O Grupo Palimpsesto e convidados apresentam pela primeira vez no Brasil, a Cantata de Santa María de Iquique , uma importante peça da Nova Canção Chilena. O concerto acontece no dia 7 de dezembro, sábado, às 21h30, no Teatro da UMC, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
A obra é uma belíssima composição que mistura elementos do folclore chileno, a música erudita e a poesia moderna.
A Cantata Popular é estruturada em 18 partes, incluindo cinco relatos declamados sem música, um prelúdio, três interlúdios sem letra, dois pregões e sete canções, com diversos ritmos e níveis de instrumentalização.
O grupo brasileiro recebeu elogios até mesmo de críticos chilenos, como o diretor musical do grupo Quilapayún, o músico Patricio Wang.
“Muy bueno el Palimpsesto. Me gusta mucho la paleta bien amplia de posibilidades y de amplitud de repertório. Muy buenas ideas y todos en general. Bravo!”, disse o especialista.
Cinquentenário:
A Cantata de Santa María de Iquique composta por Luís Advis Vitaglich (1935-2004) em 1969 comemora seu cinquentenário . A obra estreou oficialmente no Segundo Festival de La Nueva Canción Chilena, em agosto de 1970, em Santiago, no Chile, com interpretação do grupo Quilapayún, que a gravaria no mesmo ano em seu sétimo disco.
O épico narra o massacre na Escuela Domingo Santa María de Iquique em 1907. Situada no litoral Norte do Chile, Iquique é uma cidade onde, em 1907, o exército abriu fogo sobre uma manifestação de cerca de 8.500 mineiros que realizavam um protesto por jornadas mais flexíveis e por condições de trabalho dignas. Cerca de 3.600 trabalhadores foram mortos quando se concentravam na Escuela Domingo Santa María – de onde surgiu o nome da obra.
Sobre o Grupo: Palimpsesto:
Formado em 2007, o grupo Palimpsesto trabalha repertório abrangente, sempre interpretado com os típicos instrumentos andinos como quena, zampoña, charango, cuatro, tiple , entre outros.
Desde 2009, o grupo Palimpsesto é requisitado por diversos maestros para apresentar a obra La Misa Criolla, de Ariel Ramirez. Entre eles, maestros Martinho Lutero, Hermes Coelho, Cláudia de Queiroz, Ricardo Barbosa, e Sérgio Wernec.
Em 2018, o grupo, junto com o coro Cantosospeso, regido pelo maestro Martinho Lutero, fez turnê pela Itália, apresentando a obra La Misa Criolla .
Em 2017, em comemoração ao centenário de nascimento da compositora chilena Violeta Parra, o Grupo Palimpsesto interpretou suas principais canções, contando um pouco de sua trajetória artística.
No Brasil, o grupo já se apresentou em importantes espaços culturais e em duas edições da Virada Cultural Paulista. Também gravou o álbum “ A Vida Total” (1989).
O grupo é formado por: Cid Battiato (Voz, quena e direção musical), Miguel Lobos (Voz, Charango e violão), Salvador de la Fuente (Voz e Quena), Nano Ordenes (Voz e Violão) e André Sanches (Voz e Contrabaixo acústico)
Participam deste espetáculo os convidados Agustin Arias (Voz e violão), Mauro Andres (Bombo Leguero), Fabio Pellegatti (Voz e Cello) e Daniel Giffoni (Voz e relato).
Arte de Fernanda Rodante:
|
A apresentação contará também com recursos multimídia, exibindo vídeos com ilustrações inspiradas na história da Cantata de Santa Maria de Iquique. As ilustrações inéditas foram criadas pela artista plástica Fernanda Rodante.
|
Serviço:
Concerto: Grupo Palimpsesto apresenta Cantata de Santa Maria de Iquique
Data: 7 de dezembro, sábado
Horário: 21h30
290 vagas
Entrada: R$40,00 (Inteira) e R$20,00 (meia) – Cartões de crédito Amex, Visa, Credicard e Marter Card) Cartões de débito( Visa Electron, RedeShop) , dinheiro.
Local: Teatro da UMC
Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, nº 550 (entrada pelo boulevard lateral do Teatro)
Vila Leopoldina – São Paulo
Tem Acessibilidade
Estacionamento: Conveniado Faculdade UMC : Dez reais
Ouça : https://drive.google.com/file/d/1OHyQt44lQf1PdFMDedamZ9MkdB0AFK7I/view
Assista ao vídeo convite com arte de Fernanda Rodante
https://www.youtube.com/watch?v=8U42oPt_dG0
https://teatroumc.com.br/2019/11/03/grupo-palimpsesto-apresenta-cantata-de-santa-maria-de-iquique/
Repertório (Todas as obras compostas por Luís Advis):
Hombre de America (da obra Tres tiempos de America)
La Infancia (da obra Canto para uma semilla)
Interlúdio (da obra Vivir como él)
Cantata de Santa Maria de Iquique
- Pregón: Señoras y señores
- Preludio instrumental
- Relato: Si contemplan la pampa y sus rincones
- Canción: El sol en desierto grande
- Interludio instrumental
- Relato: Se había acumulado mucho daño
- Canción: Vamos mujer
- Interludio instrumental
- Relato: Del quince al veintiuno
- Interludio cantado: Se han unido con nosotros
- Relato: El sitio al que los llevaban
- Canción: Soy obrero pampino y soy
- Interludio instrumental
- Relato: Nadie diga palabra que llegará
- Canción de letanía: Murieron tres mil seiscientos
- Canción: A los hombres de la pampa
- Pregón: Señoras y señores
- Canción final: Ustedes que ya escucharon