimento & Audiovisual. @gabydesaboya @jonsnowpelomundo

Fabi Duarte é formada em Administração de Empresas, mas abandonou o mercado financeiro para se dedicar a paixão pelos pets. Atualmente, a mãe do Bowie, atua como produtora de eventos pet e ações com influenciadores digitais, consultora e pesquisadora de tendências e novidades do mundo pet ao redor do mundo. É a diretora da empresa Hypes Dog @fabiduartep @golden_bowie

Ludmilla Milito é jornalista, advogada e profissional de TI. Dona da Maria Fernanda (ln Memoriam) e da Maria Clara, é fundadora do Cachorreiros da Paz, grupo influenciador que já arrecadou uma tonelada e meia de ração em uma de suas ações. @cachorreirosdapaz @ludmillamilito

Flávio Helder, CEO da BFV Cultura Esporte há 12 anos, captador de recursos, produtor, consultor de marketing cultural, esportivo e sustentável, atende projetos das principais produtoras do mercado nacional. Captou recursos para os filmes: Filhos de João – Admirável mundo baiano; Casa da Mãe Joana 2; Júlio Sumiu; Fla x Flu: 40 minutos antes do nada; Trinta; Erasmo Carlos – Minha fama de mau; Elis; Meu Passado Me Condena 2, além de outras 30 produções que trabalhou e contribuiu para realização. Flávio também é dono do Bior e da Clara e um Pet Lover.

Rumo Marketing, é especializada nas áreas de veterinária e de comunicação com os clientes amantes de pets. Já realizou vários projetos relacionados ao mundo animal. São cinco anos de existência como agência, mas os proprietários têm uma vivência na área pet de décadas. De exposições fotográficas demonstrando a relação de amor do morador de rua e seus animais de estimação a grandes encontros com veterinários, tutores e seus pets.

 Serviço:

RIO PARADA PET 

Local: Praça Nossa Senhora da Paz

Data: 1° de dezembro – domingo

Horário – Das 8 às 13 horas

Entrada Franca

Classificação: Livre

SÃO PAULO PARADA PET 

Local: Triângulo SP

Endereço: Avenida Líbero Badaró

Data: 15 de dezembro – domingo

Horário – Das 8 às 16 horas

Entrada Franca

 

Classificação: Livre