#BXD Filma por Elas realiza exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica exibe até o dia 21 de julho, a exposição #BXD Filma por Elas. A mostra é um transbordar do Manifesto Baixada Filma que discute a territorialização das políticas públicas e do orçamento para o audiovisual no país. São mulheres que fazem cinema e trabalham no audiovisual – diretoras, roteiristas, produtoras, fotógrafas, montadoras, cineclubistas que criaram esta exposição com o intuito de costurar o que vem sendo feito por elas.

“Queremos pensar caminhos para ampliar a participação das mulheres no audiovisual e exigir a territorialização dos recursos nos fomentos públicos do Estado do Rio de Janeiro”, afirma o coletivo.

Construída de forma coletiva e colaborativa por: Xuxucomxis, Facção Feminista Cineclube e pelas realizadoras Carol Vilamaro da Laranja Vulcânica, e Catu Rizo, com a colaboração da produtora Giordana Moreira, do Roque Pense. O que se quer mostrar aqui é a produção feita por mulheres que fazem parte do Manifesto Baixada Filme.

“Nossas temáticas são múltiplas, o que nos falta é uma política pública consistente e duradoura.”

Há uma multiplicidade de olhares, narrativas e poéticas que como escrito no manifesto transforma estigma em arte. A exposição é composta de fotografias do processo criativo do curta de ficção Ècharpe Noir da diretora Bárbara Fuentes e fotografia de Carol Vilamaro, de uma instalação com zines e vinhetas das sessões da Facção Feminista Cineclube, de um ensaio fotográfico do curta Poesia segunda Pele feito pelo coletivo Xuxucomxis, de fotografias e escritos do longa de ficção Com o terceiro olho na terra da profanação de Catu Rizo.

“Acreditamos na democratização da cultura audiovisual e na potência desta linguagem como construtora de memória, imaginação e reinvenção de nosso território Baixada Fluminense.”

Serviço: Exposição #BXD Filma por Elas

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Galeria 6

Rua Luís de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro, RJ Cep: 20060-040

Telefone: +55 21 2242 1012

Visitação: até 21 de julho

Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 18h. Fechado aos domingos e feriados

Email: cmaho.cultura@gmail.com

Facebook: facebook.com/cma.heliooiticica

Instagram: instagram.com/cma.heliooiticica

Contato: faccaofeministacineclube@gmail.com baixadafilma@gmail.com