Rolé Carioca Rua Primeiro de Março – Passeios gratuitos com profs de história – 26 de agosto

Quer descobrir as histórias e curiosidades do Centro do Rio de Janeiro? Então vem com a gente, porque a próxima parada do Rolé Carioca é na Rua Primeiro de Março! O passeio acontece no dia 26 de agosto e será guiado pelos professores de história Rodrigo Rainha e William Martins.

O Rolé Carioca tem como objetivo principal promover o encontro de moradores e visitantes com a cidade e sua história. A Rua Primeiro de Março não poderia ficar fora do projeto! Suas imediações fazem parte da formação da cidade do Rio de Janeiro, desde a colônia até a despedida da capital para Brasília. Pensando na sua importância, o Rolé Carioca montou um roteiro especial que contempla os principais pontos históricos da região. O itinerário começa no Centro Cultural Banco do Brasil e termina no o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro:

– Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O CCBB do Rio de Janeiro é o primeiro destaque do passeio. No passado, o prédio esteve ligado às finanças e aos negócios. Na década de 1920 passou a ser do Banco do Brasil, que o reconstruiu para abertura de sua sede. O espaço oferece diversas mostras e exposições.

– Igreja Irmandade de Santa Cruz dos Militares

Logo adiante, o roteiro segue para a Irmandade da Santa Cruz dos Militares (ISCM). Ela foi fundada em 1623, no Rio de Janeiro. É uma associação civil e religiosa católica, formada por reservas da 1ª classe, reformados e oficiais da ativa, próprios do Exército Brasileiro.

 

– Paço Imperial

Próxima parada, Paço Imperial. O local foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, alistando importantes fatos históricos do Brasil Colônia, Real e Imperial. Foi tombado pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, porém foi restaurado em 1985 sendo um centro cultural associado ao IPHAN.

 

– Alerj – Palácio Tiradentes

O passeio continua no Palácio Tiradentes, sede da Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Desde os tempos do Brasil Colônia, o local é um sítio histórico que guarda um grande pedaço da memória política do Brasil. O primeiro edifício ali construído – inaugurado em 1640, ainda no Brasil Colônia, abrigava os três vereadores, eleitos por voto indireto para um mandato de um ano.

– Edifício Capanema (MEC)

O público segue para o Palácio Capanema, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil. Ele foi construído entre 1937 e 1945. O projeto, inspirado por Le Corbuisier, era liderado por Lúcio Costa e contava com uma equipe de jovens arquitetos integrada por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. Funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura.

 

– Academia Brasileira de Letras

 Continuando a caminhada, o próximo local é a Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 20 de julho de 1897, numa sala do museu Pedagogium, foi realizada a sessão inaugural, com a presença de dezesseis acadêmicos e do presidente, Machado de Assis. Nessa data a instituição foi inaugurada e fixada no Rio de Janeiro com o intuito de cultivar a língua e a literatura nacional.

 

– Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).

Fechando o roteiro, o passeio segue para o Museu de Arte Moderna, Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1948. No início ocupou dependências do Banco Boavista, estabelecimento bancário na Candelária. O MAM Rio tem sido um centro de divulgação cultural por onde passaram as principais tendências da arte moderna e contemporânea no país, além de ter tido um papel decisivo na formação de mais de uma geração de artistas brasileiros.

SOBRE O ROLÉ CARIOCA

O Projeto Rolé Carioca é uma realização do estúdio M´BARAKÁ, com consultoria de conteúdo dos professores Rodrigo Rainha e William Martins, ambos do curso de História da Universidade Estácio. Eles também são mestres de cerimônia do projeto e mediadores dos passeios.

Chegando a sua 6ª edição, o Rolé Carioca já passou por mais de 40 regiões do Rio, levando mais de 20 mil pessoas a redescobrirem a cidade. Os passeios estimulam a mobilidade e a sensibilização do olhar através informações relevantes sobre a identidade cultural do Rio e do carioca.

Em 2018, além dos já tradicionais passeios por bairros, o projeto inicia uma nova modalidade: o Rolé Carioca Visita, que prevê visitas mediadas a museus, parques e edificações icônicas.

BREVE HISTÓRICO DO PROJETO

2013 – Passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel.

2014 – Os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca.

2015 – O evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro e visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do Castelo, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara.

2016 – No ano dos Jogos Olímpicos do Rio, o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.

2017 – O Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes.

 

 

REALIZADORES E PATROCINADORES

O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ e os patrocinadores do Rolé são a Prefeitura da Cidade do Rio, a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Estácio. Se juntam a eles a RioGaleão e como copatrocinadores a SHFT ETT e a First RH. A empresa Rede CineSystem estreia sua parceria com o projeto como apoiadora, bem como o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), parceiro do projeto desde outras edições.

RIOgaleão – PATROCINADOR

O RIOgaleão assumiu a administração e a operação do aeroporto em agosto de 2014, com contrato de concessão de 25 anos. Até o fim desse período, a concessionária investirá R$ 5,2 bilhões no aeroporto – destes, investimentos de cerca de R$ 2 bilhões já foram concluídos. O objetivo é transformar o Aeroporto Internacional Tom Jobim na porta de entrada para a América Latina.

Desde 2016, a concessionária está apta a incentivar projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. É a verdadeira conexão entre as pessoas que pauta a agenda de investimentos socioculturais do RIOgaleão, ações que possam provocar trocas e integração, promovendo entre os cidadãos da cidade e os que a visitam o orgulho de ser carioca. Assim é o Rolé Carioca, um projeto que traz um novo olhar sobre os bairros cariocas, da zona norte à zona sul, apresentando um Rio de Janeiro desconhecido e bem longe de clichês.

O projeto Rolé Carioca é um dos projetos patrocinados pelo RIOgaleão via ISS 2018.

Para mais informações, visite: http://www.riogaleao.com/institucional/politica-de-patrocinio/

CINESYSTEM – PATROCINADOR

A Rede Cinesystem Cinemas será uma das empresas apoiadoras do projeto, que promove passeios educativos pelos mais diversos bairros e pontos turísticos do Rio de Janeiro. Sempre em busca de parcerias com eventos que unem atividades de cunho educacional, cultural e promovem ensinamentos para jovens e adultos de todo o país.

O objetivo principal do projeto é promover o diálogo entre a população, o espaço urbano e a memória da cidade por meio de um ambiente multidisciplinar de aprendizado onde é narrada a história da cidade e de seus bairros. “É muito gratificante poder apoiar um evento como esse, que contribui para que mais brasileiros tenham acesso à informação e conheçam o patrimônio histórico de suas cidades natais”, comenta Sâmara Kurihara, gerente de Marketing da Rede Cinesystem Cinemas.

Jovem, ousada e inovadora, a exibidora é a quinta maior do país em número de salas, a Rede Cinesystem Cinemas opera atualmente 155 salas, distribuídas por 26 complexos em 10 estados: Pará, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No estado do Rio de Janeiro a exibidora possui sete multiplex: no Itaboraí Plaza Shopping, Américas Shopping, Bangu Shopping, Ilha Plaza Shopping, Parque Shopping Sulacap, Recreio Shopping e Shopping Via Brasil.

SHIFT + ETT FIRST – PATROCINADOR

“Nós da E.T.T. First RH e da Shift Gestão de Serviços administramos nossos negócios com muita seriedade e acreditamos que servir ao próximo e a sociedade é obrigação moral e ética. Apoiar a Cultura é servir ao Próximo.”

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ)

Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 12 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos. http://www.mbaraka.com.br

SERVIÇO

Data: 26 de agosto de 2018

Local de Encontro: Estacionamento do CCBB

EndereçoR. Visconde de Itaboraí – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060

Horário: 9h

Duração: 2h30

GRÁTIS