Peça Ninguem Mais Vai Ser Bonzinho

Com o objetivo de fomentar o debate do Teatro Acessível, será comemorado oficialmente, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, o Dia Nacional do Teatro Acessível, no dia 19 de setembro, às 19h, no Teatro Ipanema. A causa se tornou lei ano passado, a partir do trabalho pioneiro, inovador e sistemático da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão na realização de oficinas e espetáculos 100% inclusivos, com todos os recursos de acessibilidade oferecidos gratuitamente a pessoas com e sem deficiência. Fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, referência internacional em inclusão, a ONG iniciou a formação e execução de projetos culturais em 2003 a partir da criação do grupo “Os Inclusos e os SisosTeatro de Mobilização pela Diversidade” pela atriz Tatá Werneck, que participou de uma campanha realizada pela EG para conscientização em torno da causa do teatro e cultura inclusivos. A veiculação foi realizada pela Rede Globo, em âmbito nacional e iniciada na data, quando se comemora também o Dia Nacional do Teatro.

“Acessibilidade na cultura é um direito e isso é inegociável. O Dia Nacional do Teatro Acessível traz uma proposta de liberdade para pessoas com e sem deficiência. Liberdade de juntas circularem por todos os espaços culturais e das artes cênicas como plateia, pensadores/as, produtores/as, atores e atrizes, sem restrições ou fragmentações no exercício de seus direitos. Não é um teatro para pessoas com deficiência. Não é um teatro de pessoas com deficiência. O teatro acessível é livre, porque pratica inclusão, e porque não exclui pessoas por seus modos de ouvir ou não ouvir, enxergar ou não enxergar, andar ou não andar, ter um intelecto que se movimento mais vagarosamente”, conceitua Claudia Werneck.

O grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos” foi assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil. Nas apresentações são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da Língua de sinais brasileira (Libras), fones para áudio descrição e material de comunicação em braile e formatos digitais. Em 2015, a iniciativa foi reconhecida no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Atualmente, o grupo conta, entre outros, com Diego Molina (roteirista do programa Zorra, da Rede Globo) na direção e com a atriz Louise Marrie.

Programação de atividades e comemorações em torno do Dia Nacional do Teatro Inclusivo:

 

19 de setembro, quarta às 19h:

* Apresentação do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”

Teatro Ipanema, Rua Prudente de Moraes, 824 Ipanema.  Confirme aqui: https://bit.ly/2oKCj1E

Às 19h. Gratuito.

Ficha Técnica das apresentações do Grupo “Os Inclusos e Os Sisos”

Coordenação: Pedro Prata

Produção executiva: Paula Loffler

Direção do grupo de teatro: Diego Molina

Direção do espetáculo: Carol Godinho

Elenco: Fabio Nunes, Fabíola Godoi, Louise Marrie e Victor Albuquerque

Audio descrição: Nara Monteiro

Divulgação: Punch!

Sobre a ESCOLA DE GENTE – Comunicação em Inclusão

Fundada em 2002 pela jornalista e escritora Claudia Werneck e reconhecida pela Presidência da República com Prêmio Direitos Humanos e a Ordem do Mérito Cultural, é referência em direitos humanos, acessibilidade e inclusão. Trabalha para que leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para a população que tem deficiência e vive na pobreza. Até 2017, cerca de 500 mil pessoas participaram diretamente de suas atividades em 17 países de quatro continentes; mais de 80 mil publicações em diferentes formatos acessíveis foram distribuídas gratuitamente e 7.268 horas de formação para jovens e adultos realizadas. Esteve em mais 700 fóruns, conferências e eventos e recebeu 52 prêmios nacionais e internacionais. Também compõe o Conselho Nacional de Juventude desde a sua criação em 2006, como a organização não-governamental mais longeva.

Conheça a Escola de Gente também em:

www.facebook.com/escoladegente

www.escoladegente.org.br