A Sala Carlos Couto ganha exposição em homenagem a Chico Buarque

A Sala Carlos Couto vai ser palco de uma bela e merecida homenagem ao escritor e músico Chico Buarque de Holanda, que ganhou, no último dia 21 de maio, o “Prêmio Camões 2019” pelo conjunto de sua obra – trata-se da maior distinção em literatura da escrita portuguesa. Chico, aliás, completa 75 anos no dia 19 de junho. No dia 4 de junho, terça-feira, às 19h, será aberta, pela primeira vez, a exposição “Quem te viu, que te vê”, que apresenta caricaturas concebidas no concurso homônimo, realizado, no final de 2016, pelo Instituto Memória Musical Brasileira, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Artes de Niterói.

Com curadoria do cartunista Zé Roberto Graúna, a mostra exibe as 54 caricaturas do projeto ‘Quem Te Viu, Quem Te Vê’, realizado pelo IMMuB. Destas, 50 foram selecionadas por um júri formado por Cássio Loredano, Eduardo Baptistão e Bruno Liberati. As outras quatro foram produzidas pelos jurados e pelo próprio curador em homenagem ao músico, compositor, escritor e dramaturgo, um dos maiores gênios da Cultura nacional.

O concurso – todo realizado online e gratuitamente – reuniu profissionais de todas as regiões do país, que enviaram suas respectivas percepções do artista pelo site http://www.quemteviuquemteve.net.br. Como o desenho de humor brasileiro reúne características de diversas vertentes, a escolha dos finalistas respeitou três critérios principais. O primeiro foi a representatividade dessa diversidade artística, selecionando trabalhos dos mais variados estilos, passando pelo realismo, o expressionismo, a escola francesa, entre outros.

O segundo critério adotado na seleção, foi buscar retratações afora os traços fisionômicos, as famosas e camaleônicas íris verdes azuladas ou azuis esverdeadas, o “nariz de batata”, ou as rugas esculpidas durante essas sete décadas. O conhecimento sobre Chico Buarque foi determinante na escolha dos trabalhos, assim como os temas que orbitam sua história, como a preocupação com as minorias e a luta pela liberdade de expressão e pela democracia.

Por fim, o último sistema de avaliação foi incluir a de incluir produção feminina. A preocupação em valorizar o olhar das cartunistas sobre Chico é um avanço e uma revolução. Segundo o curador, Zé Graúna, a maioria dos salões de humor no nosso país descarta produções executadas por mulheres. Como o artista é um dos que mais exalta o universo feminino em sua obra, era imprescindível a participação delas no projeto.

“Quem te viu, quem te vê” teve o aval de Chico Buarque. A exposição ficará na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal João Caetano, até 27 de julho.

SERVIÇO

Exposição “Quem te viu, que te vê”

Curadoria de Zé Roberto Graúna

Abertura: 4 de junho, terça-feira, às 18h

Visitação: de 5 de junho a 27 de julho

Horário: terça, das 10h às 16h; quarta a sexta, das 10h às 18h; e sábados e domingos, das 15h às 18h

Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624

Entrada gratuita

Anúncios