Semana da Animação no Centro Cultural Light

Uma semana inteira com exibição de filmes para todos os gostos! Essa é a proposta da “Semana da Animação” que será realizada pela primeira vez no Centro Cultural Light.

A programação, que acontece de 28 de outubro a 1º de novembro, contará com mais de 50 filmes de mais de 10 países diferentes, incluindo produções brasileiras. Entre essas produções nacionais pode-se destacar o primeiro desenho animado totalmente em Libras, ‘Min e as Mãozinhas’, produzido pelo diretor de animação Paulo Henrique dos Santos.

A abertura do evento acontece no dia de 28 de outubro, a partir das 19h, quando é celebrado o Dia Internacional da Animação. Nesse dia, acontecerá uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca em centenas de cidades do Brasil, simultaneamente. No Brasil, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA e é considerado o maior evento simultâneo de animação realizado em todo o país.

A exibição do dia 28 é composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional), selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA, e uma hora de filmes estrangeiros (Mostra Internacional). O evento também disponibilizará para as cidades participantes versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando assim, o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.

A partir do dia 29 de outubro até 1º de novembro, o Centro Cultural Light contará com sessões gratuitas ao longo da semana nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 18h. Em todas as sessões haverá distribuição de senha 1 hora antes das exibições.

Para Juan Guimarães, Analista de Patrimônio Histórico da Light e um dos organizadores do evento, a ação foi resultado das parcerias que se firmaram em 2019. “Graças às parcerias que foram feitas este ano, estamos realizando nossa primeira Semana da Animação. É com grande satisfação que conseguimos produzir o evento que levará cultura, arte e educação ao público que visita o nosso espaço diariamente”, declara Juan.

Marcelo Marão, Diretor de Animação e um dos organizadores do evento no dia 28, acredita que esta será a maior e mais aclamada realização do evento no Rio de Janeiro desde a sua primeira edição. E a mais afetuosa também. “São 16 anos que realizamos o Dia Internacional da Animação no Brasil. Mesmo sem nenhum aporte financeiro, este ano, o evento acontecerá simultaneamente em mais de 150 cidades brasileiras, com a parceria voluntária de inúmeros colaboradores e colaboradoras. Apesar de todas as dificuldades envolvendo a cultura e o audiovisual atualmente no país, estou muitíssimo empolgado com o evento no município do Rio.”

“A inédita parceria com o Centro Cultural da Light chegou repleta de entusiasmo e vibração, com generosa sinergia e vigorosa laboração. Teremos uma belíssima sala de exibição para as sessões da noite de 28 de outubro – data em que se festeja o dia da animação em todo o mundo – acompanhada de múltiplas reprises durante a semana, debates e oficinas, presença de realizadores e realizadoras dos filmes e ainda sessões

complementares. Estou ansioso desde já pelo início da celebração e auspicioso de que esta parceria com o Centro Cultural da Light e o Dia Internacional da Animação continue por muitos anos”, finaliza Marão.

PARCERIAS

A Semana da Animação é o fruto das parcerias entre a Light, a ABCA, o Núcleo de Arte Digital e Animação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (N.A.D.A PUC-RIO) e o grupo Baixada Animada. O Núcleo de Animação da PUC-RIO, além de exibir suas produções na Semana da Animação, também realizará uma palestra no dia 31/10, das 15h às 16h, no Centro Cultural Light.

OFICINAS DE STOP MOTION

Serão realizadas ainda Oficinas de Stop Motion, entre os dias 29/10 e 1/11 – sempre às 16h (duração estimada 1h – 1h30min). Com o objetivo de exercitar o processo criativo, o trabalho em grupo e a percepção cinematográfica, a equipe do Programa Educativo Cultural Light realizará uma oficina de Pixilation, um dos métodos da técnica de Stop Motion. A proposta da atividade é trazer a linguagem da animação cinematográfica por meio da elaboração de cenas. Os participantes poderão criar animações e vão participar das etapas envolvidas na produção de um filme. Capacidade máxima: 5 pessoas. Distribuição de senhas: 30 minutos antes da atividade.

FOOD TRUCKS E GASTRONOMIA

Além do Bistrô Pimenta Gourmet, localizado no Centro Cultural Light, serão posicionados food bikes, com o intuito de trazer uma opção diferenciada de comidas e lanches durante toda a programação.

SERVIÇO

SEMANA DA ANIMAÇÃO

De 28 de outubro a 1º de novembro

28/10 – 19h

Abertura do evento com versões de filmes da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem

29/10 a 01/11

Exibição de filmes:

11h, 12h, 15h e 18h

Distribuição de senhas: 1 hora antes de cada sessão

Oficina de Stop Motion:

16h | Capacidade máxima: 5 pessoas

Distribuição de senhas: 30 minutos antes da atividade

31/10 – 15h

Palestra do Núcleo de Animação da PUC-RIO

Local: Avenida Marechal Floriano, 168, Centro – Rio de Janeiro | Centro Cultural Light

Classificação: livre

Anúncios