“Maratona de Nova York” no Glaucio Gill

O Teatro Glaucio Gill apresenta de 6 a 21 de novembro a estreia do espetáculo Maratona de Nova York. A peça é baseada no texto do autor italiano Edoardo Erba que ganha montagem sob direção do ilustre diretor de cinema e televisão, Walter Lima Junior. A  idealização e atuação da peça é de Ricardo Martins e Roger Gobeth.

A peça acontece em um cenário simples – uma caixa preta – por onde os personagens correm durante os 60 minutos. Dois personagens, Steve (Roger Gobeth) e Mario (Ricardo Martins)  são dois atletas por volta dos 30 anos. Durante o tempo da peça, em ato único, os personagens dedicam-se a única ação central: correr. Nesse percurso, de vários andamentos, mas sempre orientado pela ânsia da superação, rememoraram poucos e determinantes momentos que fizeram sentido em suas vidas.

O ato de uma corrida preparatória, porém pontilhada por tão precisas quanto premonitórias recordações, é espaço para perguntas sobre o presente: correr para quê? Superar quem? Que mensagem transmitir na chegada? Percurso cênico, no entanto, que escapa a símbolos fáceis ou metáforas banais e faz do diálogo – tão concreto quanto provido de sarcasmos, idílios e breves embates reflexivos – o lugar por excelência da ação. Se é verdade que os personagens, tomados pelo esgotamento de uma irônica corrida sem sentido, foram perdendo as mais elementares referências de seu caminho aos poucos irão constituindo hipóteses para novos e insuspeitos sentidos ordenadores de outra viagem, realizada, talvez, apenas pela mente de um único e solitário personagem em estado de coma.

Sinopse: O espetáculo ocorre dentro de uma caixa preta por onde os personagens correm durante os 60 minutos. Durante esse tempo, discussões e revelações acontecem através da conversa de Mario (Ricardo Martins) e Steve (Roger Gobeth), dois caras de pensamentos muito diferentes, que treinam para a tal maratona. A corrida, que poderia ser apenas uma conversa aparentemente banal sobre a vida, ao longo da peça começa a revelar a intimidade desses atletas.

FICHA TÉCNICA
De: Edoardo Erba
Adaptação: Beth Rabetti
Direção: Walter Lima Junior
Elenco: Ricardo Martins e Roger Gobeth
Diretor de Movimento: Caroline Monlleo
Direção musical e trilha original: Aramis Buratto
Iluminação: Wagner Pinto
Figurino: Flávio Souza
Identidade Visual: Julia Pires
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Idealização: Ricardo Martins

O Teatro Glaucio Gill é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ.

 

Serviço: Maratona de Nova York

Teatro GLAUCIO GILL: Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana.

Telefone: (21) 2332-7904
Temporada: de 06 a 21 de novembro
Quartas e quintas, às 20h
Ingresso: R$ 50,00 – inteira / R$ 25,00 – estudantes, professores da rede pública, sênior acima de 60 anos.
Duração: 65min
Classificação indicativa: 12 anos
Capacidade de público: 100 lugares
Acesso para portadores de necessidades especiais

Anúncios