IV Mostra Anima Cinemão

O projeto Cinemão, que leva longas e curtas metragens a diversos espaços públicos na cidade, realiza em parceria com o Festival Anima Mundi a IV Mostra Anima Cinemão. Nesta edição especial exibirá curtas de animação que fazem parte da mostra competitiva do Anima Mundi, de forma gratuita, em diversos pontos na cidade. O evento inicia sua jornada neste final de semana: , dia 21 de julho, sábado, em Sepetiba e dia 22, domingo, em Vargem Grande. Depois, a mostra seguirá em itinerância, percorrendo bairros da Zona Norte.

Outra novidade é que o Cinemão vem equipado com placas solares no teto e um banco de baterias para produzir menos lixo e consumir energia limpa.

 

 

Sobre o Cinemão Solar


O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de um carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras, pipoqueira e painéis solares que geram energia. O projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. 


O objetivo é ocupar espaços públicos e populares promovendo ( prioritariamente) o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe  curtas e longas de todos os gêneros e atende a toda população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.

Este ano o carro do Cinemão esta estruturado com placas solares no teto e um banco de baterias para armazenar energia fotovoltaica, que é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quando a luz solar incide sobre uma célula, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, e assim gera a eletricidade que abastece o sistema de projeção. 
Para Cid César Augusto a cidade ganha um símbolo tão igual a indústria audiovisual que, além de geradora de empregos, é limpa:
 
“Nossas ações pela cidade transcendem os limites da cultura. Temos relações com diversos campos das políticas públicas e interesses da sociedade, como a segurança, educação, mobilidade urbana e meio ambiente.”
 


                                                                                                                     A 
IV Mostra Anima Cinemão tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura.


Lista dos filmes da competitiva internacional:

TÍTULO ORIGINAL TÍTULO EM PORTUGUÊS TÍTULO EM INGLÊS PAÍS DE PRODUÇAO   SINOPSE
THE GREEN BIRD O Pássaro Verde THE GREEN BIRD França   Um pássaro verde bota seu primeiro ovo. Ele vai fazer de tudo para conseguir chocá-lo.
A kak nashi kosmonavti Cosmonautas About our astronauts Rússia   Três cosmonautas vão para o espaço em busca de novas descobertas e jornadas. Inspirado nas canções folclóricas de Maria Yakovenko (1982-1986).
Ian Ian Ian Argentina   Ian nasceu com paralisia cerebral. Como todas as crianças, ele quer fazer amigos, mas a discriminação, intimidação e indiferença o mantém longe de seu amado playground. Ian não desistirá facilmente e conseguirá algo incrível!
SURAYA SEED OF LIGHT Suraya – Semente de Luz SURAYA SEED OF LIGHT França   No dia das oferendas sagradas, uma ratinha chega tarde demais no templo. No último segundo, com as portas se fechando, ela consegue entrar – e descobre o que nenhum rato jamais deveria saber.
Petzi – Krachheinis Rasmus Klump – Garotos do Barulho Rasmus Klump – Noise Boys Alemanha   Rasmus convence Toni e sua banda de tocarem a sua música bem alto, e não baixo, como Toni prefere. Ao perceber que seus companheiros gostam de tocar alto, ele foge, colocando-se em perigo.
Ryoko Ryoko Ryoko Espanha   Um passeio normal de trem pode se transformar numa viagem cheia de surpresas.
Verdens mellomste fisk O peixe mais médio do mundo The World’s Middlest Fish Noruega   Ingeborg gosta de pescar, e como em todos os anos, se inscreveu na competição anual de pesca. Dessa vez, ela conseguiu pegar um peixe de tamanho médio, tornando-se um enorme fenômeno da mídia. Mas o que acontece quando o peixe ganha peso?
           

Serviço: IV Mostra Anima Cinemão

Dia 28/7, sábado, às 18h

Praça Granito (altura da Avenida Cipriano Barata, 30). Parque Anchieta.

Dia 29/7, domingo, às 18h

Praça Rio Grande do Norte (Entre as Ruas Pernambuco e Barbacena). Engenho de Dentro.