Exposição “dorminhocos” na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove lançamento do catálogo da exposição Dorminhocos, no dia 7 de março de 2018 (quarta-feira), às 19h, com uma visita guiada e bate-papo aberto ao público com o curador, Raphael Fonseca, sobre questões levantadas pelas obras, principalmente nos aspectos econômico, social e urbanístico.

O catálogo Dorminhocos, editado pela curadoria e pela Tisara Arte Produções, contém todas as fotos da exposição. É a primeira vez que essas imagens de Pierre Verger são reunidas em um livro. Elas estão organizadas de modo cronológico e, consequentemente, pautadas nas diferentes regiões geográficas percorridas pelo fotógrafo, retratando o percurso de um artista-viajante.

A mostra Dorminhocos, em cartaz até 18 de março (domingo), apresenta uma série de 145 fotos produzidas pelo antropólogo e fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger nas décadas de 1930 a 1950, a grande maioria nunca exposta ao público. As imagens representam trabalhadores descansando em espaços públicos em diversos lugares do mundo, como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala e México. No Brasil, Verger fotografou os dorminhocos na Bahia, onde viveu por 50 anos, e também em Pernambuco e no Maranhão. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Serviço:

Exposição Dorminhocos – Lançamento do catálogo

Entrada franca

Data: 7 de março de 2018 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Visitação: até 18 de março, de terça a domingo, das 10h às 21h

Classificação indicativa: Livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência