Rapper LIMCE na Casa Santo Amaro

A depressão é um dos principais males do século XXI e um dos maiores desafios da Saúde Pública no Brasil, atingindo quase 6% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os seus efeitos, causas e consequências na mente humana inspiraram o rapper, poeta e escritor carioca O LIMCE a compor seu novo single, PENSAMENTO É BAGAGEM, com participação de Dketo, que chega às principais plataformas digitas (YouTube, Deezer, Spotify, etc) dia 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 20h. No mesmo dia, o clipe da música também será lançado e apresentado pelo artista em um show com músicas do EP “Cavalo de Troia”, na Casa Santo Amaro (Rua Santo Amaro, 316, Glória), com entrada gratuita.

O clipe tem Direção de Fotografia de Daniel Gomes Ferreira e foi gravado no Parque Gatineau, no Canadá, durante uma viagem do artista com sua família. O bucólico cenário canadense repleto de brumas e das características folhas amareladas de outono inspiraram O LIMCE a trazer esse universo para a concepção visual da música.

“Estou buscando informações sobre a mente humana e sobre como ela funciona há muitos anos. A gente sabe que a depressão ainda é uma espécie de incógnita, apesar de ser um problema urgente, e a música se propõe a trazer reflexões sobre como isso se desenvolve na nossa mente”, explica O LIMCE, que também fala sobre a inspiração para o título da canção: “Acredito que quando a gente concebe o pensamento ele já vem em duas formas, uma errada e uma certa, então você precisa decidir: qual é o peso que está levando? Ele pode ser bom e ruim, mas de qualquer forma, precisamos ter essa bagagem para poder nos entender”, diz.

Caracterizadas por fortes críticas sociais, as músicas compostas pelo rapper sempre buscam temas que gerem reflexões. Em “Pensamento é Bagagem”, não é diferente. O refrão, por exemplo, usa a voz mecânica do Google, levantando a questão da Tecnologia e o que ela tem a ver com a depressão.

“Existem, hoje, inúmeros problemas relacionados a essa doença causados pelo uso excessivo da tecnologia, especialmente entre os jovens. É preciso discutir esse fato. Também fiz questão de trazer para o clipe estatísticas de fontes como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como por exemplo a de que existem 11 milhões de brasileiros que sofrem com esse problema”, conta o rapper, cria da Baixada Fluminense, e que já sofreu de depressão há alguns anos.

O LIMCE começou a escrever em 1994 quando ainda trabalhava na Construção Civil e se dedicava somente à família. Durante 20 anos, auxiliou projetos sociais nas ruas de Caxias, o de maior destaque, um abrigo para crianças que o rapper construiu por sua própria iniciativa e com suas próprias mãos, a Casa Lar Viva Rio. Suas principais inspirações no rap nacional são: Racionais MC’s, Criolo e Thaide, este último, responsável por despertar seu interesse pela música ainda nos anos 80.

“Depressão e tristeza são coisas diferentes. A gente começa a pensar demais, vem a ansiedade e isso aos poucos vai tomando outras proporções. Não nos analisamos conscientemente, só inconscientemente, projetando no outro. Por isso, é importante, hoje, trazer questões relacionadas à Saúde Mental à tona. O rap tem o poder de trazer palavras para falar dos marginais e dos marginalizados e também para dar luz a problemas graves como esse, que nem sempre queremos enxergar”, conclui.

SOBRE O LIMCE: O rapper, poeta e escritor O LIMCE – nascido e criado na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias – traduz para a linguagem urbana do rap as mazelas sociais, as desigualdades, as inequidades e o retrato de um Brasil injusto, visto e vivido a vida inteira pelo artista. Há mais de 20 anos compondo e escrevendo poesias e textos, O LIMCE usa suas canções como verdadeiras ferramentas de articulação para se expressar e contar um pouco de suas histórias e vivências. Suas composições e beats abordam de um jeito visceral o comportamento humano, além de problemas sociais como o racismo, a violência, a pobreza, a discriminação, entre outros, que o rapper viveu de perto em toda sua vida. Em 2018, o artista lançou seu primeiro livro “Cavalo de Troia” (Editora Autografia, 64 páginas), com uma compilação de 50 trechos de poesias. No mesmo ano, lançou também um EP com seis faixas disponíveis no Spotify e nas principais plataformas digitais, todas as músicas com fragmentos incluídos no livro.

SIGA – O LIMCE:

YouTube: bit.ly/OLimceYouTube

Facebook: facebook.com/olimcerapperx/

Instagram: https://www.instagram.com/olimce/

FICHA TÉCNICA:

Letra e beats: O Limce

Vocais: O Limce e Dketo

Masterização: Valdo Silva

Direção de Fotografia e ID Visual: Daniel Gomes Ferreira

Edição: O Limce

Produção Musical: Tiago Vaz e O Limce

Assistente de Produção: Luiz Carlos Inácio Junior

Redes sociais: Mario Camelo e Tainá Porfírio

SERVIÇO:

“Pensamento é Bagagem”

– Lançamento do clipe e single com show do rapper O LIMCE

Data: 7 de novembro de 2019, quinta-feira

Horário: a partir das 19h

Local: Casa Santo Amaro

Endereço: Rua Santo Amaro, 316, Glória.

Grátis. 14 anos.

Capacidade: 120 pessoas

Anúncios