Duas exposições no Espaço Cultural Correios, em Niterói: “Ensaios Imagéticos” e “Tessituras”

A exposição “Ensaios Imagéticos” abre no Espaço Cultural Correios, em Niterói

Uma exposição, quatro artistas e suas respectivas visões de mundo. Assim é a coletiva “Ensaios Imagéticos”, dos artistas Bet Katona, Benjamin Rothstein, Dorys Daher e MarQo Rocha, com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça, Co-curadoria de Silvia Neves e produção do Ateliê Casa 404, que abre, no dia 12 de janeiro de 2019, às 15h, no Espaço Cultural Correios, em Niterói.

Com poéticas e linguagens diferentes, a mostra apresenta os ensaios de cada um desses artistas. O público vai poder ver e apreciar a poética existente nas cerca de 35 obras que compõem a exposição, entre escultura e pinturas. “Desde Kant, a arte é reconhecida como a chave capaz de escancarar nossa compreensão para muito além das possíveis bordas do mundo. Hoje, a partir do multiculturalismo pós-moderno, a arte, em seus ‘ensaios imagéticos’ tem a complicada missão de organizar o nosso olhar em meio à difusa parafernália da farta informação ao nosso dispor. Tomamos conhecimento, do modo mais tempestuoso, de que informação não é, necessariamente, conhecimento. Vamos falar sobre tudo ou vamos pensar artisticamente nosso atual modelo de construção de conhecimento?”, questiona o curador.

São quatro respostas aos questionamentos de cada um dos artistas. Os trabalhos apresentam, portanto, quatro poéticas diferentes sobre o mesmo eixo curatorial, que é a construção do conhecimento na contemporaneidade. Benjamin Rothstein aborda o tempo e sua passagem nas suas pinturas; BetKatona, os vestígios humanos nas paisagens urbanas abandonadas; Dorys utiliza materiais industriais de uso da construção civil com elementos têxteis, propondo uma tensão entre eles; e MarQo apresenta trabalhos abstratos que têm no seu potencial o tratamento dado à matéria, construindo avessos e reversos.

“Vamos falar sobre tudo ou vamos pensar artisticamente nosso atual modelo de construção de conhecimento? Achamos que vale a pena conferir a reação dos nossos artistas a essa pendenga internacional e contemporânea”, finaliza Áureo.

Serviço:

Exposição “Ensaios Imagéticos”,

dos artistas Bet Katona, Benjamin Rothstein, DorysDaher e MarQo Rocha

Curadoria de Áureo Guilherme Mendonça e co-curadoria de Silvia Neves

Espaço Cultural Correios, em Niterói

Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói

Abertura: 12 de janeiro de 2019, sábado, às 15h

Visitação: de segunda a sábado, das 11h às 18h, excetos feriados

Em cartaz até o dia 16 de março de 2019

Entrada gratuita

Apoio UFF e Espaço Cultural Correios de Niterói

Realização: Ateliê Casa 404

 

 

Anúncios