Única apresentação de “Pés Negros nas Estrelas com Olhos de Jabuticabas”

Pés Negros nas Estrelas com Olhos de Jabuticabas é o monólogo teatral infantojuvenil que narra as memórias de uma negra centenária sobre o seu povo negro. No princípio só havia um “homi”, uma galinha e um pé de jabuticaba…

Mãe preta é uma preta velha andarilha atemporal, que sai todas as noites,para catar estrelas que despencam do céu.  Em sua prosa com uma estrela cadente, conta histórias da criação do mundo e do seu povo. Neste espetáculo, ela revela a narrativa de uma negrinha de pele mestiça, rejeitada pelos brancos por ser preta demais, e  pelos negros, por ser branca demais. Assim, nem ela mesma sabia de si. Em sua solidão, dialogava com uma galinha, com as estrelas e com uma jabuticabeira.

Depois de conseguir se livrar dos maus tratos do feitor, a preta velha foge em busca do maior pico do mundo, para encontrar o primeiro homem que existiu e que desapareceu rumo às estrelas.

Viaja pelos quatro cantos da terra, e vivencia um grande amor com um monge senegalês que bebia estrelas.  Após um tempo infinito de romance, o monge adormece debaixo da terra e a negra parte rumo ao seu destino. Porém, percebeu que estava grávida de estrelas.  Então, ela se dá conta que também podia “fabricar a criação”. E ao parir estrelas, Mãe Preta resolve voltar para a sua origem e para o seu povo, plena de si mesma e por saber que agora, ela tem os seus pés negros lá nas estrelas.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

TEXTO ORIGINAL: ENIO REIS

POEMA INCIDENTAL “MEU ROSÁRIO –  CONCEIÇÃO EVARISTO

CONCEPÇÃO E ENCENAÇÃO:    CYDA MORENO

DIREÇÃO VOCAL E TRILHA SONORA:    JORGE MAYA

SUPERVISÃO GERAL:          MARCIA DU VALLE

PREPARAÇÃO CORPORAL: LEANDRO MELO

ILUMINAÇÃO:  FERNANDA MANTOVANI

FIGURINO: RICA PEREIRA

ADEREÇOS: ERIC FULY E WANDERLEY GOMES

FOTOS: ROBSON MAIA

DURAÇÃO: 50 MINUTOS

 

SERVIÇO:

PÉS NEGROS NAS ESTRELAS COM OLHOS DE JABUTICABAS

Local: PARQUE DAS RUÍNAS

Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 53 – Santa Teresa

Data: 14/10/2018 – domingo

Horário: às 16h

Preço:

20,00 inteira

15,00 (com flyer virtual)

10,00 – crianças/idosos/estudantes

Faixa etária: Livre

ÙNICA APRESENTAÇÃO