“Felizes para sempre?” na Casa de Cultura Laura Alvim

Após o sucesso da temporada de estreia no Teatro Maria Clara Machado, em junho, o espetáculo “Felizes para sempre?” volta em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema a partir do dia 05 de outubro, todo sábado e domingo às 16h, até o fim do mês. Inspirada no romance do filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre, “Os dados estão lançados”, a peça conta a história de Anaís, que tomada por sentimentos confusos, decide se jogar numa aventura em um lugar misterioso para tentar mudar algo que parece ser irreversível: a perda de seu pai e a falta que ele lhe fará.

Cruzar o universo do dramaturgo existencialista e o mundo lúdico das crianças partiu da cabeça fervilhante da atriz e psicóloga Aline Cruz. Em 2011, época em que se debruçava sobre a obra de Sartre ao mesmo tempo em que era assídua frequentadora de peças infantis com suas filhas, foi pega de surpresa com perguntas capciosas das crianças sobre o tempo de vida e quanto tempo dura o tal “para sempre”, tão falado nos contos de fadas.

“Apesar de divertidos, queria ver assuntos mais profundos nos espetáculos, que colocassem as crianças para refletir. O que poderia ir além dos personagens que elas identificam facilmente e das distrações? Foi buscando essa reflexão que me aventurei na escrita, sob influência de Sartre, criando o ‘Felizes para sempre?’”, explica Aline, que assina o texto em parceria com Thiago Bomilcar Braga, além de atuar na montagem.

            A peça, dirigida por Thiago Bomilcar Braga e Paula Jardim, joga luz sobre temas como a importância do agora, a finitude das coisas, o valor da família e da amizade verdadeira. “Tivemos uma resposta incrível na nossa primeira temporada, com pais dizendo o quanto a peça ajudou a tocar em assuntos que eles não sabiam como abordar. Ficamos superfelizes”, conta Paula.

Na história, Anaís, que mora numa aldeia e tem uma árvore como sua melhor amiga, entra em um misterioso buraco no intuito de contornar a iminente perda do pai e a saudade que sentirá dele. Na imensidão deste lugar, ela encontra um menino, com quem tem identificação imediata. A amizade entre os dois se intensifica na mesma proporção da ânsia de sair do tal lugar. No decorrer da história, surge uma chance de sair do buraco sob inusitadas condições e os dois terão que agarrar esta oportunidade para poder viver seu final feliz.

            “Buscamos criar uma ambientação bem lúdica, usando elementos orgânicos como folhas, troncos e galhos verdadeiros no cenário, para abordarmos, com a delicadeza necessária, temas preciosos como o tempo, a liberdade, a vida e a morte”, resume a produtora e atriz Tainá Bevilacqua. Completam o elenco, além de Aline e Tainá, Lucas Baptista, Bruna Stephanes e Tainá Mattos.

Serviço:

“Felizes para sempre?”

Sessões: aos sábados e domingos, às 16h

Temporada: De 05 a 27 de outubro de 2019
Indicada para maiores de 5 anos

Preço: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada)

Local: Casa de Cultura Laura Alvim

Endereço: Avenida Vieira Souto 176

Telefone: (21) 2332-2016

Capacidade: 186 lugares

Ficha técnica:

Texto: Aline Cruz e Thiago Bomilcar Braga

Direção: Paula Jardim e Thiago Bomilcar Braga

Elenco: Aline Cruz, Bruna Stephanes, Lucas Baptista, Tainá Bevilacqua e Tainá Mattos

Arte e Cenário: Martha Pedalino

Figurino: Rosa Ebee

Iluminação: Nanda Mattos

Trilha Sonora: Cainã Bomilcar

Assistente de direção: Filipe Leon

Assistente de cenário e figurino: Thiago Tonazzi

Fotos: Flávio Dantas

Assessoria de imprensa: Bianca Arman

Direção de produção: Tainá Bevilacqua

Produção executiva: Amanda Loretti

Idealização: Aline Cruz

Realização: Due Art e Saideira Produções

Anúncios