“Os Superidosos” iniciam turnê em teatros do Estado

Criado em 2013, na Ilha do Governador, pelo diretor de teatro chileno Loferato, o projeto “Os Superidosos” chega aos cincos anos de existência com fôlego extra. Composto por pessoas acima de 60 anos que desejavam vivenciar novas experiências através da prática das artes cênicas, o grupo vinha se apresentando em palcos de abrigos e casas de repouso de idosos na Tijuca, Cachambi, Bangu e em escolas e associações na Ilha do Governador.

Da parceria inicial de clínicas da família, centros de saúdes, e dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centor de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura, o teatrólogo Loferato conseguiu, agora, o apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, do INEPAC e Funarj. Esse suporte vai permitir que o grupo mostre sua arte em equipamentos de excelência da rede estadual. A turnê começa nesta quarta-feira (21/02), no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, e depois segue para a Laura Alvim (27/02), o Arthur Azevedo (07/03), Mário Lago (14/04), Glaucio Gill (09/05) e João Caetano (22/08), sempre no horário das 17h.

Com textos de criação coletiva, os atores estendem o processo de reflexão feito pela equipe ao público, com debates ao final de cada apresentação a respeito da peça e de suas vidas, despertando na plateia sentimentos de bem-estar, pensamento crítico e tudo o mais que a arte é capaz de proporcionar. “Os Superidosos” é formado pelos atores: Daysi Câmara, Zelayda Rodrigues, Stela Maria da Silva, Argentina Faustino, Síria Gentil, Francisca Chagas, Maria da Silva Matheus, Mariléa Lopes, Maura Barros, Manoel Tamasceno, Damiana Maria Ramos e Aleida Batista.