Pedro Uchoa assina o texto e estreia o monólogo “Aquele que Nasceu”, que volta ao cartaz para uma curta temporada no Centro Cultural Municipal Sérgio Porto, de 8 a 17 de novembro (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h). O trabalho desenvolve o conceito do “dramaturgo em cena”, uma síntese sobre a relação do ator como criador das suas próprias palavras. A direção é de Adriano Basegio, que propõe ao espetáculo uma poética calcada na investigação de ações físicas e a exploração da arquitetura do espaço como caminho de linguagem e narrativa.
A cargo do ator está o manuseio do tempo e do espaço, o corpo dele é o princípio de tudo, nele e dele nasce o primeiro e o último sopro que abraça a vida e dela se despede; a respiração, a ideia do bardo, as intersecções de ações e o espectro como fonte para revelar uma imagem distorcida de um mesmo objeto. Diferentes corpos, mesmas ações, diferentes ações, mesmos corpos.
O espectador é convidado a perceber as relações entre uma história e outra, suas semelhanças, diferenças e aquilo que parece que já foi visto, como um déjà vu; para que ator, diretor, dramaturgo e público possam construir juntos uma narrativa que contemple este passeio de impressões e imagens.
“Aquele que Nasceu” sublinha a relação efêmera entre todos nós; eu, você, ela, ele, severinos, romeus, aquele que gira a roleta, aquele que você não sabe o nome, aquele que nunca foi à praia, aquele que estava no lugar errado, aquele que nasceu no corpo errado, aquele que simplesmente nasceu.
Sinopse
Sem julgamentos de credo ou causa, AQUELE QUE NASCEU dá voz a personagens que narram de forma cômica como suas vidas vieram de encontro à morte, como se o óbito trouxesse o privilégio da liberdade de expressão sem condenação.
Ficha Técnica
Texto e Atuação: Pedro Uchoa Direção: Adriano Basegio Luz: Tamara Torres Figurino: Renata Mota Trilha Sonora: João Ribeiro Programação Visual: Daniel de Jesus
Direção de Produção: Renata Campos
Serviço
Espetáculo: AQUELE QUE NASCEU
Datas: de 8 a 17 de novembro
Horário: Sexta e sábados, 20h; domingo, 19h
Local: Centro Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Visconde Silva, s/nº, Humaitá
Classificação indicativa: 10 anos
Abertura da bilheteria: 17h
Telefone: (21) 2535-3846 Ingressos: contribuição consciente
Duração: 55 min