“QUEM DISSE”? no Teatro Ipanema

O Teatro Ipanema recebe de 26 de janeiro a 24 de fevereiro, sábados e domingos às 16h, a estreia do espetáculo infantojuvenil “Quem disse?”, com dramaturgia de Ana Luiza França e direção de Breno Sanches. Sob a ótica de duas crianças, a peça questiona as barreiras que surgem na vida adulta que acabam complicando situações simples do cotidiano.

A história é comandada pelos inseparáveis amigos Ritinha e Bernardo, duas figuras curiosas e inventivas, que em cima de suas bicicletas criam um mundo imaginário e cheio de aventuras. Enquanto pedalam, enfrentam monstros, princesas, cantam e tocam instrumentos até se darem contas, sob uma ótica genuína, de como os adultos inventam barreiras e regras desnecessárias. Com essa descoberta, elas começam a se questionar: “Quem disse que depois que a gente cresce a vida tem que se complicar?”; “Quem disse que o encantamento e as emoções são privilégios das crianças?”; “Quem disse que balé é coisa de menina e que mecânico é profissão de menino¿”. Por meio de uma dramaturgia delicada, influenciada por alguns poemas escritos pela a própria autora e por sua experiência como educadora infantil, abre-se um diálogo de como é importante fomentar esse olhar livre que as crianças possuem.

Há doze anos eu dou aulas de teatro para crianças e isso me fez admirar ainda mais o olhar delas que descomplica tudo e nos mostra como a vida pode ser mais simples. Há, inclusive, alguns momentos na peça inspirados em diálogos que eu tive em sala de aula ao longo desses anos, afirma Ana Luiza, que também assina a autoria das canções do espetáculo.

O cenário, de Patrícia Muniz, cria várias possibilidades a partir da bicicleta, objeto central da peça, escolhido justamente por ser uma brincadeira considerada neutra. À medida que pedala, sem sair do lugar, a dupla vê a sua imaginação ganhando vida ao passar por uma torre de castelo, por um mar agitado, por monstros e outras surpresas que saem de suas cabeças criativas.  E assim, vão entendendo que meninos e meninas podem fazer tudo igual.

 Trabalhamos a cena de forma simples para que o espetáculo mostre justamente esse olhar genuíno da infância, que se perde na vida adulta. Estamos precisando muito disso nesse momento, o espetáculo é fundamental para os pequenos se identificarem e para os adultos se questionarem, finaliza Breno Sanches.

Sinopse: Ritinha e Bernardo, crianças imaginativas e curiosas, questionam o complicado as regras e barreiras que existem no mundo dos adultos

SERVIÇO:

Espetáculo: QUEM DISSE?

Datas: 26 de janeiro a 24 de fevereiro (sábados e domingos)

Horário: 16 horas

Local: Teatro Ipanema

Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema

Ingressos: R$40,00(inteira) e R$20,00(meia).

Telefone: 2267-3750

Faixa etária: livre

Duração: 60 minutos

FICHA TÉCNICA:

Direção: Breno Sanches

Texto: Ana Luiza França

Elenco: Ana Luiza França e Filipe Codeço

Cenografia e Figurinos: Patrícia Muniz

Trilha sonora: Daniel Carneiro

Canções originais: Ana Luiza França

Design gráfico: Tiago Torres

Fotografia: Laura França

Produção: Ana Luiza França e Bernardo Carvalho

Anúncios