Exposição fotográfica ‘Narrativa de uma beleza” inaugura 20 de novembro no Forte de Copacabana. Apenas até o dia 25 de novembro

É uma história contada em 3 atos: Passado – Primeiro Ato 

Ancestralidade

, Presente – Segundo Ato 

Melanina Movie 

e Futuro – Terceiro Ato 

Afro-futurismo, 

sob um olhar diferenciado, novo e surpreendente. A exposição conta  com imagens que visam valorizar a cultura afrobrasileira e exaltar a estética fashion, a beleza contemporânea, a beleza crua e um futuro suntuoso. Segundo alguns estudiosos, a raça humana havia se originado na África, tendo surgido, nesse continente, as mais diversas culturas e ritos que se espalharam pelo mundo. A beleza não está associada somente à autoestima, ao que se vê, mas também ao que se sente.
 
Serviço: 
Exposição fotográfica ‘

Narrativa de uma beleza’, da fotógrafa  Simone Fransisco e do visagista de Willian Xavier

De 20 a 25 de novembro, das 10h às 18h.
Local Forte de Copacabana – 

Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6 /  Praia de Copacabana

Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (professores das redes públicas de ensino; estudantes das redes públicas e privada; maiores de 60 anos; e portadores da ID Jovem. Isentos (mediante comprovação): militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil e dependentes; militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares estrangeiras, desde que fardados; maiores de 80 anos; pessoas com deficiência; menores de 6 anos; Guias Turísticos; e Grupos agendados.
Produção Salão Marcio Mello Espaço Rio
 
 

Primeiro Ato Ancestralidade – Passado

Respeitar sua ancestralidade é honrar e reverenciar a sua história. O primeiro ato é inspirado na beleza inerente à ancestralidade africana, aos rituais e às pinturas corporais tribais, aos tecidos coloridos, às fumaças e a todo seu sincretismo, demonstrando muito da sua particularidade e herança deixadas.

 

Segundo Ato  Melanina Movie – Presente

Soul… Gênero musical surgido nos EUA, no início da década de 60, entre os negros. É usado também como adjetivo em referência ao afroamericano. Nos anos 80/90, o hip hop chegou através da fusão do Rap, com ritmos dançantes também de influência rítmica africana, e logo desembarcou no Brasil! O Segundo Ato Melanina Movie é inspirado em filmes e clipes dos anos 80/90! Com muita cor, agasalhos coloridos, jeans, fumaças e uma identidade black totalmente singular.
 
Terceiro Ato Afro-futurismo – Futuro


O Futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Na mecânica clássica, é o estado utilizado para dizer algo que está por vir. O terceiro ato Afro-futurismo traz a beleza de uma sociedade futurista suntuosa, onde não vamos precisar enxergar para ver e o sensorial ganha uma maior amplitude, mas sem perder toda a essência divinal presente nas raízes da sua formação no passado.
 
Sobre a fotógrafa Simone Fransisco
 
Carioca, Simone Fransisco sempre teve a arte como inspiração: os poemas que escrevia na adolescência, a música quando tocava guitarra com a sua banda, ou a fotografia, quando clicava sua turma do skate. Após o término de seu curso em 2004, no SENAC, iniciou a carreira na fotografia social. Em 2013, após um workshop de fotografia de moda, a certeza da vertente fashion se aflorou. Passou um  período de 2014 em Milão, participando de workshops, estudando fotografia de moda e conhecendo as agências mais badaladas da Italia. Lá,  teve a oportunidade de fotografar modelos de grifes internacionais, como o Fabio Mancini, modelo exclusivo da Giorgio Armani, para editoriais de veiculação tanto no Brasil quanto no exterior.  “A arte e a fotografia criativa me movem. Poder criar me impulsiona e me oxigena”, diz ela.  
 
Nomes como David Lachapelle, Patrick Demarchelier, Sebastião Salgado, Mario Cravo Neto e Annie Leibovitz são fontes de inspiração. 
 
Simone foi convidada para expor seu projeto paralelo de fotografia de paisagens na Cidade do México, representando o Brasil nas artes, no Festival de Las Culturas Latinas em 2016. Em 2017, levou a sua exposição Cidade Olímpica: O Rio que se Mostra para a cidade de Buenos Aires, pela comemoração da semana da Pátria Brasileira na Argentina, onde considera seu ponto alto. 
 
Por suas lentes já passaram atores, cantores e modelos consagrados para revistas, como Toda Teen, Lui Magazine,Voyeur Brazil Magazine, Achei, Firsteen, Minha Novela, Quem, entre outras.
 
No momento, além de Narrativa de uma Beleza, Simone Fransisco já está trabalhando em sua nova exposição, “Cores da emoção”, e no protótipo de seu livro, chamado “Por lá, por cá e acolá.