Ocupação EIXO no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

PARTICIPE

ocupação EIXO – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

A visualização de uma obra ou performance artista tem um peso e uma leitura. Na sua percepção individual, ela começa e se encerra no mesmo contexto, atingindo sua finalidade.

Essa leitura é expandida e modificada quando é inserida num grupo de obras, criando tensões e conexões com obras de outros artistas, tornando-se uma paleta amplificada e gerando uma energia completamente distinta de sua apresentação individual. Como Matisse dizia, “uma cor reage diante de uma outra cor”, o som reage ao silêncio e o claro reage ao escuro.

 O grande intuito desse projeto de ocupação em vários espaços culturais, é gerar essa simbiose de mentes e expressões artísticas gerando essa força expandida, que eleva o trabalho individual a uma força coletiva. Essa amplificação de vozes gera um poder de ampliar a divulgação individual da obra artística, criando uma dinâmica dificilmente atingida pelo esforço apenas pessoal.

Vídeo, Fotografia, pintura, performance e música vão criar esse mosaico de criações, onde serão exibidas num conceito sinfônico onde as peças individuais serão sequenciadas com um sentido expositivo, em módulos de apresentações e pontuadas numa trilha musical interagindo com as obras, criando um processo orgânico. Essa construção de um todo, de um corpo, paradoxalmente tem o intuito de divulgar o detalhe e enfatizar o trabalho individual de cada artista. 

Esta é a proposta da ocupação Eixo.

COMO PARTICIPAR

Participe da mostra de videoarte, performance e instalação multimídia no Paschoal Carlos Magno.

Será realizada uma intervenção efêmera com a participação de artistas multimídia utilizando o espaço em um evento único.

A apresentação se dará por meio de projetores, monitores e outros equipamentos eletrônicos.

Cada artista poderá enviar uma proposta para ocupação do espaço (performance, instalação) ou enviar um vídeo de até 1 minuto ou imagens de trabalhos em fotografia ou pintura.

DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA

Os trabalhos cujos registros exijam imagens em movimento (performance, videoarte, instalação, entre outros) devem ser enviados através de link de acesso aos conteúdos. Os registros para serem apresentados em vídeo devem ter duração máxima de 1 (um) minuto e devem estar disponíveis para visualização, sem bloqueios por senhas ou necessidade de download. Em caso de envio de vídeo com acesso bloqueado, este não será encaminhado.

As propostas de performance e instalação deverão ser enviadas em documento PDF com desenhos de forma que se compreenda o projeto.

Os as imagens dos trabalhos em fotografia e pintura poderão ser enviados até 8 imagens no formato JPG com 2000pxl ou 150dpi (boa qualidade para a projeção).

Para as Instalações e perfomances cada artista deverá levar o equipamento necessário para a apresentação. Fica sob a responsabilidade do artista a apresentação, montagem e desmontagem.

INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita e para os selecionados uma taxa de R$75,00 para cobrir os custos da organização do evento.

PRAZOS

Envio das propostas: 01 de maio à 15 de maio  de 2019 para portfolios.eixoarte@gmail.com

Seleção das propostas enviadas: 16 de maio 2019

Pagamento da taxa de participação: 17 de maio 2019 (apenas para os artistas selecionados, depósito em conta corrente)

Ocupação: 28 junho 

 TRÊS VEZES PINTURA

Patrícia Chaves

Rita Manhães

Stella Margarita

Curadoria Vilmar Madruga

Exposição 

Galeria Reserva Cultural

Inauguração: 24 de maio

das 19hs às 21hs

Av. Visconde do Rio Branco, 880.
São Domingos, Niterói – RJ

Telefone: (21) 3604-1545

Visitação gratuita  

EXPOSIÇÕES

coletiva EIXO 2019

Visite a exposição virtual

Mostra anual virtual.

Este ano foram selecionados 37 artistas brasileiros trazendo como suporte a pintura, desenho, colagem, fotografia, vídeo e pesquisas.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

CATÁLOGO 2019

Obras disponíveis

Fotografia em destaque da artista  Maria Amelia Vianna

CATÁLOGO 2019

O Instituto Benjamin Constant levará um grupo de 15 deficientes visuais para visitar a exposição “Metamorfose, ao lado do artista Miro PS. A mostra, que ocupa 3 salas do Espaço cultural Correios Niterói, fala da profunda transformação no modo de vida do homem frente aos avanços tecnológicos, e como essas mudanças interferem em seus hábitos e comportamentos. O artista faz um paralelo entre a deficiência física e a nossa situação frente ao mundo virtual. Todas as obras possuem identificação em braile e a entrada é franca. 

Fonte: Escrita Comunicação

MIRO PS.
Anúncios