Setembro no CCBB

Em setembro, a programação apresenta Ai Wei Wei Raiz, premiada exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei e Museum of Me, experiência audiovisual que utiliza inteligência artificial para interpretar a vida digital do visitante. Em cartaz os espetáculos O Pirotécnico Zacarias, no Teatro II, e Piquenique, no Teatro III. A mostra de cinema Anime: As Fantásticas Animações Japonesas encerra esse mês e dá lugar ao 10º Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, seguido da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e do Festival Visões Periféricas 2019.

EXPOSIÇÃO

AI WEI WEI RAIZ
Até 04/11

2º andar e térreo
A maior exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei já realizada no Brasil, escolhida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como a melhor exposição internacional de 2018, chega ao Rio apresentando obras que representam a biodiversidade, a paisagem humana e a criatividade local, além de trabalhos icônicos do artista, considerado um dos principais nomes da cena contemporânea mundial. Parte das obras estará exposta no Paço Imperial e na Praça da Candelária.

Curadoria: Marcelo Dantas
Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO – EXPOSIÇÃO AI WEIWEI RAIZ
25/09
Quarta – 18h30
Auditório 4º andar
O curador, Marcelo Dantas, conversa com o público sobre a obra do artista Ai Weiwei.
Entrada franca. Distribuição de senhas 1 hora antes.

MUSEUM OF ME

05 a 29/09

Térreo

Um mergulho imersivo na sua vida digital, somando-se uma explosão de cores, textos e imagens, aparentemente aleatórias. Mas eles são tão aleatórios? Em uma jornada audiovisual de aproximadamente 2 minutos, o visitante vivencia uma sensação de tirar o fôlego que mistura seu conteúdo real com uma dose de inteligência artificial em uma experiência exuberante.

Classificação indicativa: 10+

Entrada franca

DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO – INSTALAÇÃO MUSEUM OF ME
04/09
Quarta – 18h30
Auditório 4º andar
Realização de palestra sobre a instalação Museum of Me com o tema “Arte, Inovação, Tecnologia e uma pitada de Arquitetura.”, a ser ministrada pelo arquiteto Marcelo Pontes.

Entrada franca. Distribuição de senhas 1 hora antes.

TEATRO
O PIROTÉCNICO ZACARIAS
Até 16/09
Quinta a segunda – 19h30
Teatro II
A nova montagem do grupo teatral mineiro Giramundo aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação, integrando imagens reais e pré-gravadas no palco. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de compreensão da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor.

Direção-geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia. Atores marionetistas: Antônio Rodrigues, Beto Militani, Camila Polatscheck e Fabiola Rosa.

Classificação indicativa: 16+
Duração: 75 minutos
Ingressos: R$30

PIQUENIQUE
01 a 29/09
Sábados e domingos – 15h00 e 17h00
Teatro III

De forma poética, a peça conta a história de uma cozinheira jovem, bondosa, forte e inteligente que luta contra o cruel vilão Testa de Ferro, quando percebe que tudo a sua volta está morrendo por conta de uma fábrica de canhões que despeja lixo na natureza. A fábula se desenvolve em torno de uma mesa de piquenique, entre temperos, sombras e canções. Um espetáculo para toda a família que convida o público a construir, junto com os atores, as imagens dessa aventura.
Elenco: Carolina Pismel e Paulo Verlings. Direção: Flavio Souza. Dramaturgia: Marcéli Torquato e Flavio Souza. Direção musical: Guilherme Miranda.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$30

MÚSICA
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

CINEMA
ANIME: AS FANTÁSTICAS ANIMAÇÕES JAPONESAS
Até 02/09
Quarta a segunda
Cinema I
A mostra explora a diversidade de temáticas e gêneros presentes no anime, estilo de animação por meio do qual a cultura japonesa atravessou o mundo. A programação tem entrada franca e conta com filmes emblemáticos, como Ghost in The Shell, Pokémon e Akira.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Juliana Melo.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL 10 ANOS
06 a 09/09
Sexta a segunda
Cinema I
O único festival de cinema do Brasil, e pioneiro na América Latina, inteiramente dedicado à exibição de filmes sobre futebol comemora 10 anos de existência ratificando sua trajetória como referência nos circuitos nacional e internacional de festivais de cinema esportivo.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Antonio Leal.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

8ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL
11 a 23/09
Quarta a segunda
Cinema I
O projeto apresenta filmes e debates que discutem as questões ambientais que permeiam as sociedades contemporâneas.
Confira a programação no fôlder da mostra e nos sites bb.com.br/cultura e ecofalante.org.br.
Curadoria: Francisco Cesar Filho.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2019
25 a 29/09
Quarta a segunda
Cinemas I e II
O projeto estimula a produção audiovisual brasileira e latino-americana, contribuindo para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual. A programação é composta por mostras competitivas e não competitivas.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Júlia Levy, André Sandino e Emílio Domingos.
Classificação indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca

GALERIA DE VALORES

Museu Banco do Brasil – 09 às 21h
Quarta a segunda
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil – 09h às 21h
Quarta a segunda
Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

ARQUIVO HISTÓRICO
6º andar – 10h às 19h
Segunda, quarta, quinta e sexta
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.

CCBB EDUCATIVO

1º andar
Quarta a segunda – 09h às 21h
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência:
agendamentorj@ccbbeducativo.com
Mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com
Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com

Destaque do mês | Lugar de Criação – Especial Dia da Independência

Na Galeria de Valores do CCBB podemos encontrar moedas comemorativas de diversos acontecimentos históricos do Brasil e do mundo. Nos dias 7 e 8, convidamos crianças e suas famílias a visitar a exposição com nossos educadores, estudar as imagens que foram criadas para imaginar o Brasil, e depois criar moedas comemorativas que ilustrem acontecimentos importantes na nossa própria história.

Serviços
Confeitaria Colombo – Casa de chá
2° andar
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

Restaurante e Cafeteria Lilia
Térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e no mezanino, de 11h30 às 15h, o restaurante traz opções para o almoço.

Livraria da Travessa
Térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Anúncios