Programa educativo Gente Arteira celebra 12ª primavera dos museus com oficina sobre autismo e acessibilidade

Em 2018, a 12ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 17 e 23 de setembro com o tema “Celebrando a Educação em Museus”. Em comemoração, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira apresentará, no dia 20 de setembro (quinta-feira), das 18h30 às 20h30, a oficina Práticas educativas acessíveis: O universo do autismo.

Voltada para profissionais das áreas de educação, artes e interessados a partir dos 16 anos, a oficina tem como objetivo propor reflexões e práticas pedagógicas adaptadas aos profissionais de educação e aos acompanhantes das pessoas com autismo. Buscando uma aproximação com esse universo, serão trabalhadas desde questões sobre a comunicabilidade e relações sociais até as possíveis interações nos espaços culturais.

Mais oficinas:

Inspirada no painel de Carybé presente no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, a oficina de danças populares para crianças irá trabalhar a valorização e a experimentação de estilos como o Frevo, a Ciranda, o Maracatu e outros como ferramenta para o desenvolvimento cultural da criança. O evento acontece no dia 22 de setembro (sábado), das 14h às 16h, e tem classificação livre.

A oficina de microterrário convida os participantes a construírem seu próprio ambiente natural em um recipiente fechado, com o objetivo de observar o desenvolvimento daquele pequeno ecossistema e suas plantas. Durante a oficina, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro (terça, quarta e quinta-feira), às 18h, o público poderá refletir e discutir sobre as relações entre o meio ambiente, a tecnologia e a sustentabilidade.

Fotografia em alta:

A arte da fotografia ganha destaque na CAIXA Cultural Rio de Janeiro com as exposições Pelos Ares e O Último Império, ambas em cartaz desde o dia 07 de agosto. Aproveitando tantas fontes de inspiração, os frequentadores do espaço terão a oportunidade de discutir e aprender sobre fotografia em duas atividades durante o mês de setembro.

Nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), das 18h às 21h, a oficina Fotografia contemporânea: Discussão de projetos abordará reflexões e práticas da fotografia no campo das artes visuais através de hibridismos e intersecções com outras mídias. Os participantes poderão analisar artistas que utilizam a imagem fotográfica como suporte em seus trabalhos e receber orientação em projetos autorais.

Já a Roda de Conversa Gente Arteira do mês aproveita o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21) para abordar a fotografia a partir de uma perspectiva da deficiência visual. O objetivo é abrir espaço para a troca de questões que tangenciam a produção de artistas cegos e videntes que utilizam a fotografia como recurso de linguagem. O encontro acontece no próprio dia 21 (sexta-feira), às 17h, e se destina a estudantes universitários e interessados.

Atividades mensais:

O Programa Educativo também apresenta atividades que ocorrem mensalmente.

Os sábados de cada mês ganham um novo espaço de experimentação artística na forma dos Ateliês Criativos. Partindo das exposições em cartaz na CAIXA Cultural, os ateliês buscam desenvolver a criatividade do público através de uma série de práticas voltadas a diversas faixas etárias.

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 13h às 14h e 17h às 18h.

O programa CAIXA Gente Arteira tem como objetivo explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

 

Programação:  

Oficina de microterrário

Datas: 11, 12 e 13 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: das 18h às 19h30

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: Livre

Oficina Práticas educativas acessíveis: O universo do autismo

Data: 20 de setembro (quinta-feira)

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes e profissionais de educação, artes e interessados a partir dos 16 anos

Roda de Conversa Gente Arteira – Fotografia: uma perspectiva da cegueira na formação de imagens

Data: 21 de setembro (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Público-alvo: Estudantes universitários e profissionais interessados

Oficina de danças populares para crianças

Datas: 22 de setembro (sábado)

Horário: das 14h às 16h

Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues

Classificação indicativa: Livre

Oficina de fotografia contemporânea: discussão de projetos

Data: 27 e 28 de setembro (quinta e sexta-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes visuais

Ateliê criativo:

Todos os sábados do mês, das 14h às 18h

Classificação: Crianças a partir de 5 anos

Ações de galeria:

De terça a sexta-feira, de 13h às 14h; e 17h às 18h

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: Consultar programação

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br