Ariano Suassuna para criança em O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna

O espetáculo infantil “O Homem da Vaca e o poder da fortuna”, de Ariano Suassuna e direção de Henrique Kaladan, tem estreia marcada para o sábado (31/08), às 11h, no Teatro Petra Gold– Sala Marília Pêra.

A França tem Moliére. A Itália tem Goldoni. O Brasil felizmente tem Ariano Suassuna, autor de várias obras com destaque para o “O Auto da Compadecida” joia rara da dramaturgia popular brasileira. Apesar de sua grande e principal inspiração ser o genuíno homem brasileiro, encontra-se na obra deste mestre a influência do universo das comédias francesas e do gênero italiano da comédia dell’arte. Todas estas são artes que souberam retratar com lente de aumento as principais características do comportamento humano.

Levar crianças e adultos a vivenciar a rica cultura popular brasileira. O espetáculo é uma mescla da literatura de cordel e de ritmos como a ciranda, o bumba meu boi, o cavalo-marinho, o frevo e etc. A comédia “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” interage com o público de forma leve, lúdica, colorida e alegre levando-o a cantar, dançar e identificar-se com a sensibilidade e a esperteza dos personagens de Ariano Suassuna.

A trilha sonora do espetáculo é executada ao vivo, com músicas de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Quinteto Armorial

Sinopse

 

O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, convencendo-a com suas desculpas. Num belo dia, um vaqueiro penalizado pela situação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que detesta o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês. Um homem rico que presencia as trocas, aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim, que bem conhece sua mulher, aceita a aposta e sai vitorioso levando o dinheiro do rico. Finalmente, a partir de uma ironia do destino e da aposta, Joaquim Simão torna-se um homem próspero, dono de uma fazenda chamada Fazenda Homem da Vaca.

Ficha Técnica

 

Texto: Ariano Suassuna

Concepção e Direção: Henrique Kaladan

Elenco:Pedro Wilson

                       Nathalia Fabris

Bruna Knoploch

Bernardo Bastos

Daniel Diaz

Leonardo Villar

Músicos:       Alexandre Bittencourt (Flauta e Pifano)

Bruno Reis (Viola de 10 cordas)

Éber Farias – (Percussão)

Cabeças e Adereços: Kaladan

Visagismo: O Grupo

Figurinos: Henrique Kaladan

Confecção dos Figurinos: Anastasia Mytko

Cenografia: Ericeira Junior

Coreografias: Mario Cardona

Preparação corporal: NatássiaVello

Direção musical: Henrique Kaladan e  Alexandre Bittencourt

Programação Visual e Fotografias: Zele Comunicação

Produção executiva e Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

Direção de Produção: AH DE ANDRADE PRODUCOES ARTISTICAS

Apoio Cultural: ZELE Comunicação e Produção Cultural Ltda.

 

O DIRETOR – Henrique Kaladan

 

Iniciou suas atividades no Teatro aos 17 anos, com participação no PROJETO ARMORIAL, criado e dirigido por Ariano Suassuna, no Teatro de Santa Izabel em Recife.Em São Paulo, já formado em artes cênicas pela Escola de Arte Dramática EAD-USP, São Paulo, participou da Companhia Teatral de Paulo Autran e de Ruth Escobar. Foi dirigido pelos seguintes diretores: Fauzi Arap, Antônio Abujamra e Antunes Filho.

Serviço

Teatro Petra Gold – Sala Marília Pêra

Rua Conde de Bernadotte,  26 – Leblon

Informações (21) 25297700

Sábados e Domingos – 11h

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

Capacidade: 400 lugares

Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

Temporada de 31 de agosto a 22 de setembro de 2019