Rolé Carioca em Marechal Hermes

O Rolé Carioca vai mostrar que os atrativos de Marechal Hermes vão além da famosa batata frita! O projeto, que tem como objetivo devolver a autoestima do carioca e apresentar a história de diferentes regiões da cidade, convida seus participantes para conhecer a primeira Vila Operária do Brasil. No dia 16 de Setembro os professores da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins, responsáveis pelo passeio, contam as curiosidades do bairro conhecido pelo status de Patrimônio Cultural e promovido à Área de Proteção Cultural (Apac). Realizado pelo Estúdio M’Baraká, o Rolé Carioca passará ainda esse ano pelo bairros: Jardim Botânico, Aterro do Flamengo e Andaraí.

O passeio, gratuito e à pé, começa na estação de trem de Marechal Hermes e passa pelos seguintes pontos: Praça Montese, Escola Evangelina Duarte Batista, Teatro Armando Gonzaga, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Hospital Estadual Carlos Chagas, Sede Botafogo de Futebol e Regatas e FAETEC.

Nessa edição, além da Praça Montese, haverá um ponto de encontro extra na Central do Brasil, aonde o público pode se reunir para pegar o trem em direção a Marechal!

HISTÓRICO DO PROJETO

 

Realizado desde 2013, o Rolé Carioca atingiu a marca de 150 km percorridos em mais de 40 passeios gratuitos, promovendo as histórias da cidade para um público estimado em 20 mil participantes. No ano de estreia passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel. Em 2014, os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca. Em 2015, quando o evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro, o Rolé visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara. O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos em 2016 e o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o novíssimo Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.

2016 também foi o ano de expansão do roteiro. Assim, o Rolé ganhou uma versão nacional com passeios em cinco capitais brasileiras. O Rolé Brasil levou centenas de pessoas a dois roteiros distintos em cada uma das cinco capitais visitadas. Em duas ocasiões Fortaleza, Salvador, Curitiba, São Paulo e Florianópolis receberam o Rolé Brasil. Neste ano o projeto ganhou também uma exposição, realizada no Museu do Amanhã.

Em 2017 o Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes. Além da retomada do Rolé Brasil, que retornou a São Paulo e Salvador – cidades que abraçaram o projeto por completo, e chegou pela primeira vez a Manaus, Vila Velha, Recife e Aracaju.

SOBRE O BAIRRO DE MARECHAL HERMES

 

Para entender a formação do bairro de Marechal Hermes é necessário pensar nas transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passou no final do século XIX e início do XX. As reformas de Pereira Passos foram iniciadas anos antes da derrubada de cortiços, conhecidos como “cabeça de porco”.

Com estas reformas, diversos moradores se viram obrigados a habitar as áreas do subúrbio da Central do Brasil, bairros como Madureira, Méier e Marechal Hermes. O destaque para essa localidade da vez está no fato de ser um dos poucos bairros planejados existentes no Rio de Janeiro, ao lado da Urca e de Vila Isabel.

 

PONTOS DO ROTEIRO

 

-Escola Evangelina Duarte Batista

A Escola Evangelina Duarte Batista faz parte de um conjunto arquitetônico tombado pela prefeitura que representa marcos das transformações do subúrbio carioca. O conjunto reúne os estilos: eclético, art déco e moderno.

-Teatro Armando Gonzaga

O roteiro do passeio segue para o Teatro Armando Gonzaga. O espaço oferece diversos espetáculos e desempenha função bastante ativa em fomentar expressões artísticas da comunidade, proporcionando cursos de teatro, dança e vídeo.

 

-Paróquia Nossa Senhora das Graças

A próxima parada é na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Foi criada em 29 de junho de 1920. Atualmente, é composta pela Matriz e pela Capela Santa Rita de Cássia.

-Hospital Estadual Carlos Chagas

Seguindo o roteiro para o Hospital Estadual Carlos Chagas. Inaugurado em 26 de junho de 1937, é a unidade de urgência e emergência mais antiga da rede estadual de saúde. Com perfil de clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria, além do atendimento em terapia intensiva adulta e pediátrica, funciona também o Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica e o projeto Sorriso Especial, que consiste no atendimento odontológico especializado a pacientes – crianças, jovens e adultos – com deficiências como paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outros.

Sede Botafogo de Futebol e Regatas

O passeio convida ainda os participantes para conhecer a Sede Botafogo de Futebol e Regatas! Antes do Botafogo esta localidade pertencia ao Sport Club União e o campo foi inaugurado em 1922. Em outubro de 1978 foi reinaugurado como estádio Mané Garrincha, também conhecido como Marechal Hermes, como nova sede do Botafogo. O local serviu como sede oficial do clube até a década de 1990 quando foi demolido e se tornou a casa das divisões de base do clube.

FAETEC

O roteiro termina na FAETEC, Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá. A princípio o espaço serviu como oficina de preparação do material que seria usado na construção da Vila de Marechal Hermes, mas em 1914 o local foi cedido à Prefeitura pelo Ministério da Guerra para que uma escola profissional fosse instalada.

REALIZADORES E PATROCINADORES

REALIZADORES E PATROCINADORES

O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ e pelo sexto ano, os patrocinadores do Rolé são a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Estácio. A RioGaleão junta-se a esse time, que ainda conta com co-patrocinadores a SHFT ETT e a First RH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A empresa Rede CineSystem inaugura sua parceria com o projeto como apoiadora, bem como o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), parceiro do projeto desde outras

edições.

SERVIÇO

Data: 16 de Setembro de 2018

Local de Encontro: Praça Montese
Ponto de Encontro Extra: Central do Brasil, às 8h

Endereço: Rua João Vicente, S/N – Marechal Hermes – Rio de Janeiro – RJ – 21.331-260

Horário: 9h

Duração: 3h

GRÁTIS