‘O Mundo Sobre a Pele’ – Felipe Veríssimo inaugura mostra individual no RJ

Formas e contornos sem qualquer racionalidade. Intuitivas. Inspiradas na geometria caótica, nas ruas e na arquitetura das grandes cidades. Esse é o mote das seis telas do artista plástico Felipe Veríssimo, que estarão expostas na mostra “O mundo sobre a pele”, em cartaz a partir do dia 16 de outubro, terça-feira, das 11h às 18h, na galeria da Tatuaria Take It Easy, em Vila Isabel.

Com curadoria de Renata de Lorenzi, a mostra é inaugurada no dia 16, às 19h, e permanece em cartaz no local até o dia 31 de outubro. Felipe Veríssimo, que também é tatuador, se inspira na ocupação, na arquitetura, nas formas e na exploração do espaço urbano para a construção do seu trabalho. As ruas e a arquitetura se transformam em linhas que compõem o espaço de uma maneira peculiar, transcendendo o que se vê e evidenciando um sutil sentimentalismo, subjetividade e intensidade em sua composição.

“Tudo o que está dentro, está fora. E tudo o que está fora, está dentro. Eu tento trabalhar essa construção. Uso linhas retas nos quadros, como se fosse uma dança mesmo. Leve e com ângulos de 90 graus”, explica o artista. “Os trabalhos geométricos tendem a ser um pouco pesados, mas essa dança abstrata de linhas, se traduz numa grande leveza”, completa.

Veríssimo, recentemente, esteve em cartaz na mostra coletiva “Escola em Transe”, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Galeria Úmida com a exposição individual “cumpliCIDADE”. Seu trabalho possui grande influência de movimentos como a arte alemã e russa (Neoexpressionismo e o Construtivismo) e suas obras apresentam grande vitalidade, força e estilo, no que podemos denominar de pintura contemporânea. Escher, Kandiski, além de artistas brasileiros, como Ligia Clark e Elio Oiticica, fazem parte do seu hall de referências.

As inspirações no espaço urbano também levaram Veríssimo a escolher a Tatuaria Take It Easy como local para receber a mostra. “É uma forma de incentivar a arte e o hábito de ver exposições na Zona Norte. Não temos muitos espaços dedicados à arte por aqui”, explica ele, que também atua como tatuador no local, imprimindo nos corpos o seu estilo geométrico.

O MUNDO SOBRE A PELE – Pela curadora Renata de Lorenzi

Acredito que quando estamos diante de um trabalho com grande potencial artístico, vemos nele um infinito de possibilidades de entendimento. O trabalho de pintura de Felipe Veríssimo em diálogo com suas tatuagens nos traz um emaranhado de caminhos possíveis.

Hoje, nosso recorte sobre a exposição presente paira sobre a discussão dos limites suscitados pelas telas de corpo e de pintura aqui presentes.

“Não há nenhuma afecção do corpo da qual não possamos formar algum conceito claro e distinto” afirma Spinoza. Nesta lógica, o corpo é nosso instrumento de aferir o mundo, a partir dele criamos afecções que são simplesmente computações destiladas, sem nenhum outro componente, sobre o mundo.

Em um segundo momento, essas afecções unem-se aos pensamentos e podemos conferir a elas afetos. Do afeto, podem-se criar uma rede de conexão de pensamentos, com combinações e componentes de qualquer ordem. Sendo assim, em nossos pensamentos experienciamos uma liberdade única, impossível ao mundo sobre a pele, esse mundo externo a nós. Deste profundo interior, surgem formas impossíveis, organizações embaralhadas que podem ser devolvidas ao mundo externo, na forma de arte.  As pinturas e as tatuagens criadas por Felipe, conferem traços à pele e afetos aos corpos.

Nesta exposição os limites são apenas físicos: no mental reside o infinito. Aqui, a pele é o limite do corpo, a tela o limite da pintura, o traço o limite da forma e a arte o não-limite de tudo.

SOBRE FELIPE VERÍSSIMO: Nascido em 1983, Felipe Veríssimo começou a se dedicar à arte ainda criança quando ingressou em seus primeiros cursos de desenho e pintura. Em 2008, iniciou os estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Com uma consciência artística mais madura devido a um processo sistêmico de estudos e pesquisas, suas obras chegaram a uma identidade visual original. O seu processo de criação é estruturado de maneira quase intuitiva tendo como principal inspiração a geometria e a dinâmica da cidade. Para saber mais: www.facebook.com/artistafelipeverissimo

SERVIÇO:

O MUNDO SOBRE A PELE

Mostra individual

Artista: Felipe Veríssimo

Curadoria: Renata de Lorenzi

Local: Galeria da Tatuaria Take It Easy

Quando: De 16 a 31 de outubro de 2018.

Inauguração: Dia 16, terça-feira, às 19h.

Horário de visitação: das 10h às 18h (exceto quartas e domingos).

Endereço: Rua Barão de São Francisco, 322 – sala 201, Vila Isabel.

Telefone e informações por WhatsApp: (21) 98226-6996.

GRÁTIS. Livre.