Rolé Carioca : o Ultimo do ano!

Para fechar o ano com chave de ouro, o último Rolé Carioca apresenta as sete artes visitando espaços que promovem a Música, as Artes Cênicas, a Pintura, a Escultura, a Arquitetura, Literatura e o Cinema.

 

Com a recentemente reforma da Avenida Rio Branco a região visitada ganhou novos ares, sem aquele trânsito caótico, possibilitando o resgate da beleza dos prédios e espaços que o Rolé Carioca irá desvendar.

 

Liderado pelos professores de História da Estácio, Rodrigo Rainha e William Martins, o Rolé promete revelar as curiosidades do Theatro Municipal, Sala Cecília Meirelles, Passeio Público, Edifício Francisco Serrador, Cine Odeon e Biblioteca Nacional. O roteiro é finalizado no Museu Nacional de Belas Artes que está com diversas exposições temporárias.

 

O Rolé Carioca é um passeio gratuito e a pé voltado para cariocas e turistas, e tem como principal meta promover passeios guiados por historiadores irreverentes em diversos bairros da cidade.

 

Ao longo de 2018 o passeio visitou os seguintes locais: Avenida Rio Branco, Maracanã, Museu Nacional, Marechal Hermes, Jardim Botânico, Aterro do Flamengo, Primeiro de Março, Antiga Rua Direita e Andaraí.

 

Realizado pelo Estúdio M’Baraká, o Rolé Carioca passará ainda esse ano pelo bairros: Rua Primeiro de Março, Andaraí e Museu de Belas Artes .

 

HISTÓRICO DO PROJETO

Realizado desde 2013, o Rolé Carioca atingiu a marca de 150 km percorridos em mais de 40 passeios gratuitos, promovendo as histórias da cidade para um público estimado em 20 mil participantes. No ano de estreia passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel. Em 2014, os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca. Em 2015, quando o evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro, o Rolé visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara. O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos em 2016 e o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o novíssimo Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.

 

2016 também foi o ano de expansão do roteiro. Assim, o Rolé ganhou uma versão nacional com passeios em cinco capitais brasileiras. O Rolé Brasil levou centenas de pessoas a dois roteiros distintos em cada uma das cinco capitais visitadas. Em duas ocasiões Fortaleza, Salvador, Curitiba, São Paulo e Florianópolis receberam o Rolé Brasil. Neste ano o projeto ganhou também uma exposição, realizada no Museu do Amanhã.

 

Em 2017 o Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes. Além da retomada do Rolé Brasil, que retornou a São Paulo e Salvador – cidades que abraçaram o projeto por completo, e chegou pela primeira vez a Manaus, Vila Velha, Recife e Aracaju.

 

PONTOS DO ROTEIRO

.Theatro Municipal – Construído em 1909 e todo restaurado e modernizado em 2010 Considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das maiores da América do Sul, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro é palco de grandes ballets, óperas e apresentações de orquestras.

 

.Sala Cecília Meirelles -A Sala Cecília Meireles é uma sala de concertos localizada no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. É uma das mais tradicionais salas de concerto do Brasil e possui capacidade para 670 lugares. Foi projetada para receber concertos de música de câmara e foi batizada com este nome em homenagem à poetisa (e pianista amadora) Cecília Meireles.

 

.Passeio Público – O Passeio Público do Rio de Janeiro é o primeiro parque ajardinado do Brasil, e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva.  Construído a partir de 1783, o Passeio Público foi o grande ponto de encontro da população carioca nos séculos XVIII e XIX. Em seu interior podia-se contemplar, além de variadas espécies da flora nacional, obras de arte confeccionadas por Mestre Valentim, como chafarizes, esculturas e pirâmides. 

 

.Edifício Francisco Serrador – Um dos símbolos da era de ouro da Cinelândia, o imponente Edifício Francisco Serrador, com seus 23 andares, foi tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Inaugurado em 1944 e localizado na Rua Senador Dantas, o edifício, em estilo art déco, foi sede do Hotel Serrador, considerado na época o maior da América Latina.

 

Cine Odeon – O Cine Odeon existe desde 1909, mas o atual prédio foi inaugurado em 1926. É um dos últimos cinemas de rua do Rio de Janeiro.

 

.Biblioteca Nacional – É considerada pela UNESCO como a 7ª maior biblioteca nacional do mundo, sendo a maior da América Latina. Possui um dos maiores acervos de obras raras do mundo!

 

.Museu Nacional de Belas Artes – Hoje o Museu Nacional de Belas Artes possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, sendo um dos maiores museus do gênero da América do Sul.

 

REALIZADORES E PATROCINADORES

O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ e pelo sexto ano, os patrocinadores do Rolé são a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Estácio. A RioGaleão junta-se a esse time, que ainda conta com co-patrocinadores a SHFT ETT e a First RH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A empresa Rede CineSystem inaugura sua parceria com o projeto como apoiadora, bem como o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), parceiro do projeto desde outras

edições.

 

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura

Uma cultura plural, inclusiva e diversa. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro destaca a importância da cultura como forma de gerar trabalho, renda e dignidade, principalmente de desenvolvimento humano. A cultura é um ponto de pacificação. Ela tem um papel transversal em toda sua ação. A cidade do Rio de Janeiro, capital do país por tantos anos, é, ainda hoje, reconhecida como a capital cultural do país, polo de criatividade no cinema, no teatro, na dança, na música, na literatura, rica em equipamentos culturais de qualidade e importância, como museus, bibliotecas, casas de espetáculo, e, paralelamente a todos esses valores, também nas ruas, em cada esquina, em cada praia, em cada beco, em cada viela esta mesma criatividade se manifesta e inspira nosso trabalho todos os dias.

 

RIOgaleão – PATROCINADOR

O RIOgaleão assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, a concessionária investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim na porta de entrada para a América Latina.

Desde 2016, a concessionária está apta a incentivar projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. É a verdadeira conexão entre as pessoas que pauta a agenda de investimentos socioculturais do RIOgaleão, ações que possam provocar trocas e integração, promovendo entre os cidadãos da cidade e os que a visitam o orgulho de ser carioca. Assim é o Rolé Carioca, um projeto que traz um novo olhar sobre os bairros cariocas, da zona norte à zona sul, apresentando um Rio de Janeiro desconhecido e bem longe de clichês.

O projeto Rolé Carioca é um dos projetos patrocinados pelo RIOgaleão via ISS 2018.

Para mais informações, visite: http://www.riogaleao.com/institucional/politica-de-patrocinio/

 

CINESYSTEM – PATROCINADOR

A Rede Cinesystem Cinemas será uma das empresas apoiadoras do projeto, que promove passeios educativos pelos mais diversos bairros e pontos turísticos do Rio de Janeiro. Sempre em busca de parcerias com eventos que unem atividades de cunho educacional, cultural e promovem ensinamentos para jovens e adultos de todo o país.

O objetivo principal do projeto é promover o diálogo entre a população, o espaço urbano e a memória da cidade por meio de um ambiente multidisciplinar de aprendizado onde é narrada a história da cidade e de seus bairros.“É muito gratificante poder apoiar um evento como esse, que contribui para que mais brasileiros tenham acesso à informação e conheçam o patrimônio histórico de suas cidades natais”, comenta Sâmara Kurihara, gerente de Marketing da Rede Cinesystem Cinemas.

Jovem, ousada e inovadora, a exibidora é a quinta maior do país em número de salas, a Rede Cinesystem Cinemas opera atualmente 155 salas, distribuídas por 26 complexos em 10 estados: Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No estado do Rio de Janeiro a exibidora possui sete multiplex: no Itaboraí Plaza Shopping, Américas Shopping, Bangu Shopping, Ilha Plaza Shopping, Parque Shopping Sulacap, Recreio Shopping e Shopping Via Brasil.

 

SHIFT + ETT FIRST – PATROCINADOR

“Nós da E.T.T. First RH e da Shift Gestão de Serviços administramos nossos negócios com muita seriedade e acreditamos que servir ao próximo e a sociedade é obrigação moral e ética. Apoiar a Cultura é servir ao Próximo.”

 

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ)

Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 12 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos. www.mbaraka.com.br

 

 

SERVIÇO

ROLÉ CARIOCA pelas Sete Artes

Data: 2 de dezembro de 2018

Local de Encontro: no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

Horário: 14h30

Duração: 3h

GRÁTIS

www.rolecarioca.com.br