“Hominus Brasilis” de graça em Icaraí

O Instituto Cultural Germânico (Av. Sete de Setembro, 131, Icaraí, Niterói) apresenta o espetáculo “Hominus Brasilis”, da Cia. de Teatro Manual, nos dias, 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12 (terças-feiras às 20h). A entrada é gratuita.

Com dramaturgia, concepção e direção da Cia. de Teatro Manual, “Hominus Brasilis” conta a história da humanidade de uma forma nunca antes vista. A partir de detalhada pesquisa através da trajetória do homem no mundo, o grupo de quatro atores – Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Camila Nhary – utiliza corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, para contar episódios marcantes da História. Desde o Big Bang até hoje em dia, a montagem pincela grandes momentos da humanidade e convida o espectador a se emocionar com o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa, as grandes guerras e também eventos que marcaram a história brasileira, como a chegada dos portugueses, a escravidão, a ditadura militar e a repentina morte do ex-piloto Ayrton Senna.

 

“O conturbado momento político do Brasil reflete na montagem que está em constante atualização. Fatos como o impeachmant, panelaços, manifestações na rua e corrupção entraram na dramaturgia”, destaca Matheus Lima.

O espetáculo foi o pioneiro em uma linguagem cênica inédita no Brasil: todas as cenas acontecem sobre uma pequena plataforma retangular de 2m x 1m. Não há cenário nem adereços. Apenas com o corpo e vozes, e sem a ajuda de outros recursos cênicos, o espetáculo apresenta um olhar irreverente e criativo sobre nossa trajetória.

“Hominus Brasilis”, primeiro espetáculo da Cia. de Teatro Manual, está há quatro anos em cartaz com uma trajetória bem sucedida que inclui apresentações em festivais teatrais nos Estados Unidos (Chicago\2016), Argentina (Buenos Aires\2017) e mais recentemente na China (Beijing\2017). No Brasil, já somam mais de 200 apresentações e nove mil espectadores em passagem por teatros do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão. Em 2014, a montagem foi indicada aos Prêmios Shell de Melhor Direção e Cesgranrio na categoria Especial pelo estudo sobre o Espaço Cênico através da Plataforma.

 

Sobre o Teatro Manual

A Cia. de Teatro Manual nasceu em 2011, após os atores Matheus Lima e Helena Marques conhecerem, em 2010, a técnica da linguagem da plataforma, em um curso de especialização na LISPA – Escola Internacional de Artes Cênicas de Londres. De volta ao Brasil, o casal se juntou a Dio Cavalcanti e Patrícia Ubeda e durante três anos se dedicaram ao estudo do formato e à pesquisa do espaço cênico e do corpo expressivo, até chegarem ao espetáculo de estreia “Hominus Brasilis”, em 2014.

Serviço

 

Hominus Brasilis

Dias: 12\11, 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12.

**não haverá apresentação no dia 20\11

Horário: terças-feiras às 20h

Local: Instituto Cultural Germânico (3º andar\auditório)

Av. Sete de Setembro, 131, Icaraí, Niterói.

Ingresso: entrada gratuita

Faixa etária: 12 anos

Capacidade: 40 lugares

Telefone:

Duração: 60 minutos.

Acessibilidade: somente escadas.

Ficha Técnica

Idealização: Cia de Teatro Manual (Dio Cavalcanti, Helena Marques, Matheus Lima e Patrícia Ubeda)

Dramaturgia, Concepção e Direção: Cia de Teatro Manual

Supervisão de Cena: Julio Adrião

Elenco: Dio Cavalcanti, Helena Marques, Matheus Lima, Camila Nhary

Stand in: Mariana Fausto

Iluminação: Gustavo Weber

Figurino: Camila Nhary

Programação visual: Thaís Gallart

Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues\Aquela que Divulga

Fotos: Jacqueline Sampin

Operação de Luz: Julia Faria

Produção: Pagu Produções Culturais

Realização: Cia. de Teatro Manual