2 Homens e 1 Dinheiro

A peça 2 Homens e 1 Dinheiro foi concebida a partir do esquete de mesmo nome criado em 2014. Assim como a cena curta, o espetáculo explora o lugar cotidiano como base para a encenação, e promove um saboroso diálogo entre a arte do palhaço e a narrativa não verbal.  O espetáculo estreia dia 09 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Gonzaguinha.

Ambientado em  um ponto de ônibus, 2 Homens e 1 Dinheiro mostra a relação/disputa entre dois palhaços,  explorando sua capacidade de jogo cômico. As principais referências do trabalho são: o grupo “El Tricicle” (Espanha), Mr. Bean, e o espetáculo “De Malas Prontas”, da Cia. Pé de Vento de Teatro.

A dramaturgia de 2 Homens e 1 Dinheiro foi construída por meio de jogos e exercícios de improvisação, tendo como impulso criador a mesma premissa empregada no filme argentino “Relatos Selvagens” (2014). Pessoas comuns, que ao se depararem com situações de embate social, se deixam levar pelos instintos mais primitivos, e estabelecem relações conflituosas que os levam às últimas consequências. Similar ao que ocorre com os dois personagens/palhaços, que travam uma luta sem limites e escrúpulos por algumas moedas.

As músicas que atravessam o espetáculo atuam como um importante elemento que dialoga diretamente com os palhaços na construção da comicidade do trabalho. Neste caso, esse efeito é gerado tanto pelo sincronismo dos movimentos em relação aos nuances musicais, quanto pelos momentos que fazem referência à cenas clássicas do cinema, embalados por sua trilha sonora original. Em um desses momentos, o espetáculo faz alusão à célebre cena do chuveiro do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock

 

Sinopse

2 Homens e 1 Dinheiro é um espetáculo cômico passado em um ponto de ônibus, onde dois palhaços se conhecem e esperam o transporte. Através da linguagem da palhaçaria e da narrativa física, surgem diversos passatempos, até que um acidente acontece e os dois tem que disputar o único dinheiro restante para pagar o transporte. Com fortes referências cinematográficas e uma leitura nonsense, podemos ver o quão irracionais e sádicos podemos ser quando submetidos a situações de desvantagem e competitividade.

 

 

 

 

 

 

 

A  Inepta Cia.

      Formada  no ano de 2018 e  fruto da união de cinco artistas oriundos do interior do  estado e baixada  fluminense, a  Inepta Cia. iniciou o processo de criação do seu primeiro espetáculo, Uma Mala para Dois Palhaços, em março de 2018. Trabalho que promove o intercâmbio entre a linguagem da palhaçaria e o universo do cinema de Chaplin, Buster Keaton e O Gordo e o Magro. Uma Mala para Dois Palhaços estreou no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Desde então, o espetáculo tem sido apresentado em festivais e teatros pelo estado do Rio. A peça foi vencedora do 15° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, nas categorias de melhor espetáculo infantil, melhor iluminação, e melhor ator. No Festival Cenáculo de Teatro 2018, ganhou os prêmios de Melhor Pesquisa de Linguagem, 2° Melhor espetáculo pelo Juri Popular, e 3° Melhor espetáculo pelo Juri Técnico. Além disso, obteve indicações nas categorias Direção, Ator e Texto. Em dezembro de 2018, levou para casa os prêmios de melhor direção e 3° Melhor Espetáculo no Fest e Art, Festival de Teatro de Santa Teresa, na categoria infantil. A peça ainda está em atividade, sendo apresentada em  Unidades Sesc e projetos de teatro voltados para escolas da rede pública.

Em 2019, a Cia. foi selecionada para integrar o corpo de espetáculos que irão compor o quadro de atividades do projeto Plateias Hospitalares 2019, coordenado pela ONG Doutores da Alegria  contemplados nesse edital com a aprovação de dois espetáculos: Uma Mala para Dois Palhaços e 2 Homens e 1 Dinheiro. Ambos na linguagem da palhaçaria.

    O projeto 2 Homens e 1 Dinheiro é o segundo espetáculo da Cia., e tem origem em um esquete homônimo, apresentado em diversos festivais  pelo estado. Entre eles, o Festu ( Festival de Teatro Universitário), Niteroi em Cena, Fest e Art, Festival de cenas curtas do Zimba, e Sated RJ. Ao longo dessa caminhada, a cena acumula cinco indicações, incluindo melhor direção, e oito prêmios, sendo quatro vezes o de melhor ator, e 2° Melhor esquete em três ocasiões.

 

 

Ficha Técnica:

Autoria: Inepta Cia.

Elenco: Akauã Santos e Cássio Duque.

Direção: Filipe  Codeço.

Iluminação:  Peder  Salles

Operação de Luz: Junior  Melo e  Ana Rosa.

Operadora de Som:  Isabour  Estevão

Figurino:  Juliana Cardoso

Cenografia:  Inepta Cia.

Fotos: Joselia Frasão.

Designer:  Samuel Santiago

Assessoria de Imprensa: Duetto  Comunicação


Serviços

2 Homens e 1 Dinheiro

De 09 de agosto a 01 de setembro de 2019

Sextas e Sábados, às 19h e Domingos, às 18h.

Teatro Municipal Gonzaguinha

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Capacidade: 130 lugares

Classificação: Livre

Gênero: Palhaçaria/ Comédia

Ingressos: R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia

Anúncios