CAIXA Cultural Rio de Janeiro divulga atividades do programa educativo para junho

Pintor, muralista e desenhista, Candido Portinari conquistou reconhecimento internacional com sua arte retratando o cotidiano e as desigualdades do país. Em junho, o Programa Educativo Gente Arteira se inspira na exposição Portinari – A construção de uma obra – em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro até o dia 1º de julho de 2018 – para abordar o trabalho do artista em atividades gratuitas, com foco em diferentes públicos.

No dia 23 de junho (sábado), às 15h, as crianças terão a oportunidade de experimentar a arte de Portinari, em um formato totalmente adaptado a idades de 1 a 4 anos, na ação Pequena Gente Arteira – O menino de Brodowski. Dividida em três etapas, a atividade incentivará a experimentação e a imaginação através das cores, formas e texturas dos trabalhos do pintor paulista, terminando com um momento de pura prática.

No bate-papo Aspectos da arquitetura moderna brasileira, no dia 28 de junho (quinta-feira), às 18h, a ideia é partir da produção artística de Portinari e da inserção de suas obras em diferentes edifícios para explorar as características da arquitetura brasileira da primeira metade do século XX. O bate-papo é voltado para maiores e 16 anos.

Arte contemporânea em oficinas:

Inspirados pela exposição Terra em Chamas, do artista Vítor Mizael, o Gente Arteira convida estudantes e profissionais das artes, literaturas e áreas correlatas para uma Oficina de serigrafia nos dias 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), das 18h às 20h30. Os alunos serão apresentados às técnicas e procedimentos do uso do tecido como suporte para a produção de estampas e poderão elaborar um objeto artístico a partir do que foi aprendido.

Em três encontros temáticos, a oficina Comentários sobre a arte contemporânea (inspirada na exposição do TOZ) abordará diferentes linguagens artísticas incluindo a street art, a performance e a ilustração. Os encontros acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de junho (terça, quarta e quinta-feira), sempre das 18h às 20h30. A classificação indicativa é 16 anos.

 

Vanguarda russa:

O conceito “vanguarda russa” é usado para se referir aos movimentos artísticos e culturais que estiveram em voga na Rússia entre as décadas finais do séc. XIX e o início do séc. XX. Em uma oficina exclusiva, os frequentadores da CAIXA Cultural Rio de Janeiro poderão aprender mais sobre os artistas e obras tidos como fundamentais para a vanguarda russa, reconhecendo sua importância para o campo das artes. Serão três encontros, nos dias 13, 14 e 15 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), das 18h às 20h. A atividade é voltada para estudantes e profissionais de artes, literaturas e áreas correlatas maiores de 16 anos.

Atividades mensais:

O Programa Educativo também apresenta atividades que ocorrem mensalmente. Um exemplo de sucesso é a ação Em busca da obra de arte que, em junho, ocorre nos dias 9 e 30 (sábados), às 16h. Nela, crianças a partir de 5 anos são convidadas a interagir com as obras da CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a aprender mais sobre a história do espaço.

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais, por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos de 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h.

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

 

Programação:

Oficina de serigrafia

Datas: 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: das 18h às 20h30

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes, literaturas e áreas correlatas

 

Oficina Vanguardas Russas

Datas: 13, 14 e 15 de junho (quarta, quinta e sexta-feira)

Horário: das 18h às 20h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes, literaturas e áreas correlatas a partir dos 16 anos

 

Oficina Comentários sobre a arte contemporânea

Datas: 19, 20 e 21 de junho (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: das 18h às 20h30

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: 16 anos

Pequena Gente Arteira – O menino de Brodowski

Datas: 23 de junho (sábado)

Horário: 15h

Local: Foyer e Galeria 4

Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos

Bate-papo Aspectos da arquitetura moderna brasileira

Datas: 28 de junho (quinta-feira)

Horário: 18h

Local: Oficina 1

Classificação indicativa: 16 anos

Em busca da obra de arte:

Datas: dias 9 e 30 de junho (sábados), às 16h

Ações de galeria:

De terça a sexta-feira, de 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: Consultar programação

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br