Projeto transforma crianças com câncer em autores de livros

Desenvolver um projeto que traga leveza e alegria para crianças em tratamento contra o câncer. Esse é o objetivo de um projeto piloto entre o Hospital da Baleia e a Estante Mágica – plataforma educacional para escolas públicas e privadas que transforma alunos em autores do próprio livro. Escritas por sete pacientes oncológicos, as obras serão lançadas no próximo dia 16 de dezembro, domingo, às 9h, no Clube Olympico, Belo Horizonte, MG, e autografadas pelos pequenos, que contarão com a presença de seus familiares e organizadores do projeto, além da leitura da obra “Fadinha Arco-Íris”.

A metodologia da Estante Mágica, que está presente em mais de três mil escolas localizadas em 630 cidades de 26 estados brasileiros, é aplicada sem custos por escolas de todo o país a crianças de 3 a 10 anos. A monetização para a plataforma ocorre pela compra o livro físico, que é entregue na sessão de autógrafos, caso pais e responsáveis solicitem a aquisição. Assim, a aplicação do projeto a crianças de um hospital – instituição de referência em Oncologia e Pediatria – é inédita.

Para implementação, em agosto, foram selecionadas sete crianças, de 8 a 11 anos, em tratamento contra o câncer, além de educadoras voluntárias de diferentes perfis, todas capacitadas com a metodologia da Estante Mágica. Ao longo de quatro meses, durante os dias de tratamento no hospital, os pequenos foram incentivados a criar personagens, construir suas histórias e ilustrar seus livros.

“Na parceria inédita com o hospital Baleia, as crianças foram estimuladas a criar suas próprias histórias, e parte da criação ficou por conta da escrita, sob orientação de organizadores mágicos. Além de proporcionar uma divertida experiência aos pequenos, queremos despertar nas crianças habilidades para o mundo moderno – os chamados 5Cs (comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade (pensamento crítico)) – transformando-as em protagonistas do próprio aprendizado”, explica o cofundador da Estante Mágica Robson Melo.

Para a coordenadora da Rede de Amigos do Hospital da Baleia, Cláudia Pereira, o sucesso do projeto piloto é motivo de celebração: “Por causa do difícil tratamento oncológico, nossos pequenos pacientes se ausentam da escola e passam a viver em um ambiente hospitalar. A fantasia vai ficando cada vez mais distante. Este projeto inovador fez com que estas crianças se expressassem com leveza e alegria, e percebessem que, mesmo longe da escola, são capazes de criar e superar a tristeza”, destaca a coordenadora. Para mais informações, acesse www.estantemagica.com.br.

 

Sobre a Estante Mágica

Criada em 2012 como plataforma educacional para escolas, transforma alunos em autores do próprio livro. Com parcerias com escolas públicas e particulares em todo o Brasil, já deu oportunidade para mais de 240 mil crianças e jovens escreverem os próprios livros. A startup faz com que as crianças desenvolvam a habilidade de escrever, em um processo de aprendizagem estimulante e de alto impacto social.

Sobre o Hospital da Baleia

Instituição filantrópica com 74 anos, pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Atende pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros. É referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Nefrologia e Urologia.

Serviço:

Sessão de autógrafos dos pacientes do Hospital da Baleia

Local: próximo dia às no Clube Olympico

Endereço: Rua Professor Estêvão Pinto, 783, Serra, Belo Horizonte, MG

Data: 16 de dezembro, domingo

Horário: 9h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

 Informações: www.estantemagica.com.br

Anúncios