Oficina de Design de Superfície e a Cultura Popular Brasileira com o designer Alexandre Valentim, no CRAB

No dia 06/04/2016 (sábado), das 14h às 17h, o Artista Visual e Designer Gráfico ALEXANDRE VALENTIM irá ministrar a oficina sobre a técnica do Design de Superfície (DS). Na oportunidade, o designer mostrará as várias possibilidades de aplicações pelo DS nos mais variados segmentos da Economia Criativa e indústria em geral. O evento faz parte do Circuito Lapa-Tiradentes juntamente com a Feira do Rio Antigo (Rua do Lavradio) e é GRATUITO. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/EstampasArtisticasNoCRAB
Na Inglaterra, precursora do conceito teórico, a técnica é conhecida como “Surface Design” e se caracteriza pela criação de padronagens e ilustrações para moda, papelaria, revestimentos, informática, embalagem, arquitetura, cenografia, desenho industrial, sinalização, decoração e até onde a nossa criatividade nos levar…
No Brasil, inicialmente conhecida como “Design de Estampas” (pois visava unicamente a moda) passou a ser classificada como “Design de Superfície” ao perceber o grande potencial no mercado. A UFRG foi uma das precursoras da técnica quando criou uma pós-graduação em seu Departamento de Design.
O Calçadão de Copacabana é um design de superfície, o chão de metal dos coletivos também, as faixas de trânsito, as decorações das embalagens… enfim, o Design de Superfície nos ajuda a sinalizar, diferenciar, identificar, embelezar, comunicar e uma infinidade de outras funções.
A oficina e composta por várias padronagens e ilustrações criadas pelo designer para vários segmentos industriais e da Economia Criativa. Valentim estimula os participantes a observarem e utilizarem como elementos de composições os signos e símbolos que compõem o seu histórico de vida e no seu cotidiano, presentes em seu contexto cultural.
Alexandre Valentim é Professor de Educação Artística e Designer Gráfico, com pós-graduação em Multimídia, pela Universidade Federal Fluminense. Seu trabalho é resultado da pesquisa dos elementos gráficos semióticos da cultura brasileira (cordel, folclores, cerâmica Marajoara, desenhos indígenas, rupestres etc) e a utilização do Design de Superfície na criação de projetos visuais para os vários segmentos da Economia Criativa.
Seu trabalhos podem ser visto no seu portfólio digital:
http://avalentim.wixsite.com/designdesuperficie;
https://www.instagram.com/alexandrevalentim1/?hl=pt-br
Ministrou, como convidado, a oficina “Design de Superfície e a Cultura Brasileira” no projeto “Rede Nacional de Artes Visuais” (FUNARTE-MINC), no SESC-RJ, na Universidade Salgado de Oliveira entre outros…
Seus trabalhos já foram expostos no Museu do Amanhã (Parceria Carioca), Aeroporto Santos Dumont, Oi Futuro, SESC-RJ, Espaço Cultural da Câmara Federal entre outros.
Diretor de Criação e Marketing da Brasis Moda, empresa de moda classificada entre as 80 mais criativas do RJ pelo “Projeto Rio Criativo” (Sec. Est. de Cultura, Inst. Gênesis e PUC-RJ). Desenvolveu várias ilustrações para moda, decoração, papelaria etc.
Evento: Oficina de Design de Superfície e a Cultura Popular Brasileira com o designer Alexandre Valentim, no CRAB
Data: 06 de abril de 2019 (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Praça Tiradentes, 67 ao 71 – Centro – Rio de Janeiro

Anúncios