Filósofo Pedro Süssekind é o sexto convidado do projeto Teatro Tônico, do Tablado

O Teatro pré-romântico” é o tema do sexto encontro do projeto Teatro Tônico, ciclo de palestras sobre a história do teatro ocidental promovido pelo Tablado. O convidado desta sexta-feira (dia 17 de maio, às 20h) é o filósofo Pedro Süssekind, que falará sobre as características do movimento cultural que posteriormente ficaria conhecido pelo nome de Sturm und Drang (“Tempestade e Ímpeto”), uma espécie de prévia ou primeiro passo da grande revolução que representou o Romantismo na virada do Século XVIII para o XIX. “Vou levar em consideração três aspectos: a relação desse movimento com o teatro; a proposta de Shakespeare como modelo, contra Racine e o Classicismo francês; e o papel dos dois grandes autores da época, Goethe e de Schiller, na cultura alemã e no desenvolvimento do teatro moderno”, adianta o filósofo.

Sobre Pedro Süssekind

Nascido no Rio de Janeiro em 1973, Pedro Süssekind é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Literatura Comparada na Universidade Livre de Berlim. Trabalha na Universidade Federal Fluminense como Professor Associado do Departamento de Filosofia. Publicou, além de diversos artigos acadêmicos, os livros Shakespeare, o gênio original (Zahar, 2008) – sobre a recepção de Shakespeare na Alemanha do séc. XVIII –, e Teoria do fim da arte (7letras, 2017).

 

Teatro Tônico:

São 16 encontros temáticos, um por semana (sexta-feira, às 20h), voltados para profissionais e estudantes de teatro, professores e interessados em cultura em geral. Importantes nomes das artes cênicas como Cacá Mourthé, Geraldo Carneiro, Hamilton Vaz Pereira, Isabela Fernandes, Lídia Kosovski, Lionel Fischer, Renato Icarahy, Ricardo Kosovski e Venício Fonseca vão ministrar as palestras, toda sexta-feira, às 20h, entre abril e agosto, com duração de 120 minutos.

Demais palestras de maio:

24 de maio: Encontro VII – Quando o teatro começou a ser brasileiro, com Ivan Fernandes.

31 de maio: Encontro VIII – O diálogo entre o teatro e a música, com Tim Rescala.

 

O Tablado – Fundado em 1951 pela escritora e dramaturga Maria Clara Machado, O Tablado tem papel importante na história da cultura brasileira, como celeiro de talentos e verdadeiro templo do teatro infantil. Desde sua inauguração, mais de 30 mil atores, diretores, teatrólogos, cineastas, figurinistas, cenógrafos, autores, iluminadores, sonoplastas e músicos se formaram no local. Nomes como Hamilton Vaz Pereira, Wolf Maya, Cininha de Paula, Claudia Abreu, Ingrid Guimarães, Louise Cardoso, Malu Mader, Du Moscovis, Leonardo Brício, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Rubens Corrêa, Drica Moraes, Jaqueline Laurence, Mateus Solano e Gregório Duvivier, entre outros, passaram pela escola.

Atualmente, O Tablado tem cerca de 700 alunos e mais de 20 professores. O núcleo criativo de O Tablado é formado por Andreia Fernandes, Fernando Melvin, João Sant’Anna, Johayne Hildefonso, Lincoln Vargas, Lionel Fischer, Luis Octavio Moraes, Patrícia Nunes, Renata Tobelém, Ricardo Kosovski, Susanna Kruger e Zé Helou. O Tablado é considerado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e seu espaço físico foi tombado pela Prefeitura carioca. Suas atividades artísticas também foram reconhecidas pelo Governo Federal.

 

Teatro Tônico – Ciclo de palestras sobre a história do teatro

Data: 17 de maio, às 20h. Tema: “O Teatro pré-romântico”

Palestrante: Pedro Süssekind

Local: O Tablado – Av. Lineu de Paula Machado 795, Lagoa.  Tel.: 2294 7847

Capacidade: 150 pessoas. Classificação etária: livre. Duração: 120 min.

Valor: R$ 40 (cada palestra).

Inscrições: teatrotonico@otablado.com.br | Informações: (21) 2294 7847

Programação completa: www.otablado.com.br

Anúncios