Grupo SATS celebra três anos com ocupação no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro

Dotados de razão, formuladores de ideias e ideais, capazes de feitos grandiosos e também de atrocidades. Afinal, o que pode ser o humano? Com essa pergunta em mente – e no corpo – o Grupo SATS reestreia o espetáculo UMAN, no Teatro Cacilda Becker, no Rio, dentro de uma Ocupação que celebra os três anos da companhia.

 

Definido pelos intérpretes-criadores como um dispositivo que dispara no público múltiplas possibilidades de resposta, UMAN traz ao centro do acontecimento conexões e discursos que abordam a ideia sobre o ser.

 

“UMAN é o primeiro trabalho do Grupo SATS e continua sendo o lugar em que pesquisamos formatos, poéticas, dramaturgias e o corpo. Com o tempo, entendemos que tudo se atualiza, modifica, e reconstrói, inclusive trabalhos de arte. E como falar de humanidade sem falar do transitório, da contradição, do que escapa, do que morre?”, aponta Deisi Margarida, intérprete e co-diretora do espetáculo.

 

A reestreia acontece depois de uma itinerância em 2018 quando o espetáculo foi apresentado em espaços alternativos da cidade, o que possibilitou a Deisi e Rodrigo Gondim, intérprete e co-diretor, chegarem à nova proposta: uma performance que se atualiza a cada nova aparição, instigando e sendo instigada pelo espaço, por gestos e palavras, trazendo ao público novas frequências e formas de olhar.

 

“UMAN  é um acontecimento em trânsito, uma reflexão que tem pela via da dança seu estado de incorporação. É um discurso que necessita de constante revisão, por isso, intrínseco a seu formato, está sua própria diluição”, afirma Deisi. “É um lugar que precisa de ativação. Por isso um olhar para a plateia que é novo, muito mais poroso, com mais abertura ao inesperado”, finaliza Rodrigo.

 

A curta temporada de UMAN acontece entre os dias 13 e 16 de junho, de quinta a domingo. O Grupo oferecerá também a oficina gratuita de dança contemporânea LAB IMproviso  CONtato IMagem no sábado, dia 15, entre 14h e 17h. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo e-mail gruposats@gmail.com (informações no serviço).

 

SOBRE O GRUPO SATS

 

SATS significa “o encontro dos contrários”. É uma palavra de origem escandinava usada por Eugênio Barba (diretor do grupo Odin Teatret e criador do conceito da Antropologia Teatral) para designar o lugar do ímpeto, onde toda energia está em sua força potencial; o instante entre o agachar e o salto para realizar o pulo. Neste estado, há o encontro de duas forças opostas, o impulso e o contra-impulso, e é nessa oposição complementar que está posta a vida de uma ação.  Esta imagem – de duas oposições complementares que juntas fundamentam o cerne de algo – é a imagem usada para definir o trabalho da companhia, fundada em 2016 por Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, no Rio de janeiro.

SERVIÇO

UMAN

13,14,15 e 16 de junho

Horário: Qui a sáb 20h, dom às 19h

Valor: R$ 30 (inteira) R$15 (meia).

Duração: aproximadamente 40 minutos

Teatro Cacilda Becker

Rua do Catete, 338 – Largo do Machado

Telefone: (21) 2265-9933

Classificação etária: 16 anos

LAB IMproviso  CONtato IMagem

15 de junho, sábado.

De 14 às 17h

Entrada Gratuito

Inscrições: Enviar nome e telefone para gruposats@gmail.com

Público-alvo: artistas e estudantes de Artes Cênicas e das artes do movimento em geral, a partir de 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção

Deisi Margarida e Rodrigo Gondim

Composição sonora

Luciano Pozino

Figurino

Nivea Faso

Luz

Fernanda Montovagni

Produção

Deisi Margarida

Design

Marcos Correa

Operação de luz e som

Debora Thomas

Fotógrafo

Igor Keller

Assessoria de Imprensa

Ana Pinto | Pequena Via Produções

Anúncios