Exposição “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares” abre, no dia 23 de março (sábado), no Espaço Cultural Correios

No dia 23 de março, sábado, às 14h, será aberta, no Espaço Cultural Correios, em Niterói, a exposição “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”, das artistas Katia Politzer e Reitchel Komch, com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça e co-curadoria de Sílvia Neves. Uma realização do Ateliê Casa 404, com apoio da Universidade Federal Fluminense.

Entre as obras estão as esculturas da Katia e as pinturas de Reitchel. Existe uma cumplicidade gestual, que emana dos trabalhos das artistas e estabelece uma troca de olhares, inclusive entre o público e as produções. “As artistas Katia Politzer e Reitchel Komch a partir de linhas próprias de produção, se encontram exatamente nessa intersecção dos olhares. Ao misturar seus gestos recompomos os olhares múltiplos de suas obras e assim nos integramos ao campo de visualidade dessa proposta de exposição. A interatividade do contemporâneo nem sempre ocorre com a participação física dos sujeitos na obra ou com a obra. Muitas vezes, e este é o nosso caso nesta exposição, a interação acontece pelo irrompimento de uma sequência imaginária que nos permite caminhar livremente pelas manchas e sombras das obras e sentir seus movimentos mais subliminares. O tempo sempre esteve no limiar do gesto do artista. A arte contemporânea mantém esse dispositivo histórico mesmo que se argumente com a evidência de sua efemeridade. O resultado das pesquisas das artistas, que envolve estes dois temas, poderá ser visto nesta mostra”, explica o curador.

Sobre os trabalhos de Katia Politzer:

O trabalho da artista explora o tridimensional, a partir da apropriação de objetos cotidianos totalmente produzidos ou com interferências, em esculturas de pão, vidro, cerâmica, porcelana e tecido. Os conceitos de sua poética estão ligados à transformação pelo tempo e pelo fogo nos processos de alimentação/deterioração/morte e nas relações de afeto/exclusão. Alguns trabalhos tratam da comensalidade como alimento, do corpo, ideias, afeto e erotismo, pensados a partir da obra ‘O Banquete’, de Platão. A artista propõe o atravessamento de intimidade e tolerância na diminuição de distâncias entre as pessoas. Sua abordagem técnica aprofunda as questões de transformação ao apresentar a cozinha-ateliê como local alquímico. Outra analogia possível para o trabalho de Katia se refere ao universo onde o pão, como alimento básico, remete aos materiais naturais mais elementares como a terra e a areia. Da ambivalência entre fragilidade e longevidade, o processo expande significados dos objetos, deslocando-os numa arqueologia da contemporaneidade.

Sobre as obras de Reitchel Komch:

A artista trata a mitologia como ponto de partida, se utilizando de deuses, símbolos, mitos e lendas, trazendo-os para a contemporaneidade e discutindo questões de gênero e raça, como se a fragmentação dos nossos dias pudesse ser transcendida por aquelas narrativas atemporais. Através de um processo primoroso, de minuciosas pinceladas, cria uma poética em que o claro e escuro é revisitado e potencializa a intensidade dos trabalhos em grande formato. É a construção de um universo instigante que nos estimula a observar as luzes e a estranheza das imagens criadas, quer pela escala diferente quer pela execução das formas, quer pela fusão do fundo e formas em uma paisagem que não conseguimos identificar. A indefinição das figuras e a ambiguidade das formas, criam uma poesia própria e interessante, com a presença de um mistério constante e dramático.

Serviço:

Exposição “Dos gestos e do tempo: uma intersecção dos olhares”,das artistas Katia Politzer e Reichel Komch

Curadoria de Áureo Guilherme Mendonça e co-curadoria de Silvia Neves

Espaço Cultural Correios, em Niterói

Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói

Abertura: 23 de março de 2019, sábado, às 14h

Visitação: de segunda a sábado, das 11h às 18h, excetos feriados

Em cartaz até o dia 15 de maio de 2019

Entrada gratuita

Apoio UFF e Espaço Cultural Correios de Niterói

Realização: Ateliê Casa 404