Setembro no CCBB

Durante o mês de setembro, o espetáculo Diários do Abismo inicia a sua temporada com Maria Padilha no elenco. Já no cinema, entram em exibição: Festival Visões Periféricas 2018, 2º Festival de Cinema BB DTVM, 9º Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol e Buster Keaton – O Mundo é um Circo. Acontece também a 3ª edição do Festival Sai na Rede com Baco Exu do Blues, Plutão Já foi Planeta, João Brasil e muito mais!
 
EXPOSIÇÃO
CONSTRUÇÕES SENSÍVEIS: A EXPERIÊNCIA GEOMÉTRICA LATINO-AMERICANA NA COLEÇÃO ELLA FONTANAIS – CISNEROS
1º andar – Até 17 de setembro
A exposição traz ao Brasil um recorte da abstração em nosso continente. Junto ao importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos 1930.
Exposição foi pensada especialmente para o Brasil e presta uma sutil homenagem à mostra “Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível”, destruída num trágico incêndio em 1978, quando ocupava o MAM Rio de Janeiro. Diversos artistas apresentados naquela histórica ocasião estão presentes, junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração atual.
Curadoria: Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez

Palestra
Dia 13 de setembro teremos a presença da colecionadora Ella Fontanals-Cisneros para dividir as particularidades de seu acervo e a seleção de obras que compõe a exposição.
Auditório 4º andar – 18h30
Senhas distribuídas 1 hora antes do evento
Classificação indicativa: livre
 
TEATRO

A SERPENTE
Teatro II – 02/08 a 02/09
Quinta a segunda – 19h
A peça, a última escrita por Nelson Rodrigues (1912-1980), conta a história de uma mulher que se apaixona pelo cunhado depois de passar uma noite com ele com o consentimento da irmã. As duas começam então a disputar o mesmo homem.
Texto: Nelson Rodrigues. Direção: Eric Lenate. Elenco: Carolina Lopez, Fernanda Heras, Eric Lenate, Rodrigo Caetano e Ana Negraes.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

NAQUELE DIA VI VOCÊ SUMIR

Teatro III – Até 14/10
Quarta a domingo – 19h30
A partir da obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato, a peça retrata um dia na vida dos habitantes de uma grande cidade marcada pela diversidade humana, formando um mosaico de gente de todos os lados do Brasil e todas as classes sociais.
Criação e direção: Áreas Coletivo. Dramaturgia: Emanuel Aragão, a partir da obra “Eles eram muitos cavalos” de Luiz Rufatto. Elenco: Camila Márdila, Giordano Castro, Liliane Rovaris, Miwa Yanagizawa e Pedro Wagner.
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

DIÁRIOS DO ABISMO
Teatro II – 13/09 a 05/11
Quinta a segunda – 19h
“Em forma de relato autobiográfico, feito em grande parte durante o ano de 1959, a atriz Maria Padilha vai contando fatos determinantes da vida da escritora Maura Lopes Cançado durante suas internações em clínicas psiquiátricas”.
Texto original: Maura Lopes Cançado; Dramaturgia: Newton Moreno; Direção: Sergio Módena; Elenco: Maria Padilha.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

IDEIAS

A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO
Biblioteca – 12/09
19h
Ciclo de debates que aborda os impactos do exílio na vida pessoal e na produção literária de escritores.
Convidada: Terézia Mora
Sem chão e sem palavras: não há paisagem sem pouso.
O desamparo humano e os impasses comunicacionais do novo milênio encontram na língua de adoção (do húngaro para o alemão) o campo para refinada reinvenção ficcional.
Moderador: Marcelo Backes
Curadoria: Clarisse Fukelman
Classificação indicativa: livre

MÚSICA

MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
SAI DA REDE 2018
07 a 08/09
Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, o Festival desembarca com novidades: além da seleção da música fresquíssima de novos artistas, que vem sendo o fio condutor do festival desde seu início, em 2011, a edição deste ano conta também com a exibição de filmes e bate-papos.
Praça dos Correios – 21h
Dia 07 – Baco Exu do Blues, ÀTTOOXXÁ, João Brasil
Dia 08 –  Plutão Já Foi Planeta, Luedji Luna, Almério
Classificação indicativa: 18 anos
Curadoria e direção artística: Amanda Menezes e Pedro Seiler; Coordenação geral: Maria Angela Menezes.
Classificação indicativa: livre

CINEMA
MONSTROS NO CINEMA
Cinemas I e II – 15/08 a 10/09
Quarta a domingo
A mostra faz um apanhado de filmes de monstros que têm aterrorizado e encantado plateias do mundo todo ao longo da história da sétima arte. Do clássico O Golem ao mais recente vencedor do Oscar, A forma da água, passando por títulos como Drácula, Frankenstein, Godzilla, Alien, O Vingador Tóxico, Gremlins e Mar Negro. Reunindo alguns dos principais filmes já produzidos sobre o assunto, de estilos, períodos e lugares diversos, a programação também inclui mesas de debate,  aula magna e uma oficina de maquiagem.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Breno Lira Gomes
Classificação indicativa de acordo com o filme

SAI DA REDE 2018 – MOSTRA AUDIOVISUAL
Cinema I – 05 e 06/09
Quarta e quinta
Além da seleção habitual da música de novos artistas que vem sendo o fio condutor do festival desde seu início, em 2011, a edição deste ano conta também com a exibição de filmes e bate-papos.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura.
Curadoria: Tatiana Leite, Mariana Amaral e Nina Ribeiro
Classificação indicativa de acordo com o filme.

FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2018
Cinemas I e II – de 12 a 16/09
Quarta a domingo
Com mostras competitivas e informativas de longas e curtas, o projeto chega à sua 12ª edição buscando quebrar barreiras e reinventar o conceito de periferia. Além das sessões de cinema, o festival promove o encontro do público com realizadores vindos de vários lugares e com propostas estéticas diferentes, sempre levando em conta as possibilidades que a tecnologia oferece para fazer chegar esses filmes a novas plateias.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Arthur Fiel, Emílio Domingos, Janaína Oliveira e Julia Levy.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

2º FESTIVAL DE CINEMA BB DTVM
Cinema I – de 20 a 23/09
Quinta a domingo
Atuando desde 1996 como incentivadora do cinema nacional, a BB DTVM, gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil, já investiu em mais de 100 produções dos mais variados gêneros. A segunda edição do Festival reforça o compromisso da empresa com a ampliação do acesso à cultura, apresentando ao público, com entrada franca, um recorte diversificado da produção cinematográfica brasileira. O festival acontece nas unidades do CCBB em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Classificação indicativa de acordo com o filme.

9º CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
Cinema II – de 21 a 24/09
Sexta a segunda
Chega ao CCBB, com entrada franca, a 9ª edição da mostra, que apresenta uma seleção da mais recente safra mundial do cinema de futebol. Trata-se do único festival do gênero no país, que oferece ao público o contato com uma atmosfera singular e reveladora de histórias projetadas nos mais variados gêneros e formatos.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Antonio Leal.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

BUSTER KEATON – O MUNDO É UM CIRCO
Cinema I – 26/09 a 14/10
Quarta a segunda
Maior retrospectiva já feita no Brasil sobre a obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano, considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, até os últimos trabalhos, já nos anos 1960. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920, considerada sua fase de ouro, em que produzia, dirigia e atuava. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano e a realização de curso, debate e aula magna.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Diogo Cavour e Ruy Gardnier.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

GALERIA DE VALORES
Museu Banco do Brasil
Quarta a segunda- 09 às 21h
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil
Quarta a segunda– 09h às 21h
Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas, recentemente reabertas, com nova cenografia, mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

BIBLIOTECA
5º andar
Quarta a segunda – 9h às 21h
Acervo bibliográfico disponível gratuitamente para consulta.
Entrada franca

ARQUIVO HISTÓRICO
6º andar
Segunda, quarta, quinta e sexta – 10h às 19h
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-5323.

CCBB EDUCATIVO
1º andar
Quarta a segunda – 09h às 21h
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade e se destina a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas. Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência podem ser realizados pelo email agendamentorj@ccbbeducativo.com. Informações adicionais pelo email contatorj@ccbbeducativo.com. Acompanhe a programação no site bb.com.br/cultura e em ccbbeducativo.com.

Serviços
Confeitaria Colombo – Casa de chá
2° andar
Quarta a segunda
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

Restaurante e Cafeteria Verso
Térreo
Quarta a segunda
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa

Térreo
Quarta a segunda
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.