A Intuição Companhia de Ballet apresenta “Epifania”

A INTUIÇÃO COMPANHIA DE BALLET faz única apresentação do espetáculo EPIFANIA, no dia 31 de outubro, ás 21h, no teatro Gazeta.  Em cena 10 bailarinos e trilha ao vivo com a pianista Rosely Chamma. A coreografia é assinada por Vinícius Anselmo, também diretor da Companhia.

Epifania do grego “epiphanéia”, podendo ser traduzido literalmente como “manifestaçãoou aparição, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo, também pode ser um termo usado para a concretização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos, filosófico e literal, para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeça e agora consegue ver a imagem”.

O propósito de movimento é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência e bagagem da dança contemporânea, nesse contexto a pesquisa corporal inclui sincronismo aplicado em movimentos com desarticulação, quebra de linha de rigidez e técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica. Assim, as sapatilhas de ponta se tornam ferramenta para a dança contemporânea.

O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.

A obra carrega consigo a proposta de investigar os processos pelos quais a epifania, no sentido filosófico, é alcançada, não apenas para compreender a súbita sensação de entendimento em si, mas, especificamente, quando ela se dá com o foco na origem e nos porquês da vida humana.

O coreógrafo reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a     ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra.

O desejo é de se comunicar com o público, criar um canal onde as experiências de palco sejam uma troca entre bailarinos e platéia. O intuito é que toda a pesquisa da obra seja experienciada junto aos expectadores.

Epifania é o momento efêmero de súbita compreensão da existência no mundo através de instantes no qual o indivíduo consegue ancorar sua consciência no momento presente, aprimorar os sentidos, e se sentir mais vivo.

Sobre Vinícius Anselmo – Diretor e Coreógrafo

Membro do Conselho Internacional de Dança, sede em Paris na França;

Diretor da Escola Ballet Educart em São Paulo;

Contemplado pelo Programa da Prefeitura Municipal de São Paulo, Fomento à Dança em 2017 e 2018;

Contratado como primeiro bailarino na companhia Albany Berkshire nos Estados Unidos;

Integrou as companhias: Ballet Stagium e StacattoSP em São Paulo;

Convidado para compor a banca de jurados do Festival Urizzi Dance;

Convidado para compor a Comissão de Especialistas de seleção de trabalhos no Festival de Dança do Triângulo em Uberlândia;

Realizou Cursos de aperfeiçoamento em Broadway Center, Steps on Broadway, Central Arts e Peridance em Nova York;

Coreógrafo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil);

Convidado a compor a banca de exames Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo;

Teve seu trabalho ‘Eu Digital’ premiado e escolhido para se apresentar na noite de Gala em Berlim na Alemanha, Theater des Westens, dividindo o palco com grandes companhias como Staatsballett Berlin e Teatro Mariinsky;

 

Estudou em Paris na França o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal;

Homenageado na Câmara dos vereadores da cidade de São Paulo com voto de Júbilo no dia Internacional da Dança pela vereadora Edir Sales.

INTUIÇÃO COMPANHIA DE BALLET apresenta

EPIFANIA

Única apresentação: dia 31 de outubro, quinta-feira, às 21h.

Duração: 50 minutos

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia.

Meia: estudantes; aposentados; idosos; professores; artistas com DRT; IDjovem.

 

TEATRO GAZETA  700 lugares

Avenida Paulista, 900 – Térreo – Metrô Trianon Masp

Bilheteria: (11) 3253.4102

Vendas Online: https://bileto.sympla.com.br/event/62713 ou na Bilheteria do Teatro.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor e Coreógrafo: Vinícius Anselmo

Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias

Produtora e Auxiliar Administrativo: Thalita Falk

Produtora: Marli Santos e Letícia Docampo

Diretora de Marketing: Nathalia Urizzi

Pianista: Rosely Chamma

Professores: José Ricardo Tomaselli, Lars Cauwenberg e Felipe Guedes

Criação de luz: Raquel Balekian e Vinícius Anselmo

Figurinistas: Vinícius Anselmo e Felipe Guedes

Costureira: Cleuza Torres

Cenógrafo: Armando Santos e Onias Viana

Operação e montagem de Luz: Raquel Balekian, Val Santana e Isaias Neri

Técnico de Som e Apoio: Aharon Gidali e Radson de Almeida

Coordenador de palco e Cenotécnico: Igor Lopes, Betto Lopes e Luiz Silva

Bailarinos: Alessandro Mesquita, Bruno Lobo, Diana Rosa, Felipe Guedes, Jeison Lopes, Márcio Vittorino, Mariana Massoneto, Nathália Massa, Tayanne Zandonato e Thalita Falk.

Anúncios