“Um dia como os outros” no Sergio Porto

A comemoração de aniversário em família traz à tona mal entendidos, rancores e mágoas escondidos atrás de uma convivência aparentemente normal. Esse é o ponto de partida de “Um dia como os outros”, espetáculo que chega ao Espaço Cultural Municipal Sergio Porto em 10 de março, dirigido por Bianca Byington. No elenco estão Analu Prestes (melhor atriz coadjuvante pelo Prêmio APTR), Flavio Pardal, Leandro Castilho, Marcio Vito (revezado com Alexandre Dantas) e Silvia Buarque, além da própria Bianca (melhor atriz de comédia pelo Prêmio Arte Qualidade Brasil). A direção de produção é de Maria Siman.

Vencedor do Prêmio Molière francês em 1995 na categoria Melhor Texto do gênero Comédia, o espetáculo de Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri teve sua primeira montagem no Brasil há sete anos, como parte do projeto Duas Peças, apresentado em conjunto com “Cozinhas e dependências”, dos mesmos autores, no Teatro Poeira. Na ocasião, a peça foi aclamada pelo público e pela crítica, agraciada com os prêmios APTR de Melhor Atriz Coadjuvante para Analu Prestes; Arte Qualidade Brasil de Melhor Atriz de Comédia para Bianca Byington e Questão de Crítica de Melhor Elenco, além de indicação para o Shell de Melhor Cenografia.

“É uma peça muito especial, minha primeira direção, em 2011. Me envolvi diretamente em todas as etapas, da tradução à produção”, lembra Bianca Byington. “Poder reapresentá-la, mesmo que somente uma das peças do projeto e num esquema totalmente de guerrilha, iniciado na Casa Quintal de Artes Cênicas, está sendo muito gratificante. Nesta nova montagem, o foco está no trabalho dos atores e na força do texto, com poucos elementos cênicos que mantêm a essência da peça. Tenho um carinho especial pelo figurino original da Emília Duncan, que guardei com cuidado por todos estes anos”, completa a atriz, diretora e produtora, que este ano comemora 40 anos de carreira.

Um dia como os outros” é uma peça contemporânea que fala, de maneira leve, perspicaz e profundamente divertida, das relações humanas. A riqueza do texto torna as personagens irresistíveis e verdadeiramente humanas. Os autores são conhecidos na França, tanto no meio teatral, como no cinematográfico. Ambos são atores, roteiristas, cineastas, produtores e diretores de teatro. Suas obras têm merecido atenção em todo mundo.

 

SINOPSE:

“Um dia como os outros” é sobre uma família de classe média comum: a mãe, dois filhos casados – um bem sucedido, o outro nem tanto – e uma filha solteira e rebelde. Todos convivem há muito tempo dentro de um baú de mútuas concessões, mal entendidos, rancores, mágoas ocultas e de não ditos onipresentes. Bastará uma sexta-feira à noite em família para que uma simples comemoração do aniversário da esposa de um dos filhos fazer voar pelos ares essa frágil construção.

Ninguém sairá ileso deste desmoronamento, mas como sempre, de um lado haverá os que têm a coragem de se questionar e evoluir e, de outro, os “rígidos”, aqueles que recusam qualquer mudança, aprisionados na armadura de suas certezas. O tom é leve, o humor permeia a cena do início ao fim, provocando gargalhadas da plateia e também, reflexão sobre o drama familiar que está lá, subjacente.

DESTAQUES DA CRÍTICA TEATRAL

“Os diretores Bianca Byington e Leonardo Neto revelam cuidado em equalizar o humor com a expectativa das nossas plateias na recepção de comédias. A montagem se desenrola em trilhos fluentes, com apreciável artesanato cênico e escolha adequada do elenco que atua em integrada contracena num equilibrado coletivo interpretativo. Diverte sem apelos, e, efetivamente, nos faz rir.”

Macksen Luiz

“Tudo nesta montagem contribui para trazer o espectador para a cena. A começar pela precisa e criativa direção de Bianca Byington e Leonardo Netto. O presente espetáculo é uma prova inconteste da excelência dos profissionais que estão em cena, sendo literalmente impossível fazer qualquer reparo às suas brilhantes performances.”

Lionel Fischer

“Exemplo irretocável da dramaturgia chamada de ‘divertimento familiar’ que é fartamente produzida na França, que podemos classificar como da linha ‘A vida como ela é’… Divertimento leve e agradável. A direção de Bianca Byington e Leonardo Netto é eficiente e justa para o gênero.”

Barbara Heliodora

FICHA TÉCNICA

Autores: Agnés Jaoui e Jean-Pierre Bacri.

Direção: Bianca Byington e Leonardo Netto.

Direção de Produção: Maria Siman.

Elenco: Analu Prestes, Bianca Byington, Flávio Pardal, Leandro Castilho, Marcio Vito/Alexandre Dantas e Silvia Buarque.

Tradução: Angela Leite Lopes, Barbara Duvivier e Bianca Byington.

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros.

Figurino: Emília Duncan.

Trilha Sonora: Leonardo Netto.

Realização: Bianca Byington e Maria Siman

UM DIA COMO OS OUTROS

Temporada: de 10 de março a 02 de abril

Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto

Endereço:Rua Humaitá 163. Entrada pela Rua Visconde Silva s/n. Tel.: 2535 3846.

Apresentações: sexta, sábado e segunda, às 21h. Domingo, às 20h.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Capacidade: 120 lugares.

Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 75 minutos. Gênero: Comédia